Militares subalternos não podem mais fazer faxina para oficiais

10

Decisão da Justiça suspende portarias que permitiam o serviço doméstico

 

Rio – Militares subalternos das Forças Armadas não poderão mais fazer tarefas domésticas na casa de oficiais. A decisão é da 3ª Vara Federal de Santa Maria (RS) que vale para todo o País. A sentença da juíza Simone Barbisan Fortes deverá entrar em vigor em até 90 dias.

A decisão suspende duas portarias, do Exército e da Aeronáutica, que permitiam utilizar os chamados taifeiros, em atividades exclusivamente domésticas nas casas de oficiais. A iniciativa do processo partiu, no final do ano passado, dos ministérios públicos Militar e Federal. Mais de 600 subalternos nessas atividades. O custo chegaria a R$ 1 milhão por mês.

Podiam usar os serviços oficiais de quatro estrelas, como almirante de esquadra, general de Exército e tenente brigadeiro; de três estrelas: vice- almirante, general de divisão e major brigadeiro; e de duas estrelas: contra almirante, general de brigada e brigadeiro. O Ministério da Defesa informou que se manifestará quando for notificado da decisão judicial.

FONTE: Jornal O Dia

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marine
12 anos atrás

Parabens!!

Um absurdo instituicoes militares em pleno seculo XXI ainda utilizarem soldados como forma de “personal servitude”!!

Coisa de exercito de republica de banana mesmo!

Vader
12 anos atrás

De fato, nada mais justo.

Ozawa
Ozawa
12 anos atrás

É reflexo de nossa formação cultural e servil, incutida, arraigada, nas classes que detém algum poder nos diversos segmentos da sociedade. Infelizmente nossos oficiais-generais deram ao longo dos anos mais importância à manutenção de privilégios indecorosos e intervenções ditatoriais na vida política do país, do que a uma efetiva utilização das FFAA na defesa externa e projeção de poder da nação, é bem claro que com a participação de uma elite política civil, paisana, e por isso mesmo dissimulda na multidão, não ostensiva… Hoje temos essas FFAA falidas e pouco efetivas nas suas finalidades precípuas, meras guardas nacionais, quando muito…,… Read more »

Marine
12 anos atrás

Ozawa, Achei muito interessante seu comentario sobre as diferencas de tratamento, especialmente no campo. Sempre comentei aqui que uma das grandes diferencas das melhores instituicoes militares do mundo para o resto e o tratamento, respeito e confianca que os pracas recebem. Posso falar somente pelo USMC mas aqui para nos e regra que quanto mais alta sua patente mais atras na fila do rancho voce esta, ou seja oficiais sempre comem por ultimo e se por acaso a comida acabar eles ficam sem comer. Oficiais dormem no campo sobre as mesmas condicoes de seus homens e muitas vezes quem serve… Read more »

Ozawa
Ozawa
12 anos atrás

Marine,

Gratíssimo por seu comentário, ilustrou, sobremaneira e com ênfase na realidade de uma tropa que dispensa comentários, minha tese anterior.

Sinceramente, acho que isso que você demonstrou é o certo, para mim é tão lógico, e incute tal respeito e confiança na tropa por superiores, que acho impossível que estes não chamem voluntários para os acompanharem até “às portas do inferno” e não apareçam todos…

Vader
12 anos atrás

Em algumas coisas nossas forças ainda estão no começo do séc XX… falta de uma guerra de verdade…

Antonio M
Antonio M
12 anos atrás

Antes tarde do que nunca.

Mas contratarão serviços terceirizados para isso? Para quanto vai a conta? rsrsrsrsrsrs!!!!

Wagner
Wagner
12 anos atrás

Por causa dessas coisas é que certos cerimoniais das FFas me irritam tanto,

uma vez trouxeram um AMX do Rio Grande do Sul para sobrevoar minha cidade só pq havia uma transferencia de comando !!!

Poxa, para o piloto treinar não, não tem verba para decolar, mas para vir de lá até aqui para agradar ao superior, nossa, aí tem verba ??

Depois tem cara que não gosta quando eu critico a cadeia de comando de nossas FFas…

Augusto
Augusto
12 anos atrás

Olá, editores do Forte. Notícia relevante sobre o estado dos helicópteros russos da Venezuela, embora off-topic. Sugiro a criação de um post específico: http://www.noticias24.com/actualidad/noticia/266392/el-nuevo-herald-solo-13-de-los-52-helicopteros-del-ejercito-venezolano-puedes-ser-piloteados/

Wagner
Wagner
12 anos atrás

O problema não é Falha de equipamento russo, o problema É A INCOMPETENCIA dos venezuelanos.

Qualquer equipamento de qualquer país vai ficar inoperante, tal como nossos F 5 ficam, sem a devida manutenção.