Forças pró-Gaddafi lançam mísseis Scud contra rebeldes

0

Forças leais ao ditador líbio, Muammar Gaddafi, lançaram na noite desta terça-feira vários mísseis Scud de Sirte, cidade natal do ditador e que ainda permanece sob controle do governo, em direção a Misrata, controlada pela oposição. As informações são da agência AFP e também foram divulgadas pelas redes BBC e Al-Jazeera.

O Scud tem um alcance de mais de 350 quilômetros e poderia atingir postos rebeldes de outras cidades.

“Mísseis Scud foram lançados de Sirte em direção à Misrata. Ouvimos altas explosões”, afirmou o centro de mídia do conselho militar de Misrata.

Segundo a rede Al-Arabya, forças leais a Gaddafi também estão atacando a cidade de Ajelat, a oeste de Trípoli, com mísseis e tanques. Testemunhas relatam que uma dúzia de mísseis Grad foram lançados da capital líbia.

Esta é a terceira vez em uma semana que as forças leais a Gaddafi utilizam mísseis Scud para se defender dos ataques das forças insurgentes a partir de Sirte. O primeiro não destruiu o alvo, e o segundo, interceptado pela Otan, foi destruído no ar.

Gaddafi se pronuncia

Em um pronunciamento transmitido por uma rádio local da Líbia, o ditador Muammar Gaddafi declarou “morte ou vitória” contra os rebeldes que ocuparam Trípoli, o que chamou de “agressão”, e disse que a retirada de seus soldados do complexo na capital foi “estratégica”. Foi a primeira declaração do ditador desde a ocupação de Trípoli pelos rebeldes.

Na mensagem, o líder disse que está resistindo aos ataques dos rebeldes. “Nós estamos resistindo com toda a nossa força… vamos vencer ou nos tornar mártires, como Deus quiser”, declarou o ditador.

Segundo Gaddafi, o complexo de Bab al-Aziziya foi derrubado por “64 ataques da Otan”.

Não há confirmação se o pronunciamento foi ao vivo ou gravado, nem mesmo se ele foi feito de Trípoli, já que o paradeiro de Gaddafi, assim como o de seus filhos, é desconhecido.

FONTE: UOL com agências internacionais

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments