Ministro francês defendeu ritmo da operação e aponta que ação não durará meses

PARIS – A coalizão das potências ocidentais pode levar dias ou semanas para destruir as Forças Armadas de Muamar Kadafi, mas não meses, disse nesta quinta-feira, 22, o ministro de Relações Exteriores da França, Alain Juppe. Aviões de guerra da coalizão atacaram a Líbia pela quinta noite seguida nesta quinta-feira, mas ainda não conseguiram impedir que os tanques de Kadafi sigam bombardeando cidades controladas pelos rebeldes ou desalojar suas forças de um ponto estratégico no leste do país.

“A destruição da capacidade militar de Kadafi é uma questão de dias ou semanas, certamente não de meses”, disse Juppe a jornalistas.

Ele também defendeu o ritmo da operação, acrescentando: “Você não pode esperar que consigamos atingir nosso objetivo em apenas cinco dias.”

A França liderou a intervenção sancionada pela ONU visando interromper a contraofensiva de Kadafi contra as forças rebeldes, que querem o fim de seu regime autoritário de 41 anos.

Agora, Paris está pressionando, junto com Reino Unido, pela criação de um grupo de contato para discutir a governança política e a estratégia na missão, enquanto a Otan realiza a coordenação militar do dia-a-dia. O grupo seria composto dos principais países envolvidos na operação e outros, como as nações árabes que a apoiam.

Juppe disse que os líderes árabes precisam compreender que a onda de protestos na região mudaria as coisas para sempre e que os países, incluindo a Arábia Saudita, têm de considerar as aspirações do povo árabe.

“O processo que está ocorrendo no mundo árabe é irreversível. As aspirações do povo devem ser consideradas em todos os lugares, incluindo na Arábia Saudita”, afirmou.

FONTE: Estadão/Reuters

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Franz A. Neeracher
Editor
12 anos atrás

Um pouco de cultura inútil:

No mapa da Itália; Gaeta está totalmente num local errado…..

Rodrigo
Rodrigo
12 anos atrás

No ritmo da OTAN vão levar anos.

Edgar
Admin
12 anos atrás

No mapa: gostei dos 3 Raptors na zona de operações da aviação francesa…