Capital afegã sofre ataque suicida em massa

A capital do Afeganistão está a ferro e fogo. A Al-Qaeda está a atacar alvos governamentais e diplomáticos, com destaque para a embaixada dos Estados Unidos da América e para o quartel-general da NATO.

De acordo com um oficial da polícia, Mohammed Zahir, um grande grupo de homens armados está a disparar contra a embaixada norte-americana a partir de um prédio em construção junto do edifício diplomático.

O ataque inclui artilharia pesada, a mesma fonte afirma que os insurgentes estão a disparar ‘rockets’ contra a embaixada norte-americana.

Na zona de Wazir Akbar Khan, bairro onde se localizam edifícios diplomáticos, embaixadas e o palácio presidencial, ouvem-se explosões e trocas de tiros.

Os talibã já reclamaram a responsabilidade pelo ataque. «Estamos a fazer um ataque suicida em massa contra as instalações dos serviços secretos estrangeiros e afegãos», escreveu Zabiullah Mujahid, porta-voz dos talibãs, numa mensagem escrita enviada à France Presse pouco tempo depois das primeiras explosões.

De acordo com o enviado da BBC em Cabul, consta que se trata de uma «operação complexa com bombistas suicidas envolvidos»

O mesmo correspondente avança que as ruas estão a ser seladas pelas forças afegãs e que soldados norte-americanos ocuparam o telhado da embaixada de forma a controlar a situação e a verificar a robustez das defesas.

Os rebeldes islâmicos, que combatem há seis anos o regime de Cabul apoiado por cerca de 130 mil soldados das forças internacionais, na maioria norte-americanos, intensificou consideravelmente a guerrilha nos últimos anos, multiplicando ataques audaciosos até ao centro da capital, que está está sob forte segurança.

FONTE: SOL.pt

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments