A Bandeira Nacional, símbolo da Pátria, foi criada pelo Decreto nº. 4, de 19 de novembro de 1889, após a adoção do regime republicano no Brasil.

Não obstante a apresentação de projetos contendo mudanças radicais na antiga bandeira do Império – desenhada pelo francês Jean Baptiste Debret – foi aceita a proposta de Teixeira Mendes, chefe da Igreja Positivista do Brasil, que manteve as cores verde e amarela e ressaltou, ao justificar seu projeto, que com o novo símbolo permanecia tudo quanto o antigo (do Império) tinha de essencial – “Ela lembra, naturalmente, a fase do Brasil- Colônia nas cores azul e branco que matizam a esfera, ao mesmo tempo em que esta recorda o período do Brasil-Reino por trazer à memória a esfera armilar.

Desperta a lembrança da fé religiosa dos nossos antepassados e o descobrimento desta parte da América, não por meio de um sinal […] mas por meio de uma constelação, cuja imagem só pode fomentar a mais vasta fraternidade.”

Ficou, assim, a Bandeira representada por um losango amarelo em campo verde, tendo no meio a esfera azul-celeste, atravessada por uma zona branca em sentido oblíquo, descendo da esquerda para a direita com a legenda “Ordem e Progresso” inspirada no lema positivista: “o amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim.” Dentro da esfera está representado o céu da cidade do Rio de Janeiro, com a Constelação do Cruzeiro do Sul, correspondendo ao seu aspecto às 08h30 do dia 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República.

É em frente ao Pavilhão Nacional que todos que optam pela carreira militar e prometem solenemente honrar e defender à Pátria, com o sacrifício da própria vida.

A Bandeira Nacional é reverenciada diariamente no hasteamento, pela manhã às 8 horas, e no arriamento, ao pôr do sol, em cerimônia, com o sentimento de profundo respeito.

Ela representa, para os soldados e os marinheiros, o símbolo máximo da nacionalidade e o mais brilhante farol, que os encoraja a transpor grandes desafios e as mais variadas dificuldades, visando sempre aprimorar o continuado trabalho em prol da defesa e do desenvolvimento da Pátria.

A Cerimônia do Dia da Bandeira, prevista para o dia 19 de novembro, em todo Brasil, exalta o símbolo máximo da Pátria, e é o momento oportuno para renovar o compromisso assumido e a esperança de que o trabalho, o respeito e a dedicação se constituam na forma de contribuir para a construção de um futuro cada vez mais próspero para a Nação.

FOTO: Guilherme Wiltgen/ForTe

altura

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments