Segundo rebeldes, Sirte caiu e Kadaffi foi capturado

6

O ditador da Líbia, Muammar Gaddafi, foi capturado em Sirte, afirmaram autoridades do governo interino do país, segundo informações das agências BBC e CNN.

“Ele foi capturado e está ferido nas duas pernas (veja na foto acima uma suposta foto do ditador líbio tirada a partir de um aparelho celular)”, afirmou Abdel Majid, um dos líderes do Conselho Nacional de Transição (CNT), à agência Reuters.

“Ele foi levado por uma ambulância”, acrescentou.

Mohamed Leith, outro líder do CNT citado pela agência AFP afirmou, no entanto, que o ditador está “gravemente ferido”.

A informação foi divulgada logo após a tomada de Sirte, cidade natal do ditador e último reduto de forças leais a Gaddafi, pelos rebeldes líbios.

CAPTURA DE SIRTE

Combatentes do governo interino da Líbia anunciaram hoje (20) que tomaram Sirte, cidade natal de Muammar Gaddafi e último reduto de forças leais ao ditado.

Segundo os combatentes, que buscavam o controle de Sirte há semanas, a batalha final durou 90 minutos na manhã desta quinta-feira.

A informação foi confirmada pelo coronel Yunus al-Abdali, chefe das operações na parte oriental da cidade. “Sirte foi libertada. Não há mais forças de Gaddafi [na cidade]”, afirmou, de acordo com a agência Reuters.

Pelo menos 16 soldados pró-Gaddafi foram capturados, junto com munições e caminhões carregados com armas, segundo a Associated Press.

FONTE: UOL Internacional

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Observador
Observador
12 anos atrás

Este não deixa saudade.

Minha impressão é que foi assassinado depois de capturado, mas não tem problema, é um ditador a menos no mundo.

Neste caso, os fins justificam os meios.

Só me pergunto sobre a índole dos novos líderes. Eu acho que a OTAN nunca se preocupou muito em saber a quem estava ajudando.

Boa sorte aos líbios.

Baschera
Baschera
12 anos atrás

Bom….. nesta altura, sabemos que Kadafi está mortinho da silva. Não defendo o ditador. Mas…. o que seria hoje em dia da Líbia se o mesmo não tivesse governado ?? Seria, provavelmente o que será em breve…. um simples território dividido entre tribos,cada uma “aliada” a um país ocidental, vendendo e sobrevivendo as custas do ouro negro. Quando os USA retomaram a Itália na IIª WW a primeira coisa que fizeram foi procurar os mapas dos campos de gás e petróleo libios, já que os italianos eram os que ocupavam a Líbia na época. Se Kadafi tivesse sido esperto, não… Read more »

Vader
12 anos atrás

Morreu de forma lamentável. Triste, pois poderia ter “entregue o osso” e saído antes disso. Vocês vejam o que é o poder. Como ele torna a pessoa que se aferra a ele tão obtusa que não percebe o próprio fim. Mas tenho de respeitosamente discordar dos amigos. Os fins não justificam os meios, nunca. O ditador deveria ter sido preso e levado a um julgamento público justo, conforme as leis de seu país, desta feita como um mero cidadão comum, que é o que parece que desejava o Governo Interino da Líbia. Mas no momento da prisão parece que a… Read more »

Observador
Observador
12 anos atrás

Caro Vader: Ele colheu exatamente o que plantou. A Líbia de Kadafi era uma França Absolutista à Luis XIV: um país inteiro vivendo apenas para satisfazer aos caprichos de uma única pessoa. Não haveria como ter um julgamento, muito menos justo, pois a Líbia não tem quaisquer instituições, quanto mais um Judiciário capaz de julgar um genocida. Todos os juízes foram nomeados por ele. Mandá-lo à uma corte internacional seria um desprestígio aos líbios, seria dizer que eles não tem a capacidade sequer de promover tal julgamento (e não tem mesmo). Se ele permanecesse preso até ser formado um novo… Read more »

Drcockroach
Drcockroach
12 anos atrás

42 anos de um ditador de quinta categoria, num pais com escassa populacao e, relativamente, enormes reservas de petroleo e $$$. Convenhamos, fez um pessimo servico a mistura de socialismo com islamismo dele. Quanto ao assassinato dele eh o dilema de sempre: os fins justificam os meios, acho que nao. Mas, no calor do combate, depois de verem amigos e colegas serem mortos por um sujeito que chamava eles de “ratos e baratas” nao eh uma situacao incomum (lembrem-se, nao sao robos autonomos na linha de combate, e vingaca e cabeca quente conta). Mas a critica aqui vale tb p/… Read more »

Observador
Observador
12 anos atrás

Caro Dr. Cockroach: Respeito a sua visão e a do Vader, que é a do Império da Lei. O problema é que este facínora que assassinaram nunca deixou que qualquer instituição minimamente independente se desenvolvesse na Líbia. Como a Lei na Líbia era a palavra dele, não se pode lamentar que não haja Lei ou Judiciário para garantir ao tirano um julgamento justo. Colheu o que plantou. E em caso de genocidas, mantenho o que falei: o fim (deles) justifica os meios. Quando você encontra uma cobra venenosa dentro da sua casa, você não fica tentando capturá-la para enviá-la ao… Read more »