O Exército disse que está à disposição do Rio de Janeiro para ajudar no combate ao tráfico de drogas. Segundo o Ministério da Defesa, o governo fluminense não fez nenhum pedido formal de envio de tropas federais.

A afirmação é uma resposta a declarações do secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame. Em entrevista à CBN, ele classificou como histórica a ajuda da Marinha na operação realizada na Vila Cruzeiro, e se queixou de que o Exército não ofereceu apoio.

FONTE: CBN

Subscribe
Notify of
guest

60 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
RL
RL
13 anos atrás

Então enviem uns 50 mil homens fortemente armados e os helis Esquilo e SABRES. Veículos blindados, e exterminem logo essa raça.

RL
RL
13 anos atrás

E ainda tem a segunda fase.

Depois do Tráfico no Rio, tem que invadir o SENADO e exterminar tudo tb.
Pq um lado esta ligado ao outro.

Baschera
Baschera
13 anos atrás

Não quero e nem posso julgar….. mas só agora vem a nota de que “estão à disposição” ??

Pela entrevista do Secretário Beltrame à rádio CBN, reproduzida pela GloboNews, dava para se sentir a magoa do mesmo quando perguntaram sobre o EB, ao mesmo tempo que elogiava a MB/CFN.

Sds.

Gibbabr
Gibbabr
13 anos atrás

Kara o EB tá sempre a disposição pra ajudar + não pode sair se oferecendo pra ajir pois isso seria passar por cima da autoridade civil do estado, sem falar que seria o mesmo que dizer que as forças civis não tem capacidade para combater o trafico por sí sós. Estão falando dessa porcaria como se o EB nunca tivesse feito nada pelo RJ, bando de aml agradecidos!!!

Vader
13 anos atrás

Ótimo que o ForTe tenha reposto os pingos nos “I”s. Parabéns ao Nunão. Engraçada essa hummm, vamos colocar assim, hmmmm… “preferência”… da PoliTicalha asquerosa e seus aliados pela Marinha… uma coisa estranha mesmo… Pra FAB? Só passa moleque e “senta no colinho”. Pro EB? Só resto, a raspa do tacho e tapa na cara. E agora em público. Pra Marinha? Trocentos mil milhões e elogiozinhos dia sim, dia não… Sinistro. Muuuito sinistro. Será que quando eles tiverem a tão sonhada BA, para poder peitar “uzamericanu” no CS da ONU será a Marinha que irá tomar conta das armas? Será que… Read more »

Vader
13 anos atrás

Baschera disse:
25 de novembro de 2010 às 21:03

Ééééé Baschera… só que eu ouvi o “estamos-prontos” do Comando Militar do Leste ainda no finzinho da tarde… E olha que só ouvi rádio essa hora…

A história não é bem assim não parceiro, e esse SS do Rio de Janeiro está se demonstrando um belo de um truão… jogando o jogo dos chefes direitinho…

Pobre Rio de Janeiro.

bruno-CFN
bruno-CFN
13 anos atrás

esclarecendo .. sendo a propria secretaria de segurança publica ,… as viaturas blindadas q foram empregadas ( tb ha blindados ”reservados” para o pronto uso .. tb peretencentes ao CFN incluo 4 piranhas e alguns urutus ) ..sao de fato suficientes pra atender a BOPE e a CORE … O EXERCITO tb ofereceu veiculos mais um efetivo total de 5 mil homens(incluo tanques ).. dados do proprio ”comando do leste” .(o exercito e sempre exagerado isso e o q preocupa a secretaria ).. ate pq a pop ja esta apavorada … e q faz o gov pensar em fazer uma… Read more »

Baschera
Baschera
13 anos atrás

Vader,

A entrevista do secretário à CBN foi lá pelo meio da tarde de hoje.

Como eu disse no meu post anterior, não quero e nem posso julgar.

Sds.

sr.ricardo
sr.ricardo
13 anos atrás

Não quero tampar o sol com peneira, mas em termos de logistica era mais fácil enviar os blindados da marinha (ou melhor dos fuzileiros) para o Rio ? O EB tem alguma base de APC mais próxima da região ? Sinceramente não sei, eu estou literalmente perguntando.

Mas que seria muito interessante assistir os Sabres (AH-2) rasgando o céu do Rio dando uns diparos de 23mm e alguns mísseis guiados a laser (nós temos?) contra traficantes, isso seria !

Só não dá para querer que os Leopard invadam as favelas, aí já é demais !

Vader
13 anos atrás

Finalizando, muito estranho esse SS do Rio de Janeiro.

Bem sinistro ele sair “metendo a boca” no EB. Ele se dignou a pelo menos dar uma ligada pro Comandante Militar do Leste, para avisar que a coisa iria pegar fogo e pedir que a guarnição do Rio ficasse de prontidão?

Pediu pelo menos que as tropas do EB fizessem a segurança de algumas áreas mais pacíficas, para liberar o policiamento pra subir morro?

Não, primeiro ele joga a porcaria no ventilador.

Enfim, muito, muito estranho.

Podem ter certeza: onde tem PoliTicagem e fumaça, tem fogo…

Baschera
Baschera
13 anos atrás

Qualquer modo, tanto de um lado como do outro, só vão morrer “soldados”….os legítimos PMs e os recrutados pelos verejistas do pó.

E onde estão os chefões, os barões, os atacadistas das drogas e das armas, os tubarões do contrabando ???

Estes meus amigos…. ninguém viu …. ninguém vê.

Sds.

bruno-CFN
bruno-CFN
13 anos atrás

esse ”apoio” do exercito existe desde as 0h de ontem(quarta) … vcs ainda n entederam q n ha confrondo armado entre CFN e bandidos …. sao policiais (BOPE e CORE) em viaturas da marinha …
o q ja e o suficiente por enquanto …mais ja existe uma mobizaçao dos 3 forças (principalmente marinha e o exercito ) e so convocar
varios membros das forças (principalmente exercito ) .. estao se apresentando de forma voluntaria aos quarteis …

Galileu
Galileu
13 anos atrás

EB tem comando!! não joga o jogo do ParTido, como a MB joga…….

GABRIEL
GABRIEL
13 anos atrás

GARANTO QUE NÃO É SÓ O EXERCITO QUE QUER ENTRAR EM AÇÃO, AFINAL A CRIMINALIDADE CHEGOU A TAL PONTO QUE MEXE ATE COM NOSSO ORGULHO, ATE EU TO AFIM DE FAZER ONDA COM ESSES BANDIDOS, GARANTO QUE ALGUNS LEITORES SE PODESSEM FARIAM O MESMO

bruno-CFN
bruno-CFN
13 anos atrás

perdao pelos erros acima

bruno-CFN
bruno-CFN
13 anos atrás

o M113 foi fuindamental hoje ….o resultado mostra claramente isso .. n me importa a teoria de A B ou C .. fato e q onde o M113 chegou nenhum outro sequer pisou ..segundo um amigo ,, o M113 foi escolhido como ”ponta de lança ” da operaçao por suas dimensoes… mobilidade e numero de uniades disponiveis …. outra os veiculos sobre ”esteiras ” forma escolhidos por sua capaciade de girar sobre o proprio eixo (360) .. alguem aki especialista em blindados .. faço a pergunta … veiculos sobre ”rodas ” tem essa capacidade ??

guerratotal2010
guerratotal2010
13 anos atrás

O FATO DO EXERCITO NAO TER DADO O APOIO ESPERADO NAO SINALIZA QUE ELE NAO ESTEJA A DISPOSIÇÃO DO ESTADO POS O QUE EU VEJO E QUE FALTOU UM ESTUDO MAS DETALHADO DA OPERAÇÃO PARA EVITAR AQUILO QUE FOI O PONTO FRACO DO CERCO E INVASÃO A FUGA DE TANTOS CRIMINOSOS FORTEMENTES ARMADOS PELO ALTO DO MORRO ALI NA MATA DEVIA ESTA POSICIONADO UM GRUPAMENTO TATICO FORTEMENTE ARMADO DE PELO MENOS 50 HOMENS DO BOPE COM APOIO DE SOLDADOS COMO O FUZILEIROS E ARMAMENTO PESADO COMO PONTO 50 E ELICOPTEROS ARMADOS COM METRALHADORAS ELES IRIAM SE ENTREGAR NA MESMA HORA… Read more »

NASCIMENTO
NASCIMENTO
13 anos atrás

Sugestão para o Morro do Alemão: (sem avisar a impressa)… Militares (fuzileiros ou operações especiais) adentram pela Vila Cruzeiro e chegam até o topo do morro, cercando a área já consolidada(conquistada). Do outro lado (Bope e PC) invadem a favela e sobem o morro. O traficante de verdade morre ali mesmo, o covarde, no alto do morro.

jacubão (21 kg mais magro e papai de novo)
13 anos atrás

Realmente.
Deus existe.
Só a marinha viu isso, e o EB está um “pouco” atrasado, né????
Mas os clanfs da MB impõem um respeito que nenhum caverão da PM do Rio conseguira impor ao tráfico.
o mesmo respeito, pois os veículos do BOP não são de guerra como os blindados da Marinha, e os vagabundos sabem disso e eles têm “Mêdo das forças especiais do BRASIL.
Brasil acima de tudo.

jacubão (21 kg mais magro e papai de novo)
13 anos atrás

(……)

jacubão (21 kg mais magro e papai de novo)
13 anos atrás

Que arregacem o “câcer” da segurança pública do rio……

Vader
13 anos atrás

É Jacubão, só deixa a bandidagem descobrir a blindagenzinha mequetrefe que tem o M-113, que aí vc vai ver o bicho pegar… O tal caveirão deve ter uma blindagem muito melhor que a do M-113.

Vantagem do M-113? As esteiras: passam por cima de tudo. E a .50, que não pode ser usada em área urbana.

Já o MOWAG sim, é um senhor blindado.

O outro que foi do CFN eu não conheço, mas estranhei… vão boiar em cima do morro, rs? 🙂

Abs.

jacubão (21 kg mais magro e papai de novo)
13 anos atrás

O câncer de tudo isso, são os vagabundos

Celso Cruz
Celso Cruz
13 anos atrás

o quartel do CFN mais próximo dista uns 20 minutos da vila cruzeiro e penso ser este o principal motivo da “ajuda”. no mais, a PM não tem serviço de inteligência? porque não uns 150 militares naquela estrada de terra batida cortando a rota de fuga dos vagabundos? tá na hora de deixar de pensar e agir como se na década de 60/70… e chamem a PA (do BINFA-GL… lógico) :p

skyfire
skyfire
13 anos atrás

Pessoal, deem uma olhada no site do ministerio da defesa. O ministro Nelson Jobim baixou um decreto mobilizando tropas e equipamentos para o cerco aos traficantes no Rio. Leia a Diretriz Ministerial 14/2010, para as Forças Armadas, assinada na noite desta quinta-feira 925/11) pelo Ministro da Defesa, Nelson Jobim:

Brasília, 25 de novembro de 2010

Celso Cruz
Celso Cruz
13 anos atrás

blindagem do caveirão melhor que M-113? a do carro panzer I da 2ª guerra não seria mais resistente? :p

bruno-CFN
bruno-CFN
13 anos atrás

Celso Cruz a estrada em si fica praticamente no meio do complexo (penha cruzero e alemao ) n e atoa q e chamado de ”inferno verde ” .. n havia como mobizar um grande efeitivo de policias( teriam de ser aerotransportados) … e muito menos garantir a seguranças desses policiais ja q os ”vagas” teriam a opçao de confronto pelo frente (fuga ) e por traz … esse q viriam em auxilio dos bandidos em fuga
era muito perigoso

Latino
13 anos atrás

EU gostaria de parabenizar a secretaria de segurança pública do Rio de Janeiro e a marinha ,os blindados foram aplaudidos por onde passavam pela população ,

Não seria esse um caminho para tentar acabar com a bandidagem pms e forças armadas . eu aprovo parabens.

sds

GUSTAVO ROCHA
GUSTAVO ROCHA
13 anos atrás

bruno-CFN, meu caro, sou oficial do EB qualificado no emprego do M113B, pois bem: o ” girar sobre o próprio eixo, ou pivoteamento, não é executado pelo M113B e sim pelo Leopard e M60, já que tal movimento implica em lagartas girando em sentindo contrário simultaneamente. Quanto a capacidade dos sobre rodas, digo que são melhores sim para as açoes em ruas e vielas, fato que comprovamos no Haiti. BRASIL ACIMA DE TUDO.
OBS: PARABÉNS AO CFN PELAS AÇÕES, ESPERO EM BREVE VER OS COMAnf FAZENDO A DIFERENÇA POR LÁ JUNTO COM NOSSOS FEs

abraço

andeso
andeso
13 anos atrás

No final das contas o governo para variar (nesse caso o governo do RJ) somente armou um circo, com a vida dos outros(F.A. e P.M.) para ninguém dizer que nada está sendo feito. Mas começar a dar jeito nas coisas que é bom(MATAR aqueles lixos), nada. Se houvesse sido cercado aquele local e todo aquele lixo que fugiu tivesse sido fuzilado pelos militares, na tentativa de fuga. BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO! já mencionaram aqui e eu já ouvia isso a anos atrás de um parente que era policial aposentado(infelizmente já falecido). A começar pelo governo teriam chamado a operação… Read more »

bruno-CFN
bruno-CFN
13 anos atrás

com a Penha e a vila cruzero praticamente tomados .. pelas forças de segurança ..ou seja so sobrou o complexo do alemao .. os bandidos estao encurralados .. n ha escapatoria .. toda aquela area esta cercada …. muito provavelmente daki a 2 semanas sera realizada a operaçao ”final” … segundo a propria pm serao utilizados quase 4 mil homens .. dai s incluo o exercito (pode ser )… ja q segunda a inteligencia da PM .. estao la presentes quase (pode ser mais q isso )2000 bandidos fortemente armados e se preparando

GUSTAVO ROCHA
GUSTAVO ROCHA
13 anos atrás

pra encerrar, a blindagem do m113B é de Alumínio e resiste a projetis de 7,62mm. Já os projetis da Mtr pesada .50 é outra conversa….

bruno-CFN
bruno-CFN
13 anos atrás

GUSTAVO ROCHA muito obrigado pela sua explicaçao … mais ainda acho a decisao de empregar o M113 foi acertada

sr.ricardo
sr.ricardo
13 anos atrás

Acho que esse tipo de “apoio” é o que faz a grande massa da população civil dar valor e respeitar as Forças Armadas.
—————————————————————-
Certa vez, vi em uma exposição de minituras um Piranha e um Mi-24 pretos com o emblema do BOPE (iqual ao do filme).

Seria um presságio . . . . . ?

Celso Cruz
Celso Cruz
13 anos atrás

bruno-CFN? conheço razoavelmente aqueles bairros dali. não creio que militares fossem ficar isolados no meio do nada. é o que eu faria… isto é uma tática muito velha. que fizeram foi só “espantar” os bandidos deixando-os fugir. pque será, hein? :p

Freire
Freire
13 anos atrás

Amigos o Vader tá certo, a blindagem o M-113 é de duro aluminio se aquilo pegar fogo é um Deus nos acuda,o caveirão cheio de solda é melhor,aquilo é descartavel por isso a MB mandou aquela sucata que não aguenta 7,62 pois 0.50 corta o M-113 como faca na manteiga e incendeia tudo,para,quanto ao EB o mesmo não faz o jogo da Petralha e os PAULINHOS fazem,são os “Princepes” da MB,tenho dito.

Brasil Acima de Tudo.

Leandro RQ
Leandro RQ
13 anos atrás
Celso Cruz
Celso Cruz
13 anos atrás

2 semanas para fazer operação de varredura no complexo do alemão? porque esperar tanto? dar tempo para a bandidagem desaparecer como que por encanto? rss… :p

andeso
andeso
13 anos atrás

Pena que não dá para usar artilharia contra o local onde eles estão agora e estavam antes. Daí seria bem melhor, somente entrar no local para retirar os corpos. Queira Deus que as baixas das FAs e PMs sejam muitíssimo inferiores ás dos bandidos.

Celso Cruz
Celso Cruz
13 anos atrás

ali é uma área densamente povoada de civis… artilharia só se a intenção for outra.

Eduardo
Eduardo
13 anos atrás

agora acabou pra bandidagem, o EB vai entrar em ação:
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/11/ministerio-da-defesa-libera-envio-de-800-militares-ao-rj.html

BRASIL ACIMA DE TUDO!!!

kwhvelasco
kwhvelasco
13 anos atrás

celso, quer uma resposta? simples: foi de propósito. lamentavelmente o Estado do RJ precisava do aval da sociedade para que se fosse permitida a milicização do BOPE. O BOPE já tem amplo apoio popular; o BOPE ganhou uma sede nova e capaz de preparar uns -segundo colega meu – 2500 homens simultaneamente; Havia a necessidade de se usara violência para executar certas obras do ciclo Copa-2014-olimpíadas, e que estas vão exigir movimentação de populações de favelas; é impossível té onde me cabe o pensamento, instalar uma UPP em qualquer lugar do Alemão sem que se faça o uso de MUITA… Read more »

bruno-CFN
bruno-CFN
13 anos atrás

Celso Cruz a estrategia de tomada do complexo foi elaborada em menos de 10 h .. isso pq os veiculos da marinha estavam desponivies … foram empregados +- 700 policiais na acupaçao e cerco …. a principio o proprio trafico mandou o recado ”’e noixx” vamu resistir ate o fim” .. blz,,a pm se preparou pra enfrenta-los de frente … o q a principo ocorreu … o simples fato de n ter policias nequela localidade se deve a presença de efetivo .insuficiente e a falta do apoio aerio .era arriscado d + .. lebrando q o numero total de traficantes… Read more »

Marcel
Marcel
13 anos atrás

Assim, com fundamento no art. 7, I, do Decreto n. 3.897/2001, e nos limites solicitados pelo SENHOR GOVERNADOR   DETERMINO   1. Ao COMANDANTE DO EXÉRCITO que acione efetivo de “800 militares”, do COMANDO MILITAR DO LESTE (CML), para “serem utilizados na proteção de Perímetro de áreas conflagradas a serem tomadas pelas forças estaduais e pela Polícia Federal”, além do efetivo necessário para o apoio da tropa e sua defesa. Esse efetivo estará sob o comando do oficial designado pela autoridade militar competente e deverá operar em coordenação e articulação com as forças policiais estaduais e federais e com as… Read more »

Fernan
Fernan
13 anos atrás

Chama os ”Marines” e ponto final.

Guilherme Poggio
Reply to  Fernan
13 anos atrás

Fernan disse:

Chama os ”Marines” e ponto final.

Já chamaram. De onde você imagina que vieram os VBTT? Dos “nossos” Marines, os Fuzileiros Navais.

j. claro
j. claro
13 anos atrás

tem uma ferida aberta e acho que tem a ver com o caso
das glocks.

defourt
defourt
13 anos atrás

Baschera disse: 25 de novembro de 2010 às 21:26 “Qualquer modo, tanto de um lado como do outro, só vão morrer “soldados”….os legítimos PMs e os recrutados pelos verejistas do pó. E onde estão os chefões, os barões, os atacadistas das drogas e das armas, os tubarões do contrabando ??? Estes meus amigos…. ninguém viu …. ninguém vê.” Exatamente! Aí neste caso eu quero ver a CORAGEM e a RAÇA do “URSO” para tratar de igual modo a ONÇA… Esses carinhas são os gatinhos. O URSO acordou? Vai correr atrás da ONÇA com a mesma volúpia? Quero ver também na… Read more »

defourt
defourt
13 anos atrás

E que não reste dúvidas, já que os tempos são mediocres; um cuidado:

Peguei o comentário do Sr. Baschera por concordar com ele e EM NENHUM MOMENTO dirigi meus argumentos à pessoa dele. E eu não o conheço pessoalmente.
Felei tudo por argumentos de forma conceitual e genérica. Ufa! Espero que tenha sido entendido.

Ô tempos! 🙂
Ah! meus tempos de interpretação de textos.
Eu era bom aluno; por isso. 🙂

Paulo Cezar
13 anos atrás

VADER… Com certeza a FAB e o EB estão sendo prejudicados. E sabe por que ? Porque ficam de picuinha ideológica como a sua. Ao invés de apoiar o governo e trabalhar junto ficam fazendo reuniões na calada da noite e boicotando os projetos. É lógico que não são todos no EB e na FAB mas é um grupo que por questões ideológicas esta impedindo essas forças de receberem investimentos como os da Marinha. Investimentos aliás que ja estão em planejamento há muito tempo e não saem devido as “cag@das” que esses grupos vazaram para imprensa suja e revoltada com… Read more »

Paulo Cezar
13 anos atrás

bruno-CFN disse:
25 de novembro de 2010 às 22:49

Exatamente isso que eu disse ontem.

Tem que ser feito sem pressa, fechando o cerco e preservando vidas inocentes !