Gaddafi convoca líbios para a luta armada contra os ‘ratos’

Um novo áudio do ditador líbio, Muammar Gaddafi, foi veiculado pelo canal de TV Al Orouba nesta quinta-feira. Na mensagem, ele convoca as pessoas a saírem às ruas para lutar contra os “ratos” que trouxeram desgraça para o país. Dessa vez, ele pede aos líbios que tragam mulheres e crianças para “purificar Trípoli”.

A veiculação do áudio chega no momento em que rebeldes cercam um prédio próximo ao antigo complexo militar de Muammar Gaddafi e dizem acreditar que o ditador esteja escondido em um dos apartamentos com seus filhos. As informações são das emissoras de TV CNN e Al Jazeera e da agência Reuters.

Os rebeldes líbios tentam nesta quinta-feira assumir o controle dos últimos bolsões de resistência em Trípoli e se aproximar de Sirte, a cidade natal e reduto do ditador Muammar Gaddafi.

As forças opositoras ao regime entraram em confronto hoje com soldados leais a Gaddafi quando tentavam aumentar a pressão sobre o último importante bastião das forças dele ao longo da costa do Mediterrâneo, disse um porta-voz dos insurgentes. Os rebeldes se aproximam de Sirte e esperam negociar a rendição dos que apoiam o ditador.

As forças de Gaddafi se retiraram nesta semana das cidades petrolíferas de Brega e Ras Lanuf, no leste, seguindo em direção a Sirte. Ontem, os combates prosseguiram em Bab al-Aziziya, nos arredores do complexo residencial do ditador, e no bairro vizinho de Abu Slim, reduto das tropas leais ao regime.

Os rebeldes pareciam controlar o centro da capital, incluindo a praça dos Mártires, antiga praça Verde, símbolo do regime. Durante o dia, as ruas permaneceram quase desertas em consequência da presença de franco-atiradores.

BUSCA POR GADDAFI

Segundo revista francesa “Paris Match”, os rebeldes líbios estiveram perto de capturar Gaddafi ontem.

Segundo o veículo, o ditador se escondia em uma casa em Trípoli, que foi invadida por um grupo de rebeldes. Gaddafi conseguiu escapar, mas acredita-se que ele continue na capital do país. Também há suspeitas de que o ditador tenha fugido para Sirte.

Apesar de Gaddafi e um de seus filhos terem afirmado que o ditador continua na capital, ainda não se sabe seu paradeiro. As forças da Otan, a aliança militar do Ocidente, colaboram com os rebeldes nas buscas do ditador, segundo informou o ministro da Defesa do Reino Unido, Liam Fox. O CNT ofereceu recompensa de US$ 1,6 milhão por Gaddafi, “vivo ou morto”.

Em declarações à emissora Sky News, o ministro britânico confirmou que a Otan “está fornecendo recursos de inteligência e de reconhecimento ao Conselho Nacional de Transição líbio (CNT, órgão político dos rebeldes líbios) para ajudá-los a encontrar Gaddafi”.

“(A Otan) esteve ontem à noite mais ativa do que esteve nos últimos dias, e o Reino Unido estava entre os países que participaram das operações contra os vestígios do regime (de Gaddafi)”, declarou o ministro.

FONTE: Folha de São Paulo, com informações e foto da Reuters (L. Larbi)

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Observador
Observador
12 anos atrás

Isto lembra a Ditadura Nazista perto do fim.

Lá também convocaram as mulheres e as crianças para defender o regime morimbundo. A Juventude Hitlerista (Hitlerjugend) lutou desesperadamente para proteger Berlim no final. Muitas crianças e mulheres se imolaram em um sacrifício inútil.

Os tiranos, quando não podem mais contar com o apoio dos fortes, procuram o apoio dos fracos, justamente as suas maiores vítimas.

Drcockroach
Drcockroach
12 anos atrás

Repetitamente o gadaffi falou que homens, mulheres e criancas dariam o sangue p/ defender “seu lider”.

Complementando o que o Observador escreveu, um verdadeiro lider se sacrifica pelo seu povo, um tirano espera que o povo se sacrifique por ele.

[]s!

Drcockroach
Drcockroach
12 anos atrás

“Repetidamente” … (*&^%@&*#%(!* !!!

sagrancarvalho
sagrancarvalho
12 anos atrás

Iria postar um comentário, mas o caro Observador chegou antes e disse tudo.
Hitler e Gadaffi são farinha do mesmo saco.