Megaoperação contra criminosos no local demorou quatro horas. Polícia chegou ao topo da favela após ação com blindados da Marinha.

“A Vila Cruzeiro hoje pertence ao estado.” A frase foi dita pelo subchefe operacional da Polícia Civil do Rio, delegado Rodrigo Oliveira, quando descia da favela cerca de uma hora depois que policiais chegaram ao topo do morro, no início da noite desta quinta-feira (25). A ação de ocupação do local durou quatro horas.

“Existe uma rota de fuga para o Complexo do Alemão de difícil acesso, mas hoje a favela está dominada. Essa é a resposta que a sociedade precisava”, disse o subchefe, que indicou que a ação não terminará nesta quinta.

A operação da polícia é liderada pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope) e usa ao menos 350 homens (200 da Polícia Civil e 150 do Bope), com o apoio da Marinha, que cedeu nove blindados.

Desde domingo, o Rio vive uma onda de violência, com arrastões, veículos queimados e ataques a forças de segurança. Segundo o governo, é uma reação à política de Unidades de Polícia Pacificadora, as UPPs, na qual a polícia ocupa áreas antes dominadas por criminosos.

Em toda a região metropolitana, foram 30 os veículos incendiados somente nesta quinta. Pouco antes das 16h, a PM informou que prendeu durante o dia 11 suspeitos e apreendeu 3 galões de gasolina, 6 dinamites e 6 espoletas. Oito pessoas morreram.

AÇÃO NOTURNA – A operação na Vila Cruzeiro vai continuar durante a noite desta quinta, informou a Polícia Militar. De acordo com a PM, agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e 16º BPM (Olaria) terão que redobrar a atenção por causa da falta de luz solar.

ARTEFATOS – Uma explosão causou correria entre moradores do Largo da Penha, que dá acesso à Vila Cruzeiro. Segundo a polícia, o ojbeto estava numa das subidas da comunidade e estava ligado a um fio que corria ao longo de um quarteirão. Depois de retirado, ele foi detonado por homens do Esquadrão Antibombas. Durante a megaoperação, os policiais encontraram na Favela Vila Cruzeiro duas granadas, duas bombas, sacos de pólvora, pregos e pavios.

MAIS FERIDOS – Duas pessoas feridas nos confrontos na Vila Cruzeiro chegaram no Hospital Getúlio Vargas, na Penha, no subúrbio do Rio. Segundo a Secretaria estadual de Saúde, as vítimas são um adolescente, de 16 anos, e um jovem de 21. Seis pessoas ficaram feridas na Vila Cruzeiro nesta quinta.

MORADORES ASSUSTADOS – O cerco a criminosos na Vila Cruzeiro, na Penha, faz com que moradores e trabalhadores das proximidades do conjunto de favelas escolham não voltar para casa. Um grêmio recreativo virou abrigo. O servente José Pereira, de 33 anos, atingido no tornozelo, também está com medo: “Fico muito triste com essa situação. Meus filhos já não vão à escola há dois dias”. Alguns criminosos chegaram a colocar fogo em pneus.

LENÇÓIS BRANCOS – Os moradores do conjunto de favelas do Alemão estenderam lençóis e toalhas brancas, como um pedido de paz na comunidade, que é alvo de traficantes e facções criminosas. Muitos criminosos que estavam na Vila Cruzeiro fugiram para o Alemão.

CAVEIRÃO E BLINDADOS DANIFICADOS – A megaoperação na Vila Cruzeiro teve um caveirão com pneu furado e dois blindados da Marinha avariados, sendo que um já retornou à favela. O primeiro, atingido por tiros, saiu de combate mais cedo.

FONTE / FOTOS (com AP, TV Globo e Reuters): G1

Subscribe
Notify of
guest

52 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
M1
M1
13 anos atrás

Então quer dizer que se a polícia não deu conta, então devemos deixar os bandidos nas ruas? O Exército não está nem aí?

Como assim?

De onde sai o dinheiro do Exército?
Sou contra o Exército fazer trabalho de policial, mas nesse caso, estão pedindo ajuda e ele nega e a população que paga os seus impostos que paga o Exército, sofre!

Imagina, o Exército a instituição mais confiável do país. Você pede ajuda e eles dizem NÃO!

Graças a Deus temos a gloriosa MB!

MatheusTS
MatheusTS
13 anos atrás

Agora quero mais é que tudo morra (sinto muito mais essas é a verdade não gosto de mortes porem é o unico geito). Ter armamento pra tirar blindados de ação derrubar helicopteros, COLOCAR BOMBAS COM FIOS ação de guerra igual a do afeganistão e iraque daqui apoco até minas, existamativa de 650 vagabundos ARMADOS nas favelas…. Isso é uma to terrorista e deve ser tratado como um. Com blindados armamentos fortes e helicopteros armados. Sò tenho pena do povo que vive la deve ser uma guerra… E o ter um exercito que não defende seu povo é a pior coisa… Read more »

PedroH
PedroH
13 anos atrás

Alguem sabe como ou onde esses blindados foram danificados?

segundo o RJTV os blindandos não foram danicados pelos tiros dos bandidos, então pelo que foi?

Otávio
Otávio
13 anos atrás

Remédio imediato é este mesmo !

Agora ao meu ver existe duas soluções,uma que simpatizo e outra humanitária.

Primeiro seria uma ”limpeza” dessas favelas,algo que seria muito criticado,pois existem pessoas de muito bom coração (que pena).A outra seria o estado fazer papel do mesmo,investindo em escolas……etc,evitando a formação de periferias deste nível e assim gradualmente/consecutivamente diminuindo o trafico de drogas,pois acabar é impossível !

Mas não temos nem uma e nem outra,é esperar e ver como fica nosso país !

Brasil,país sem herói,sem orgulho,sem vontade…

Ricardo
Ricardo
13 anos atrás

M1, não é assim o exercito precisa de autorização dos governantes eles, nao podem chegar mandando bala nos outros, e o exercito do Rio de janeiro nao possui blindados somente tropas de elite que sao os paraquedistas e comandos, entao eles nao vao poder fazer nada até que recebam a autorização do gorverno.

Ricardo
Ricardo
13 anos atrás

Complementação aqui, com equipamentos o EB nao pode fazer nada.

bruno-CFN
bruno-CFN
13 anos atrás

parabens a policia carioca por essa VITORIA

Silver_lincy7021
Silver_lincy7021
13 anos atrás

Qto a dizer que o EB ,ao se manifestou é muito ingenuidade não?!?, eles estao a disposição do governo estadual. Apenas nao foi feita solicitação de apoio…

mironga_110
mironga_110
13 anos atrás

O helicóptero Huey II. Apelidado de “caveirão aéreo”, está em manutenção por isso ñ foi usado !!!!!!! Que pena , se tivesse no apoio teria mandado uns 50 lixos pro inferno !!!!!

tolito
tolito
13 anos atrás

So faltou os Mi-35 da FAB pra metralhar os vagabundos naquela estradinha

Vader
Vader
13 anos atrás

Vou repetir: Ouvi na CBN/FM por volta das 17:45, e agora acabou de passar no JN da Globo: O Comando Militar do Leste se colocou a toda disposição do Sr. Governador do Rio de Janeiro, e ofereceu todo o apoio da guarnição do Rio para as operações, inclusive a Brigada Paraquedista. Mas evidentemente que aguardava autorização do Ministério da Defesa para agir. Esse imbecil desse secretariozinho borra-botas não sabe o que está falando. Ou então está rolando uma politicagem da braba. Quem sabe se a Menina dos Olhos (MB) da PeTralhada não está sendo expressamente beneficiada, por algum motivo político… Read more »

Challenger
Challenger
13 anos atrás

Imaginem os MI-35 ali hein, que prato cheio seria,kkkkk. Não ia sobrar nada desses bostas.hahahaha.

M1
M1
13 anos atrás

Ricardo disse:
25 de novembro de 2010 às 18:59

e

Vader disse:
25 de novembro de 2010 às 19:46

Desculpa pelo meu comentário. A matéria “Secretário de Segurança do Rio critica Exército” não explicou o lado do Exército e por isso cometi um erro ao comentar sobre o Exército.

Desculpa pela minha equivocada indignação com o Exército.

Eric
Eric
13 anos atrás

vale ressaltar que o veículo não parou pro causa dos tiros, e sim devido a problemas mecânicos.

The_mal_voltou
The_mal_voltou
13 anos atrás

O EB se gaba por causa dos PQD, a tropa de pronto emprego do Brasil… mas cadê eles agora?!?!?!
Seria o par perfeito, FN e PQD unidos pelo rio[Sem trocadilho político por favor…]
iam resolver de uma vez por todas esse caso de tráfico de drogas, o no mínimo quebrar as 2 pernas e os 2 braços.

Gibbabr
Gibbabr
13 anos atrás

Kara o E.B. NÃO É POLICIA, NÃO TEM TREINAMENTO PRA SER POLICIA !!! Só quem serviu o exercito e FOI BEM ADESTRADO sabe que as forças armadas não possuem capacidade para assumir as funções da policia, exercito do mundo nenhum possui tal capacidade pois o soldado das forças armadas é treinado para o combate, pra defender o país em uma guerra, PRA MATAR E NÃO PRENDER KARAMBA !! é hipocrisia querer que soldados (a maioria entre 19, 20 e 26 anos) que receberam treinamento para lutar em combates de vida ou morte subam um morro pra prender vagabundo. Pensem bem,… Read more »

jakson almeida
jakson almeida
13 anos atrás

Deviam ter aproveitado a oportunidade e usado alguns SNIPER’S!

Eduardo Ferreira
Eduardo Ferreira
13 anos atrás

Parabéns à Marinha pela pronta resposta em apoio às forças policiais do Rio – A população sente-se mais segura observando os blindados na rua.

Que as forças políticas entendam que, após emprego da força, necessária num primeiro momento, deve haver ação do Governo/Estado para resgatar e dignificar as populações mais atingidas e vulneráveis
de forma a minimizar o flagelo das drogas e da criminalidade.

kobalski
kobalski
13 anos atrás

Challenger disse:
25 de novembro de 2010 às 20:04

Estava vendo as imagens ao vivo e pensando a mesma coisa

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin
13 anos atrás

Pergunta: O EB ainda tem alguma unidade Blindada no RJ(RCC, BIB, etc)? Não foram todas para o PR e RS?

Acho que é esse o motivo dos FN terem fornecido o equipamento e não o EB.

Andrade
Andrade
13 anos atrás

Por que não colocaram um AH sabre na trilha entre a Vila Cruzeiro e o Alemao, para eliminar de vez esses safados???

Ricardo_Mga
Ricardo_Mga
13 anos atrás

Caro Gibbabr concordo contigo, as FAs não são policia, mas em casos especiais, acredito que possam ajudar da forma como os FN ajudaram, cedendo equipamentos que permitam a policia entrar no morro, lembro que os unicos Fuzileiros que ajudaram na operação eram os que estavam “na direção” dos blindados e na operação de logistica para funcionamento dos mesmos, acredito que uns 3 helicopteros seriam de grande ajuda na operação de hoje tambem, mas acabada a operação as FAs devem voltar para os Quarteis.

RodrigoBR
RodrigoBR
13 anos atrás

Eu acho que o Exército só quer entrar se for para comandar todas as operações. Enquanto o governo do estado não quiser passar o comando para eles, não vão entrar com homens, talvez com blindado como a Marinha. A questão é porque os Fuzileiros? Eu acho que as FAs no Rio foram avisadas nessa noite passada ou madrugada e o exército, lamentavelmente, não estava preparado para pela manhã já entrar em operação. Os fuzileiros navais, como uma tropa profissional e pronto-emprego, estavam em condições de se mobilizar em poucas horas para esta manhã entrar em operação. Eu acho que se… Read more »

bruno-CFN
bruno-CFN
13 anos atrás

como eu ja disse em outro post .o exercito ofereceu apoio ….. 1500 homens do PQD ja mobilizados .(helis ”Panteras” ..e 2 Super Puma,TB FAZEM PARTE DO ”APOIO” ) . e equipados .. so esperando um ”pedido ” do gov do RJ …q por sua vez insiste em falar q a situaçao esta sob controle .. bom , estao dando moral a PM .. q por sua vez esta s fazendo um grande trabalho … .vamos esperar os fatos dessa madrugada

Gibbabr
Gibbabr
13 anos atrás

Bem lembrado Mikhail Aleksandrovitch Bakunin, e tmb esse negocio de “A marinha se oferecu pra ajudar e o EBnão se manifestou até agora” que procaria é essa? o EB tem que ficar pedindo pra ajudar? se o Estado do RJ precisa de apoio ele que deve pedir ajuda, não cabe ao comando do Exercito dizer quando as forças civis, mesmo que seja a PM, não dão conta do serviço sozinhas, mesmo por que ai seria se meter em assuntos alem da auçada dos comandos militares, QUE NÃO SÃO RESPONSAVEIS PELA SEGURANÇA PUBLICA!!! Acho que esse foi só um modo de… Read more »

speed
speed
13 anos atrás

Gibbabr se as cenas mostradas nos ultimos dias Ter armamento pra tirar blindados de ação derrubar helicopteros, nao e de guerrilha urbana?
e de que guerra mais de 600 bandidos armados o rio ja esta em guerra ja esta na hora de forças federais agir sim, ja passou do poder da policia que nao conceque acompanha o poder de fogo dos bandidos… forças armadas neles

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin
13 anos atrás

tolito disse:
25 de novembro de 2010 às 19:40

So faltou os Mi-35 da FAB pra metralhar os vagabundos naquela estradinha

Andrade disse:
25 de novembro de 2010 às 20:42

Por que não colocaram um AH sabre na trilha entre a Vila Cruzeiro e o Alemao, para eliminar de vez esses safados???

Seria porque eles estão em Roraima, longe pra kcta do RJ?

Gibbabr
Gibbabr
13 anos atrás

Ricardo_Mga eu acho que não apenas o EB + todas as forças armadas, como os FN estão fazendo, podem e devem seder logistica para essas operações sim, o que não concordo é o que muito analista politico defende, que é colocar a responsabilidade de combater o trafico nas costas das FA, em especifico o EB, pois não há treinamento especifco pra desempenhar essas funções, acho isso demagogia de quem não tem conhecimento do assunto e só vai por pensamentos pré-consebidos tendo por base o que as FA faziam, e faziam bem pelo que sei, na época em que comandavam o… Read more »

bruno-CFN
bruno-CFN
13 anos atrás

esclarecendo .. sendo a propria secretaria de segurança publica ,… as viaturas blindadas q foram empregadas ( tb ha blindados ”reservados” para o pronto uso .. tb peretencentes ao CFN incluo 4 piranhas e alguns urutus ) ..sao de fato suficientes pra atender a BOPE e a CORE … O EXERCITO tb ofereceu veiculos mais um efetivo total de 5 mil homens(incluo tanques ).. dados do proprio ”comando do leste” .(o exercito e sempre exagerado isso e o q preocupa a secretaria ).. ate pq a pop ja esta apavorada … e q faz o gov pensar em fazer uma… Read more »

Renato
Renato
13 anos atrás

Por que os policiais (e repórteres também) não usam capacetes?

MatheusTS
MatheusTS
13 anos atrás

Daqui apoco vai ter gente pedindo os Leopards os ASTROS os F-2000, A-12 e seus jatos e ja pediram o Sabre bando de loco isso seria um matança com a globo gravando tudo vocês acha que os blindados usaram suas metralhadoras e lança granadas?
Vo ti conta tem muita gente exagerada por aqui..
Ficam pensando que isso é uma guerra de proporção internacional pra usar tais coisas….
Nunca se esqueçam que ali existem civis e não apenas bandidos

Black Hawk
Black Hawk
13 anos atrás

tolito disse: 25 de novembro de 2010 às 19:40 So faltou os Mi-35 da FAB pra metralhar os vagabundos naquela estradinha Andrade disse: 25 de novembro de 2010 às 20:42 Por que não colocaram um AH sabre na trilha entre a Vila Cruzeiro e o Alemao, para eliminar de vez esses safados???” meu DEUS!!! o bicho ta pegando!! poxa e muita sacanagem os mi 35 nao estarem no RJ!!! se eles tivessem la concerteza tinha mandado uns 100 fdp pros infernos!!! o vontade de ter uns helis com canhoes de 20 mm por perto nessas horas!!! e porq o heli… Read more »

Black Hawk
Black Hawk
13 anos atrás

desculpa o erro o correto e
DA MOLE NAO,SE FOR HOSTIL,MATA!!!

Vader
Vader
13 anos atrás

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin disse: 25 de novembro de 2010 às 20:41 “Pergunta: O EB ainda tem alguma unidade Blindada no RJ(RCC, BIB, etc)? Não foram todas para o PR e RS?” Bakunin: A última Ordem de Batalha que eu tenho do EB dá conta que há, na Guarnição do Rio: – 15o Reg Cav Mecanizado (1a DE); – Reg Escola de Cavalaria (9a Bda Inf Mtz); – 11o, 2o, e 57o Bat Inf Mtz (9a Bda Inf Mtz); – 25o, 26o e 27o Bat Inf Pqdt (Bda Inf Pqdt); Ainda tem a 4a Bda Inf Mtz ali ao lado, subindo… Read more »

bruno-CFN
bruno-CFN
13 anos atrás

o M113 foi foindamental hoje ….o resultado mostra claramente isso .. n me importa a teoria de A B ou C .. fato e q onde o M113 chegou nenhum outro sequer pisou ..segundo um amigo ,, o M113 foi escolhido como ”ponta de lança ” da operaçao por suas dimensoes… mobilidade e numero de unidades disponiveis …. outra os veiculos sobre ”esteiras ” foram escolhidos por sua capaciade de girar sobre o proprio eixo (360) .. alguem aki especialista em blindados .. faço a pergunta … veiculos sobre ”rodas ” tem essa capacidade ??

bruno-CFN
bruno-CFN
13 anos atrás

errata…foindamental>>fundamental”

Freire
Freire
13 anos atrás

Vader e Gibbarbr,parabens é isso ai.se acionar o EB.vamos lá. mas avisem que vamos subir.pois a Petralha vai reclamar depois,direitos humanos para a bandidagem eles tem de sobra, rssss.

Brasil Acima de Tudo.

Vader
Vader
13 anos atrás

bruno-CFN disse:
25 de novembro de 2010 às 21:58

Bruno:

O M-113 NÃO TEM capacidade de pivoteamento (giro sobre o próprio eixo). Normalmente o que faz isso é um CC.

Em minha visão o M-113 foi usado hoje para transpor os obstáculos colocados pela marginália, por conta da esteira (que efetivamente passa por cima de tudo).

Digo isso porque ele nem tem blindagem lateral efetiva, nem tem grande capacidade de carga (carrega apenas um GC). E ainda não pode usar sua arma orgânica (Mtr Browning .50).

Sds.

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin
13 anos atrás

Depois das Rafaletes, das Gripetes, das Jobinetes, será que veremos as “Emecentoetrezetes”?

bruno-CFN
bruno-CFN
13 anos atrás

Vader.. muito obrigado pelo esclarecimento …de fato os M113 so transportavam os membros do BOPE ..n havia autorizaçao do uso do ”Mtr Browning .50” so em ultimo caso .. ”cerco” por exemplo ”

souzat19
souzat19
13 anos atrás

olha a marinha treinando para a UNIFIL.

renato
renato
13 anos atrás

o mi 35 com a 23 mm ia fazer bandidos em pedaços e eu ia adorar ver essa cena. Traga logo os sabre por favor, eu acho que a galera do blog tambem mim apoia

Celso Cruz
13 anos atrás

– 15o Reg Cav Mecanizado (1a DE)? atual 9ª brigada;
– Reg Escola de Cavalaria (9a Bda Inf Mtz)? atual 9ª brigada;
– 11o, 2o, e 57o Bat Inf Mtz (9a Bda Inf Mtz)? atual 9ª brigada;

Fonte: http://www.15rcmec.eb.mil.br/index.php?link=2

– 25o, 26o e 27o Bat Inf Pqdt (Bda Inf Pqdt)? situados na vila militar, portanto longe da vila cruzeiro caso sejam chamados;

Fonte: http://www.bdainfpqdt.eb.mil.br/om.php

Andrade
Andrade
13 anos atrás

Sim, eleesta em roraima, mas se estivesse de prontidao em 12 horas estaria aqui

Vader
Vader
13 anos atrás

Celso Cruz disse:
26 de novembro de 2010 às 0:53

Prezado Celso, desculpe minha ignorância, fui poucas vezes ao Rio e não conheço muito bem sua geografia, mas se a Vila Militar é em Deodoro, pelas minhas contas a Penha se situa a menos de 15km em linha reta.

Um soldado da Bda Pqdt marcha isso com o pé nas costas em 2 ou 3 horas.

Sds.

Deivid
Deivid
13 anos atrás

Ai senhor e agora! porque que o outro blindado saiu!!!,um foi por problemas mecanicos(suponho que seja esse a ter retornada a favela) e o outro!!!,
Comfio plenamente nas forças armadas e quero mais é que essa bandidagem morra gritando!!!!,não sei porque queos M113 foram proibidos de usar sua metralhadora!!!!
Ooooooo burrice do governo federal!!!

gibbabr
gibbabr
13 anos atrás

Kara como eu falei se é pros militares agirem tem que dar liberdade e carta branca pra fazer o que foram treinados pra fazer, acredito que foi acertado não liberar o uso da mtr dos M113 já que não é uma missao de combate e sim de transporte dos PM (pra quem eu tiro o chapéu pois os karas tem peito e coragem!) e todos sabemos o estrago que uma .50 faz e mnesmo um 7.62. Gostei do que um cara falou ontem: a policia não sobe o morro pra dar tiro, mas não atira na policia não p q… Read more »

RodrigoBR
RodrigoBR
13 anos atrás

Deivid,

A metralhadora .50 é muito poderosa, não pode ser usada numa operação como essa nas favelas, a não ser em último caso!

Muitos se esquecem que há uma população de pessoas de bem que vive nessas favelas e muitas estão em suas casas ainda. Usar uma arma como essa, que pode atingir barracos e mesmo atravessar as paredes de alguns com população dentro é uma irresponsabilidade. tanto é assim que no Haiti nosso militares preferiram usar a MAG(7.62mm) ao invés da .50 .

RodrigoBR
RodrigoBR
13 anos atrás

Sobre usar o Mi-35 SABRE nessa operação… A ÚNICA oportunidade que eu vi ontem em que ele poderia ter sido utilizado foi no momento da fuga em massa dos bandidos pelo alto do morro. Naquele momento poderia ter sido utilizada a metralhadora 23mm que é controlada por um joystick, pelo atirador. No alto do morro só havia descampado e estradas, não haveria efeito colateral sobre inocentes. De qualquer forma, só a presença do Mi-35 sobrevoando a favela já causaria um forte efeito psicológico sobre os delinquentes… Aquelas motos e pick-ups que subiam com bandidos poderiam ter sido facilmente destruídas a… Read more »