Regime líbio está em colapso, segundo porta-voz da OTAN

5

O regime de Muammar Kadhafi pode entrar em “colapso”, neste domingo (21) face à ofensiva rebelde sobre Tripoli, de acordo com Oana Lungescu, uma das porta-vozes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). “O que estamos prestes a assistir esta noite é o colapso do regime”, disse ela à agência France Presse. “Kadhafi já percebeu que não tem qualquer hipótese de vencer”, acrescentando que o regime líbio “está claramente no seu último estertor”.

Oana Lungescu destacou as mais recentes deserções no seio do regime. “As pessoas estão fazendo as malas. Três pessoas importantes desertaram nos últimos dias e o território controlado por Kadhafi diminui a olhos vistos”. Mais de 4 mil alvos militares foram danificados ou destruídos desde abril na Líbia, salientou ela, sem entrar em detalhes.

FONTE/FOTO: DCI/EPA

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ivan
Ivan
12 anos atrás

Tudo indica que se encerra o regime tirânico de Muammar Kadhafi, após 4 (quatro) décadas. Mas, e agora? A Líbia é uma das muitas nações artificiais que não representam um só povo, mas uma divisão colonial traçada por europeus em um passado não muito distante. O velho coronel, raposa matreira travestido de louco beduino, soube usar e alimentar esta divisão como instrumento de dominação… “Dividir Para Conquistar” era uma máxima da Roma antiga, que Kadhafi usou sem pudor. Agora os divididos, de diversas tribos e representando diversos interesses, se unem em um objetivo comum: derrubar o déspota de Trípoli. E… Read more »

erabreu
erabreu
12 anos atrás

Será que a ratazana ainda consegue fugir?
O outro “democrata” sulamericano está oferecendo abrigo.

Observador
Observador
12 anos atrás

Caro Ivan:

Penso a mesma coisa. Por enquanto os líbios vivem uma lua-de-mel; todos cantam e festejam juntos, agitando a antiga bandeira do país (até nisto o Kadafi mexeu, instituindo uma bandeira monocromática).

O fato que durante meses houve duas Líbias e dois governos, uma a Leste e outra a Oeste.

Paasdo o período de festa, quando colocarem as mãos na receita do petróleo, vamos ver como será a distribuição entre as regiões do país.

Aí sim, vamos ver se a Líbia terá chance de continuar uma só. Ou se haverá nova guerra civil.

Vader
12 anos atrás

Kadhafi sacifufu, hihihihihihi…

Conheço um montão de gente (?) que deve estar tristinho, hihihihihihi… 🙂

Inclusive um certo “amigo e irmão” dele, hihihihihi… 🙂

Wilson
Wilson
12 anos atrás

Ivan disse:
21 de agosto de 2011 às 21:13

Ivan, engraçado citares a colonização européia, pois a história parece se repetir e a pilhagem da Líbia pós-Kadhafi já começou: http://t.co/JlKRJLg

=====================

erabreu disse:
21 de agosto de 2011 às 23:00

Ele também pode pedir abrigo ao amigo (e democrata) Berlusconi.

=====================

Por mim, espero que esse imbecil seja preso, julgado e preso para sempre.