O primeiro-ministro britânico, David Cameron, iniciou nesta segunda-feira uma visita surpresa ao Afeganistão, que coincidiu com o desparecimento de um soldado britânico no sul do país e o obrigou a modificar parte de sua programação.

Cameron, que chegou nesta segunda-feira a Camp Bastion, a principal base britânica e americana da província meridional de Helmand, segundo um jornalista da AFP, anulou um deslocamento em Lashkar Gah, capital da província, para que os helicópteros se concentrem nas operações de busca do soldado.

“O exército deve concentrar-se na necessidade mais importante de todas, que é ajudar a encontrar essa pessoa antes de se ocupar de deslocamentos”, declarou Cameron aos jornalistas, depois de chegar a Camp Bastion em uma aeronave da Royal Air Force. O primeiro-ministro britânico confirmou nesta segunda-feira, como indicaram recentemente jornalistas britânicos, que depois da retirada decidida pelos Estados Unidos, reduzirá o contingente britânico no Afeganistão, que conta atualmente com cerca de 9.500 homens.

Não informou a amplitude exata dessa nova retirada, e apenas mencionou um “número relativamente baixo” de soldados, e completou que falaria a esse respeito na quarta-feira diante do Parlamento.

Soldado britânico desaparecido no Afeganistão é encontrado morto

O soldado britânico que tinha desaparecido no sul do Afeganistão foi encontrado morto e seu corpo estava cheio de balas, informou nesta segunda-feira o Ministério da Defesa em Londres. O militar, cuja identidade não foi divulgada, tinha desaparecido na manhã desta segunda-feira na província de Helmand, no sul afegão, onde os militares britânicos mantêm sua base.

Uma fonte policial informou que o soldado foi encontrado “após uma extensa busca” por uma patrulha que o encontrou ferido por disparos, mas não precisou “a causa exata de sua morte”. Esta fonte oficial afirmou também que “as circunstâncias que rodeiam o desaparecimento e a morte do soldado estão sendo investigadas”. Desde que se informou sobre seu desaparecimento, um grande dispositivo de busca foi mobilizado para encontrá-lo.

A fonte acrescentou que a família do soldado já foi informada sobre sua morte. Segundo a “BBC”, aparentemente o soldado saiu da base na manhã desta segunda-feira, algo considerado “bastante raro”. Por sua vez, um combatente talibã informou à emissora que os insurgentes capturaram um soldado estrangeiro e que, após um combate, o mataram, mas a “BBC” especificou que os talibãs às vezes fazem afirmações exageradas. O Reino Unido tem cerca de 9 mil militares mobilizados no Afeganistão.

FONTE/FOTO: AFP e EFE

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments