domingo, dezembro 5, 2021

Saab RBS 70NG

Ministros da Defesa da CPLP se reúnem em Cabo Verde para debater panorama internacional do setor

Destaques

Ministros da Defesa da CPLP se reúnem em Cabo Verde para debater panorama internacional do setor

Brasília, 28/11/2011 – Ministros da Defesa de oito países de língua portuguesa, entre eles o Brasil, participam nesta segunda e terça-feira, na Ilha do Sal, em Cabo Verde, da 13ª Reunião de Ministros da Defesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

No encontro, Celso Amorim e seus colegas na CPLP vão debater a atual crise econômico-financeira mundial e a situação política de segurança e defesa de cada país. A reunião tem como pano de fundo a ideia de que as novas ameaças são interdependentes e exigem respostas regionais e globais.

Além do intercâmbio de impressões sobre o panorama internacional do setor de defesa e o exame de ações de interesse multilateral, o encontro pretende verificar o quanto caminharam algumas das recomendações acordadas na última reunião, realizada há um ano, em Brasília.

O evento é antecedido por um encontro preparatório em que participam os diretores gerais de Política de Defesa Nacional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Realizada anualmente desde 1998, a Reunião de Ministros da Defesa da CPLP tem o intuito de harmonizar e desenvolver uma cooperação mais forte na área da defesa entre Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, a Reunião de Ministros da Defesa da CPLP acontece anualmente.

Esta é a terceira vez que Cabo Verde recebe o evento. Dos oito países membros, apenas o Timor Leste não terá seu ministro no encontro. O titular da Defesa do país asiático será representado pelo secretário de Estado.

Fonte: Ministério da Defesa

- Advertisement -
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias

23° Esquadrão de Cavalaria de Selva recebe instrução sobre simulador da Viatura Blindada Guarani

Tucuruí (PA) – Entre os dias 23 e 24 de novembro, o 23° Esquadrão de Cavalaria de Selva (23...
- Advertisement -
- Advertisement -