BRASÍLIA – O presidente do Senado, José Sarney, defendeu, nesta sexta-feira, a revisão da Lei 10.826/2003, mais conhecida como Estatuto do Desarmamento, e a elaboração de lei mais rigorosa com “tolerância zero em relação às armas”.

– Acho que o Congresso deve examinar a lei do desarmamento, uma vez mais, e lutar pela proibição da venda de armas no Brasil. Quero dizer: tolerância zero em relação a armas – disse

O Estatuto do Desarmamento estabelece regras para a aquisição e o porte de armas. O projeto que lhe deu origem também previa a proibição do comércio de armas de fogo e munições no país, desde que esse ponto fosse aprovado pela população brasileira em um referendo. A consulta popular foi realizada em 2005 e a maioria da população votou contra a proibição.

Na ocasião, os eleitores foram convocados a responder à seguinte pergunta: “O comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no Brasil?”. O “não” obteve 63,94% dos votos válidos e o “sim”, 36,06%.

Caso a proibição fosse aprovada por maioria simples do eleitorado, ela restringiria a aquisição de armas e de munição às Forças Armadas, polícias estaduais e federal, guardas municipais, penitenciárias, guardas portuárias, empresas particulares de segurança e transporte de valores e entidades desportivas de tiro legalmente constituídas.

Na opinião de Sarney, no entanto, o episódio trágico ocorrido no Rio de Janeiro, mostra à população que a liberação do comércio de armas deve ser revista, uma vez que, em sua opinião, “a realidade hoje é inteiramente diferente” de quando foi elaborada a lei e realizado o referendo.

-Não é que desapareçam os fanáticos, os desequilibrados de qualquer espécie, mas, na realidade, nós temos a obrigação de tirar os instrumentos que eles podem utilizar nessas circunstâncias – salientou.

FONTE: Agência Estado

NOTA DO EDITOR: A equipe da Trilogia de Defesa manifesta seu pesar pelo trágico episódio ocorrido no Rio de Janeiro. As armas podem ser usadas para o mal e para o bem, como todas as coisas que o homem inventa. Há algum tempo no Japão, um homem enlouquecido matou várias pessoas na rua com uma faca.

É bom lembrar que um policial usou sua arma para interromper a matança do assassino na escola atacada no Rio. Por isso, é bom ficar de olho nos demagogos e oportunistas que aparecem nessas horas para dizer que o desarmamento da população é a solução desse tipo de problema, quando na verdade, a questão é outra.

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lobo
Lobo
12 anos atrás

Sarney chega em casa, e vê a mulher com o amante no sofá.Então em uma atitude inteligente………QUEIMA O SOFÁ……..

Nautilus
Nautilus
12 anos atrás

Que negócio é esse de revisar estatuto de desarmamento? E a vontade soberana do povo brasileiro, que em sua esmagadora maioria (Quase 64%) expressou seu voto favorável à continuidade da venda de armas aos cidadãos de bem? Se era para mudar de novo, para que foi feito o referendo popular?

Luis
Luis
12 anos atrás

Que o J. Sarney não vale o ar que respira todos nós já sabemos… Eles perderam no referendo e não desistem!

Lobo
Lobo
12 anos atrás

Não possuo armas, mas sou afavor do cidadão de bem ter, se assim quiser.Pois o criminoso a terá legal ou ilegalmente, senão não seria bandido,ora!!!
Ah! Não tenho porquê acho “fracas” as armas de porte civil…….pois os criminosos este sim tem “coisa” de primeira……

Marine
12 anos atrás

Fica esperto Brasil.

Esse pessoal pro-desarmamento nao se importa com a vontade popular, se pudessem fariam um novo referendo todo dia ate que a proposta deles passase. Nao importa se a constituicao garante, nao importa se o povo quer, a eles o que importa e que “eles” como sempre sabem o que e melhor pra nos.

Me pergunto, sera que o Sr. Sarney ficaria sem segurancas caso tal referendo fosse aprovado? Sera que ele caminharia tranquilo pelas ruas sem segurancas e desarmado?

A resposta todos nos ja sabemos e demonstra a hipocrisia dessa classe de gente.

Ivan
Ivan
12 anos atrás

Será que todas as armas que fazem a segurança das fazendas dos Sarney são legais?

Desarmar o cidadão honesto é fácil, pois este respeita as leis. Na verdade, o cidadão honesto já está desarmado.

O correto seria primeiro desarmar os bandidos, traficantes e esquadrões da morte.

Infelizmente estes não respeitam as leis…

Sds,
Ivan.

Wagner
Wagner
12 anos atrás

Sarney é um highlander, um sobrevivente. Já notaram que ele não envelhece ???

Ele está igual ao dia em que chegou a presidência !!

Ele na verdade é dos McLaud !! Seu verdadeiro nome é Sarney McLaud, do clâ Mclaud !!

ah ah ah !!

🙂

Rodrigo
Rodrigo
12 anos atrás

Marine disse: 9 de abril de 2011 às 1:01 O Brasil, está longe de ser uma democracia. Aqui as pessoas acham que vivemos em uma democracia plena porque podemos falar mal do Governo a vontade, temos liberdade de imprensa e eleições diretas. O Brasil ainda é em muitos aspectos uma ditadura leve.. Aqui os políticos não se importam com que foi decidido pelo povo e fazem pouco caso( muitos publicamente) do que diz a opinião pública. Aqui chegou-se na cúmulo de que políticos pegos em atos de corrupção não renunciam e riem junto com os humoristas que vão ao Congresso… Read more »

Mauricio R.
Mauricio R.
12 anos atrás

Basta ver que o Estadão, continua censurado, por obra e arte do filho do sr. Sarney, senador da Republica pelo Amapá…

Vader
12 anos atrás

Como diria Paulo Francis: “Ninguém vai enfiar uma estaca no coração do Sarney?” 🙂

Observador
Observador
12 anos atrás

Demagogo, oportunista asqueroso. Não vou falar mais o que acho deste sujeito, ou os editores me censuram. Sobre a sugestão idiota do “Marimbondos de Fogo”, cabe aplicar então o raciocínio em outras situações. Seguindo o genial maranhense, também está aí a solução para os acidentes de trânsito: basta proibir TODOS os veículos automotores. Ninguém mais morrerá no trânsito. Vamos todos andar à pé que é mais seguro. Também, pela mesma lógica, devemos proibir aviões e helicópteros. Assim ninguém mais morrerá em acidentes envolvendo estas máquinas. Quem tiver muita pressa em chegar, que vá à cavalo. Pensando bem, deveríamos proibir prédios,… Read more »

Observador
Observador
12 anos atrás

Agora falando sério. A cocaína também é proibida não? A coca não é plantada no Brasil. igualmente a pasta-base não é feita aqui. Na verdade, grande parte da droga já é contrabandeada pronta para o Brasil. O mesmo ocorrerá com as armas. Se o lobby da proibição passar, o que acontecerá é a transformação dos cartéis de drogas em cartéis de drogas E armas. Hoje até este pessoal traz armas, mas para os próprios traficantes, assaltantes de banco, etc. Gente que precisa de armamento pesado. “Três oitão” não vem pela fronteira. Uma coisa é vender um fuzil, outra coisa é… Read more »

Rodrigo
Rodrigo
12 anos atrás

Eles vão rezafer referendo, plesbiscito e o kct a sete até passar…

No último eu me matei na internet debatendo com anti-armas…

Agora apertei o botão do f…..

A luta tem que ser contra o nosso Governo e não contra a massa de manobra dele, que afinal são gente como nós só que não enxergaram a realidade dos fatos ainda.

Antonio M
Antonio M
12 anos atrás

E esses desgraçados ao invés de trabalhar pelas reformas de base, como a tributária/fiscal, trabalhista, penal etc insistem em fazer demagogia às custas de dinheiro público, pois quem banca todas a campanha na TV, as urnas é o governo e TRE com noso dinheiro!!!! A atual lei de porte de armas é boa, e deve ser rígida sim mas, por que não investem mais na segurança e na educação públicos para que possamos ter cidadão melhores? Por que não fiscalizam melhor as fronteiras para evita o contrabando de armas? Não, gostam é de politicagem rasteria mesmo, de olho nas próximas… Read more »