A Bandeira Nacional, símbolo da Pátria, foi criada pelo Decreto nº. 4, de 19 de novembro de 1889, após a adoção do regime republicano no Brasil.

Não obstante a apresentação de projetos contendo mudanças radicais na antiga bandeira do Império – desenhada pelo francês Jean Baptiste Debret – foi aceita a proposta de Teixeira Mendes, chefe da Igreja Positivista do Brasil, que manteve as cores verde e amarela e ressaltou, ao justificar seu projeto, que com o novo símbolo permanecia tudo quanto o antigo (do Império) tinha de essencial – “Ela lembra, naturalmente, a fase do Brasil- Colônia nas cores azul e branco que matizam a esfera, ao mesmo tempo em que esta recorda o período do Brasil-Reino por trazer à memória a esfera armilar.

Desperta a lembrança da fé religiosa dos nossos antepassados e o descobrimento desta parte da América, não por meio de um sinal […] mas por meio de uma constelação, cuja imagem só pode fomentar a mais vasta fraternidade.”

Ficou, assim, a Bandeira representada por um losango amarelo em campo verde, tendo no meio a esfera azul-celeste, atravessada por uma zona branca em sentido oblíquo, descendo da esquerda para a direita com a legenda “Ordem e Progresso” inspirada no lema positivista: “o amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim.” Dentro da esfera está representado o céu da cidade do Rio de Janeiro, com a Constelação do Cruzeiro do Sul, correspondendo ao seu aspecto às 08h30 do dia 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República.

É em frente ao Pavilhão Nacional que todos que optam pela carreira militar e prometem solenemente honrar e defender à Pátria, com o sacrifício da própria vida.

A Bandeira Nacional é reverenciada diariamente no hasteamento, pela manhã às 8 horas, e no arriamento, ao pôr do sol, em cerimônia, com o sentimento de profundo respeito.

Ela representa, para os soldados e os marinheiros, o símbolo máximo da nacionalidade e o mais brilhante farol, que os encoraja a transpor grandes desafios e as mais variadas dificuldades, visando sempre aprimorar o continuado trabalho em prol da defesa e do desenvolvimento da Pátria.

A Cerimônia do Dia da Bandeira, prevista para o dia 19 de novembro, em todo Brasil, exalta o símbolo máximo da Pátria, e é o momento oportuno para renovar o compromisso assumido e a esperança de que o trabalho, o respeito e a dedicação se constituam na forma de contribuir para a construção de um futuro cada vez mais próspero para a Nação.

FOTO: Guilherme Wiltgen/ForTe

altura

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
claudio/Itajaí-sc
13 anos atrás

São 11h50 e no site da FAB e EB ñ tem nenhuma referencia sobre o dia da Bandeira.
A MB salvou o dia

Fox Bravo
Fox Bravo
13 anos atrás

Caro Wiltgen, muito bem lembrado, um dos maiores ou maior símbolo que representa a grandeza de país. Infelizmente muito pouco lembrado, ao quase sempre esquecido, aparecendo somente em eventos esportivos, como segundo plano. Nós brasileiros devia-mos sempre focar em nossos grandes símbolos nacionais, para podermos sempre estamos com nossos sentidos patrióticos em evidência, para tornar este grande país em grande nação. Assim como fazem as grandes nações do mundo.
Parabéns pela tópico.

Wiltgen
13 anos atrás

Fox Bravo,

Concordo plenamente!

Abraços,

RatusNatus
RatusNatus
13 anos atrás

Eu gostaria de saber o que o pessoal dos blogs militares acharia se resolvessem colocar o terceiro princípio do positivismo na bandeira.

Sagran Carvalho
Sagran Carvalho
13 anos atrás

Símbolo maior da Nação, tal maltratada e esquecida pela população que dela só lembra em época de Copa do Mundo.
Parabéns ao Blog pela lembrança!!!!!!!!

Soldier
Soldier
13 anos atrás

Nas escolas, se comemoravam o Dia da Bandeira. Hoje o que se vê é total desrespeito e desdém com tal data.

Não se tem mais EMC – Educação Moral e Cívica pois para os “democratas” pós 1985 ensinar estudantes que amar, respeitar e ter sentimento de patriotismo por seu país é coisa desnecessária e por muitos considerado um “entulho autoritário”.

Viva a nossa linda bandeira, símbolo máximo de nosso país…

Galileu
Galileu
13 anos atrás

Dificilmente eu defendo o povo, mas nesses casos cívicos e tal, eu defendo sim, como uma criança vai aprender a cultuar datas como essa, se a escola guarda a bandeira na gaveta, não tem nenhuma atividade, nada, pergunta para uma criança ou jovem, Qual a cor em que está escrito “Ordem e Progresso” na bandeira, os coitados não tem contato com ela, como vão saber…???

Executivo, legislativo e Judiciário é que são os culpados disso. Americano coloca a bandeira na frente de casa, aqui se fizer isso é crime.

MichelLinekerGM
MichelLinekerGM
13 anos atrás

RatusNatus disse:
19 de novembro de 2010 às 13:55

EU gostaria muito porque o que mais falta ao brasileiro é Amor…a Patria e ao proximo!

jr de carvalho
jr de carvalho
13 anos atrás

viva a bandeira do bandeira do brasil que não representa uma forma de governo mais um pais e que em suas cores básicas verde e amarelo esteve nos corações dos brasileiros antes mesmo da nossa independência,e ao seu criador base Jean Baptiste Debret

o verde a casa de Bragança da qual pertencia o imperador D.pedro 1 o amarelo a casa de Habsburgo da qual pertencia D. Leopoldina

viva a nação brasileira e seu povo

wjw
wjw
13 anos atrás

salve lindo pendão da esperança salve simbolo augusto da paz tua nobre presença e lembraça a grandeza da patria nos traz.

defourt
defourt
13 anos atrás

Nosso hinário é sem dúvida nenhuma um dos mais belos e poéticos do mundo, sem ufanismos. Hino à bandeira: I. Salve lindo pendão da esperança! Salve símbolo augusto da paz! Tua nobre presença à lembrança A grandeza da Pátria nos traz. II. Recebe o afeto que se encerra em nosso peito juvenil, Querido símbolo da terra, Da amada terra do Brasil! III. Em teu seio formoso retratas Este céu de puríssimo azul, A verdura sem par destas matas, E o esplendor do Cruzeiro do Sul. IV. Contemplando o teu vulto sagrado, Compreendemos o nosso dever, E o Brasil por seus… Read more »

defourt
defourt
13 anos atrás

Eu apenas diria que amar a bandeira ou jurá-la é antes de tudo amar o teu semelhante, teu conterrâneo, inicialmente da terra a qual se nasce. Os valores nacionais e de sociedade; FAMÍLIA.

Pois senão estaremos amando somente a um pedaço de pano coloridinho e sem valor…

Àquele abraço!

Hanoi
Hanoi
13 anos atrás

Fala galera! Fui infante paraquedista…apanhei, ralei, me machuquei, tive partes do corpo em ‘carne viva’, passei fome, etc, e nunca fraquejei! Ainda fui para outra força depois disso e passei por treinamento igualmente puxado mas nem assim ‘arreguei’! Mas devo confessar que as vezes que fiquei com olhos marejados foram, quando de serviço, participei do hasteamento ou arriamento da bandeira. Claro que excluindo as instruções com CN e CS…hahahahaha Quando era garoto, toda quarta tínhamos que entrar em forma e cantar o hino nacional e outro após que geralmente era o hino à bandeira. Meu sonho era ter uma bandeira… Read more »

Paulo
Paulo
13 anos atrás

Curiosidades sobre nossa bandeira: As estrelas integrantes da bandeira brasileira deveriam representar o céu do Rio de Janeiro na madrugada do dia 15 de novembro de 1889, porém o artista que a concebeu, Raimundo Teixeira Mendes, fez algumas alterações, para deixá-la “mais artística”. As cores verde a amarelo da bandeira vêm desde a independência. O verde representava a casa de Bragança, dinastia portuguesa desde 1640, da qual dom Pedro descendia. O amarelo representava a casa de Habsburgo-Lorena, família nobre da Áustria, à qual pertencia dona Maria Leopoldina, primeira esposa de dom Pedro. Entre as propostas de uma nova bandeira, após… Read more »

Robison
Robison
13 anos atrás

Enquanto isto aqui em Florianópolis, a bandeira nacional esta sendo exibida em frangalhos, (rasgada literalmente). A meses venho tentando chamar atenção do fato para a autoridades, e também através da CBN Floripa. Mas como os que moram aqui podem constatar, nada foi feito…

SABRE
SABRE
13 anos atrás

Curiosidade , aquela esquela solitária acima da faixa branca representa o Estado do Pará , que na época possuia terras acima da linha do equador (Amapá), já tentaram umas 300 vezes transformar na representação de Brasília mas não conseguiram!

Fabio ASC
Fabio ASC
13 anos atrás

Este mês, infelizmente, não pude ir ao Bandeirão.

Explicação: para aqueles que não sabem, Bandeirão é o nome popular da troca da Bandeira localizada na Praça dos Três Poderes em em Brasília. Ocorre todo Primeiro Domingo de cada mês, com desfile de tropas de cada uma das Forças além da PM e Bombeiros de Brasília. Cada mês é uma Força, claro.

Paulo
Paulo
13 anos atrás

Sabre

O Pará ainda possui terras acima da linha do Equador.

Abraços