terça-feira, outubro 19, 2021

Saab RBS 70NG

Pelopes do 55º Batalhão de Infantaria na Operação Arcanjo

Destaques

De 24 a 28 de outubro, o Pelotão de Operações Especiais do 55º Batalhão de Infantaria (Batalhão Dionísio Cerqueira , general de destacada atuação na Campanha do Paraguai) realizou exercícios de tiro com o Fuzil 7,62 mm, visando o emprego na Operação ARCANJO V.

 

Fonte: EB

- Advertisement -

7 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest
7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marine
9 anos atrás

Desde adolecente no Brasil desejo saber:

Qual e a funcao de um PELOPES? Como se encaixa na gama de op. especiais?

Quem souber favor esclarecer essa duvida de anos por favor.

Semper Fidelis!

shipbuildingbr
9 anos atrás

Boa pergunta Fl….. Essa foi ótima porque além da denominação ser anacronica, do tempo em que ter mais de um pente de municao e meias secas era considerado “operações especiais”, o pelotão, no caso esta longe disse. Ficaria, penso eu, melhor denominado como pelotão de reconhecimento ou esclarecimento. Se aqui ainda houvesse uma Escola tipo RANGER ou se no futuro a Brigada de operacoes especiais criasse um Curso e um Manual de Operacoes para esses Pelotoes, ai sim poderiam ser criadas em certos Batalhoes/Brigadas alguns pelotoes ou companhias tipo LRRP. Em resumo não deve ser nada mais do que o… Read more »

Marine
9 anos atrás

Ze,

Muito obrigado. Entao, mais um exemplo de “levado nas coxas”.

SF!

Ivan
Ivan
9 anos atrás

Shipbuildingbr, É basicamente o que vc escreveu, um pelotão (ou O pelotão) de pronto emprego do Batalhão. Apenas na minha época, início da década de 80, era constituído por soldados formados no ano anterior, portanto ‘veteranos’. Nosso exército tem uma base profissional (oficiais e sargentos), mas seus soldados são na maioria conscritos. Portanto, no início de cada ano temos milhares de jovens no começo do treinamento. Assim sendo é necessário haver unidades ‘profissionais’ para pronto emprego, mas também subunidades prontas dentro daquelas formadas por conscritos. O ideal para qualquer batalhão é ter uma companhia pronta, mas seria muito caro. Então… Read more »

Ivan
Ivan
9 anos atrás

Marine, Não creio que podemos chamar de “levando nas coxas”. É a realidade de um exército que, em grande parte, é formado por pessoal conscrito e reservistas. Muitos defendem que TODOS os exércitos modernos deveriam ser profissionais. Penso que um exército equilibrado deve ser um mix de profissional e conscritos/reservistas. As alternativas de guerras são variadas, indo desde uma tropa de paz ou incursão nas fronteiras contra narcotraficantes até a guerra total contra uma ou mais nações agressoras. Há necessidade de dispor de tropas diferentes. Unidades de pronto emprego, que possam lutar em 24 horas, 1 (uma) semana e 1… Read more »

Marine
9 anos atrás

Ivan,

Muito obrigado, fico mais esclarecido assim com sua explicacao e dessa maneira concordo que para nossa realidade faz sentido.

Semper Fi!

ALMEIDA
ALMEIDA
3 anos atrás

Sou um Subtenente do Exército Brasileiro, e vou explicar o que é o PELOPES, trata-se do Pelotão de Operações Especiais, um pelotão formado por militares que são escolhidos por sua capacidade física e intelectual, neste pelotão são desenvolvidas instruções que qualificam o Soldado nas diversas especialidades como operação de equipamentos rádio, tecnicas de combate individuais, lutas, tiro, patrulhas, operações ribeirinhas, sobrevivência, ataque em localidade, GLO e segurança de instalações , tive a honra de pertencer ao PELOPES por mais de 10 anos, e neste tempo foi uma época de ouro de minha carreira militar, pois foi onde eu aprendi a… Read more »

Últimas Notícias

Colin Powell, líder militar e primeiro secretário de Estado negro dos EUA, morre após complicações da Covid-19

(CNN) – Colin Powell, o primeiro secretário de estado negro dos EUA cuja liderança em várias administrações republicanas ajudou...
- Advertisement -
- Advertisement -