A Índia, com nove por cento da quota global, encabeça a lista mundial dos países importadores de armas no relatório do SIPRI, o Instituto de Pesquisa para a Paz, que tem sede em Estocolmo. O mesmo estudo mostra que os Estados Unidos e a Rússia continuam a ser os maiores exportadores. Metade das armas que foram compradas em todo o mundo entre 2006 e 2010 veio de suas fábricas.

Trinta por cento das exportações de armas neste período eram de procedência americana, que vendeu para um total de 75 países ao redor do mundo, com seus principais clientes: Coréia do Sul, Austrália e Emirados Árabes Unidos. A Rússia, entretanto, ganhou 23% das vendas globais de armas e tem na Índia e China, que são os dois maiores importadores de armas no período de 2006 a 2010, como seus melhores clientes. Segundo o SIPRI, nos próximos anos, a Índia vai continuar a assumir esse papel de liderança, tendo em conta os seus objetivos de investimento de 50 bilhões de dólares nos próximos cinco anos na modernização das suas forças armadas.

Entre os principais projetos incluem a compra de 126 aviões de combate, a remodelação da frota de Mirage, a adição de 10 aeronaves C-17 Globemaster III, 600 helicópteros, seis submarinos de nova geração. Além disso, a Índia está negociando com a Rússia para criar um programa conjunto de  aviões de combate (Sukhoi-50 ou PAK-FA-T50) da quinta geração, da qual Nova Délhi, comprará entre 250 e 300 unidades. Para Siemon Wezeman, membro analista do SIPRI, as importações indianas têm sobretudo a ver “com a sua rivalidade com o Paquistão e a China e com as questões de segurança interna. A Índia exige (dos vendedores) transferência de tecnologia para desenvolver sua indústria bélica.” A Rússia fornece 82 por cento das armas importadas pela Índia. Reino Unido e Israel são os outros dois principais fornecedores de armas à China.

O volume total

O volume de vendas de armas em todo o mundo cresceu 24% em cinco anos, em comparação com o período anterior (2001-2005). As 100 maiores fabricantes de armas no mundo, exceto a China, em 2009, venderam armas no valor de Us$ 401 bilhões, as vendas combinadas das 100 empresas aumentou em 14,8 bilhões de dólares em 2009 em comparação a 2008, representando um crescimento de 8%.

Depois da Rússia, que tem dois terços de suas exportações para a Ásia com a China como um grande comprador, foi o terceiro maior exportador de armas da Alemanha no mundo, com 11% das vendas totais.  No período anterior foi de 7%. Sua posição foi reforçada pela venda de fragatas e submarinos.  Os principais mercados da Alemanha nesse período foram a Grécia, África do Sul e Turquia. A França reserva-se o quarto no ranking, com 7% do total, seguido pela Grã-Bretanha, que ocupa o quinto lugar com uma quota de mercado de 4%.

Na América Latina, o Chile foi o maior importador de armas durante esse período eo décimo primeiro maior importador de armas no mundo. Otro importante país importador en la región fue Venezuela. Outro grande país importador da região foi a Venezuela.

FONTE: Defensa.com

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments