Mensagem da Presidente Dilma em comemoração ao Dia do Exército Brasileiro

3


Integrantes do Exército Brasileiro!

Na data de hoje, há 363 anos, travou-se em Pernambuco a Batalha de Guararapes. Naquele 19 de abril, em uma época em que o Brasil ainda não existia como nação independente, já existiam brasileiros. Homens e mulheres, brancos, negros e índios dispostos a arriscar suas próprias vidas contra o invasor estrangeiro, em defesa dos interesses da Pátria.

É muito apropriado, por esta razão, que o dia 19 de abril tenha sido escolhido como o Dia do Exército. O que aconteceu em Guararapes contribuiu para cimentar as bases da nossa nacionalidade.

A missão que teve início naquele dia de 1648 continuou a ser desenvolvida ao longo do tempo e se confunde, hoje, com a própria essência do Exército Brasileiro.

As tropas da Força Terrestre, em permanente prontidão, são a garantia indispensável da segurança do país. Um país de vocação pacífica e democrática, que valoriza o diálogo, a justiça, o respeito aos direitos humanos e que vem se consolidando como uma sociedade próspera e fraterna, que busca a igualdade de oportunidades para todos. Na verdade, uma das maiores democracias do mundo.

O Exército desempenha, nesse contexto, tarefas da maior importância. Os soldados brasileiros desenvolvem – em todo o território nacional e nas regiões mais remotas e isoladas do Brasil – ações de cunho social de valor inestimável: levando serviços de saúde a populações carentes, prestando socorro em situações de calamidade, apoiando os trabalhos da Justiça Eleitoral, participando de projetos de instalação de infraestrutura física ou, em caráter emergencial, garantindo a lei e a ordem.

Nosso Exército é respeitado dentro e fora do país. Reconhecido pelas conquistas de nossos pracinhas em solo europeu, durante a Segunda Guerra Mundial, e pela participação em missões de paz da Organização das Nações Unidas em todo o mundo.

No comando da Missão para a Estabilização do Haiti, por exemplo, o Exército Brasileiro vem dando mais um exemplo de responsabilidade, humanidade e honradez. Essa é uma extraordinária atividade de apoio e pacificação de uma nacionalidade que sofreu toda sorte de privações.

A sociedade brasileira tem plena confiança na eficiência dos integrantes da Força Terrestre. Os valores que lhes são inerentes – patriotismo, profissionalismo e dedicação – fazem dessa instituição uma fonte permanente de orgulho para o país.

Em nome de todos os brasileiros e brasileiras, a Presidenta da República tem a satisfação de prestar, na data de hoje, justa e sincera homenagem aos homens e mulheres que integram o Exército Brasileiro. Trabalhadores altivos e abnegados, nossos soldados cumprem a nobre missão de contribuir para o desenvolvimento do país e de zelar pela defesa da soberania nacional.

Parabéns, Exército Brasileiro!

Nota do Editor: Grifo nosso

Nota 2: Grande parte dos cidadãos brasileiros sabe da importância do Exército Brasileiro e das Forças Armadas para a defesa da Nação. Mas, para que os militares estejam capacitados a cumprir sua missão, são necessários investimentos que não podem mais ser protelados. Por isso, damos um voto de confiança ao discurso da Presidente Dilma e torcemos para que ela não se esqueça de nossos bravos homens, que lutam na paz para manter o Brasil soberano.

FOTO: Presidência da República / Roberto Stuckert Filho

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wagner
Wagner
13 anos atrás

Não que eu seja um Dilmista, mas ja ja vai aparecer algum direitista fanático aqui, crente de que é um cidadão norte americano, e vai falar meia duzia de asneiras sobre Os Petralha e blá blá blá e vai xingar a Dilma ate onde a inveja conseguir… Ate agora acho que ela está indo bem, quanto ao corte do orçamento, não, não tem verba para armas e ponto final. Pq ? pq ninguem exceto nós aqui ligamos para essas coisas !!! Tem carioca que nunca tinha visto o Minas Gerais !!! ” eu nao reparo nessas coisas” , me disse… Read more »

Ivan
Ivan
13 anos atrás

19 de abril de 1648. Nesta data, nos Montes Guararapes, ao sul do Recife e Olinda, onde bravos patriotas enfrentaram o invasor holandês, nasceu o Exército Brasileiro. Em que pese escritores de Portugal tomarem aquela vitória como de portugueses nascidos no Brasil, ela foi essencialmente de brasileiros, mais ainda, de brasileiros de todas as raças que constituem a impressionante mistura que forjou nossa nação, multicultural mas unida em torno de uma só bandeira. Se há dúvida sobre a essência brasileira, transcrevo aqui um texto do Exército onde apresenta a ordem de batalha da época: “O dispositivo das forças Patriotas comandadas… Read more »

Observador
Observador
13 anos atrás

Os políticos seguem “duplipensando” como no livro “1984”. Falam uma coisa, mas pensam outra, bem diferente. Puxar o saco das FAs não resolve. Estas precisam é de investimento. As FAs são a Geni das esquerdas. São boas de xingar, são boas de cuspir. Ou para criar comissões da “verdade”. Mas, como na música de Chico Buarque, se um dia surgir brilhante entre as nuvens, flutuante, um enorme zepelim, com seus dois mil canhões, toda a sociedade vai implorar para que a Maldita Geni faça seu sacrifício. … Caro Ivan: É, os holandeses tiveram uma experiência terrível nas “guerras brasilicas”. A… Read more »