Lula sai em defesa de ministro e tenta convencer Dilma a não demitir Jobim

6

Por Jorge Bastos Moreno – BRASÍLIA – A presidente Dilma Rousseff ainda não engoliu a recente declaração do ministro da Defesa , Nelson Jobim, e estava inclinada a demiti-lo. Esta semana, Jobim deu entrevista assumindo publicamente ter votado, nas eleições presidenciais do ano passado, no adversário da petista, o tucano José Serra. Alguns ministros e até o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tentam demover a presidente da ideia.

Nesta sexta-feira à noite, Dilma e Lula jantariam em Brasília. O assunto indigesto seria levado para a mesa. Neste sábado, a presidente terá uma conversa particular com Jobim no Rio, depois da solenidade de sorteio das chaves para a Copa de 2014.

Em evento no Rio nesta sexta-feira, Lula saiu em defesa de Jobim e tentou minimizar o assunto.

– Nunca me preocupei em perguntar aos meus amigos em quem votam. Voto é uma coisa sagrada, é secreto, e cada pessoa vota em quem quer. Jobim não foi convidado para o meu governo por causa do voto dele. Foi convidado para o meu governo pelo que poderia fazer no Ministério da Defesa. Um homem da qualidade do Jobim, da competência do Jobim, é o único que vi em condições de construir um Ministério da Defesa, de aprovar o plano estratégico da Defesa, e acho que isso foi feito – disse Lula.

Isso eu não admito

– Está cheio de gente que votou no Serra e gosta de mim hoje. Pode ter gente que votou em mim e gosta do Serra… A gente não pode fazer política achando que quem não votou na gente é pior do que quem votou.

Novas declarações de Jobim podem determinar sua saída

Na segunda-feira, o ministro da Defesa participa de um programa de entrevista na TV. Um auxiliar de Dilma admitiu que ela estava muito irritada e que novas declarações de Jobim sobre o tema podem levar a presidente a tornar oficial o que era ainda apenas um desejo.

Esta semana, em entrevista para o site da “Folha de S. Paulo”, Jobim admitiu que não votou em Dilma nem participou de sua campanha. Ficou afastado. Disse que, numa reunião da coordenação política, ainda no governo Lula, tocou no assunto. Alegou que não poderia gravar mensagem de apoio à candidatura de Dilma por ser amigo de Serra. Por ser ministro do governo petista, também estava impedido de fazer campanha para o tucano. Lula, segundo Jobim, teria concordado em não o envolver na campanha presidencial.

Os petistas não gostaram. O secretário de comunicação do partido, André Vargas (PR), vem criticando Jobim no Twitter. Outros fizeram coro.

Dilma acha que Jobim está reiteradamente desafiando a sua autoridade de presidente.

– E isso eu não admito – teria dito ela.

Oficialmente, o Planalto sustenta que a saída de Jobim não está em discussão. O vice-presidente Michel Temer também diz que não é caso para tanto. Segundo um amigo, Dilma poderá superar o episódio se Jobim tiver a modéstia de procurá-la para pedir desculpas.

– Ela pode se derreter. A raiva dela passa logo – comentou esse amigo.

Fonte: O Globo

 

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marine
12 anos atrás

Nao sou fa do Jobim, mas o cidadao tem direito de votar em quem quiser!

Me impressiona como a politica no nosso pais e toda levada na coxas, nao existe respeito a logica ou a direitos. Tudo e birra pessoal, orgulho ou esqueminhas.

Parece ate politica conectada a relacoes tribais! Nao e a toa que estamos aonde estamos…

Luiz Padilha
12 anos atrás

Marine, o que não entendi foi o porque dele declarar o voto agora. Ele não precisava dizer.
Ele não faz declarações sem segundas intenções.
Pode ter certeza de que ele tem um objetivo.
Só não sei qual.

rsbacchi
rsbacchi
12 anos atrás

Eu acho que o Jobim sofre do complexo de “macho”.

Ele adora demonstrar isto.

Lembra muito o Scolari, Dunga etc.

Bacchi

Almeida
Almeida
12 anos atrás

Primeiro, alguém avise o Lula que o mandato dele acabou já faz oito meses. Segundo, o problema não foi o Jobim ter votado no Serra, mas as afrontas constantes que ele faz a Dilma. Já não é a primeira vez. Vejam bem: “Dilma acha que Jobim está reiteradamente desafiando a sua autoridade de presidente. – E isso eu não admito – teria dito ela.” Me parece que ele está pedindo pra sair, já faz tempo. Afinal, o voto é secreto e ele pode votar em quem quiser, mas não é ético sair por aí falando na imprensa em quem, pessoalmente,… Read more »

Almeida
Almeida
12 anos atrás

Eu acho, particularmente, que ele ficou com raiva pela Dilma ter cancelado seus planos de se aposentar com a poupança cheia de euros vindos da França…

Vader
12 anos atrás

Pede pra sair Jobim, seu fanfarrão! General-Genérico dos infernos!

Quanto à Mulla, falar o quê? Ele se arroga o direito de falar o que quiser de sua súcuba…