O processo de Transformação do Exército tem sua origem no diagnóstico de que o Exército Brasileiro não dispõe de capacidades compatíveis com a rápida evolução da estatura político estratégica do Brasil, que caminha, rapidamente, para ocupar a condição de potência mundial. Percebeu-se que a modernização da Força Terrestre era incipiente e que a atual conjuntura demandava um processo bem mais amplo de mudança: a Transformação.

Trata-se, portanto, de um processo que pretende conduzir o Exército ao patamar de força armada de país desenvolvido e ator mundial, capaz de se fazer presente, com a prontidão necessária, em qualquer ponto da área de interesse estratégico do Brasil.

A partir da percepção da necessidade de se transformar o Exército Brasileiro da Era Industrial para a Era do Conhecimento, fez-se mister um planejamento que determinasse um conjunto de ações estratégicas que conduziram esta Transformação – um Projeto de Força (PROFORÇA). Coerente com esta premissa, o PROFORÇA estabelecerá as bases para a Transformação do Exército Brasileiro, constituindo-se no seu principal projeto integrador.

O PROFORÇA apresentará a concepção do Exército Brasileiro para os marcos temporais de 2015, 2022 e 2030, orientando o processo de Transformação.

O ano de 2010 marcou o início da Transformação do Exército. O trabalho está orientado para a elaboração de um diagnóstico e na preparação para a implantação da Transformação. Os 7 (sete) vetores de transformação selecionados – Doutrina, Logística, Preparo & Emprego, Educação & Cultura, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Corrente & Estratégica e de Ciência & Tecnologia – orientados pelo PROFORÇA, apresentarão as propostas decorrentes que permitam a experimentação e implantação, a partir de 2012, do Processo de Transformação do Exército Brasileiro.

Saiba mais sobre a Transformação do Exército em:

  • Manual de Transformação – 2ª edição – Clique aqui para baixao os documentos em formato PDF, nas versõesportuguêsespanhol.
  • Portaria Nº 075-EME, 10 de junho de 2010, que aprova a Diretriz para Implantação do Processo de Transformação do Exército Brasileiro.

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader
12 anos atrás

Porque uma versão em espanhol do manual? É para nossos vizinhos saberem com mais facilidade se preparar para nos enfrentar?

Wagner
Wagner
12 anos atrás

É para o Chavez ! Ou para o vice dele…, o mini-Chavez !!

kkkkkkkkkkkkkkk !!

Ozawa
Ozawa
12 anos atrás

Mais um calhamaço de planos e perspectivas, devidamente limitados pelas condicionais conjunturais… PROFORÇA, nome pomposo…, mais um calhamaço de papéis para se juntar ao seu par naval, o PAEMB, no fundo da gaveta de algum burocrata civil ou militar, para ser esquecido com as recorrentes escusas…

Brasil, planejamos como nunca, inexecutamos como sempre…

Observador
Observador
12 anos atrás

Já citei a frase abaixo antes, mas cada vez que vejo um plano destes, eu não resisto:

“Os melhores planos de ratos e homens costumam dar errado.” – Robert Burns.

Mauricio R.
Mauricio R.
12 anos atrás

OFF TOPIC… …mas nem tanto!!! Na falta de um tópico melhaor, vai este mesmo. Da série: A pindaíba argentina, sempre pode nos ensinar algo!!! Para nos lembrarmos, qndo a Thales disser que irá fabricar algum dos seus radares, aqui no Brasil. Ou então p/ aqueles que pensam que o Saber M-60, é a última bolacha do pacote. “Para o programa RPA (Radar Primario Argentino), estão em andamento vários Modelos de Evaluación Tecnológica (MET), alguns já certificados e outros em processo de certificação, objetivando chegar ao RPO (Radar Primário Operativo). O programa é impulsionado pela Fuerza Aérea Argentina. os serviços foram… Read more »