Dois dos soldados que urinaram sobre mortos são interrogados

11

As autoridades militares americanas interrogaram dois dos soldados que aparecem no polêmico vídeo publicado há dois dias no Youtube, no qual vários soldados aparecem urinando sobre corpos de possíveis integrantes do talibã, no Afeganistão, informou nesta sexta-feira a cadeia CNN. Os militares, que foram identificados nesta quinta-feira, foram entrevistados como parte das investigações que estão sendo realizadas pelo Departamento de Defesa. Os nomes dos soldados não foram informados, nem se eles foram detidos.

O Pentágono prometeu uma apuração exaustiva sobre o fato, que o Governo dos EUA classificou como “deplorável”. O comandante da Força Internacional de Assistência para a Segurança no Afeganistão, o general do Corpo de Infantaria da Marinha, John R. Allen, reuniu-se hoje com altos funcionários do Departamento de Defesa para expressar sua indignação pelo vídeo. “Estas ações vão contra tudo o que o USMC representa”, afirmou Allen. “Estes atos não refletem o padrão moral das nossas Forças Armadas”, acrescentou.

Segundo confirmou à Efe uma fonte do Pentágono, que pediu para não ser identificada, os soldados que aparecem na gravação pertencem ao terceiro batalhão do segundo regimento de Marines, baseado em Camp Lejeune, na Carolina do Norte. O vídeo, de 39 segundos, mostra os soldados urinando sobre três corpos ensanguentados, de prováveis integrantes do talibã, entre risos e galhofas. Um deles chega a dizer: “tenha um bom dia, amigo”.

FONTE: EFE, via Terra

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
mauriciopacheco
mauriciopacheco
12 anos atrás

O que estes soldados menos precisam de de punição,e sim de acompanhamento psicológico.Criticar sentado em uma cadeira confortável é fácil, mas depois de toda adrenalina de um combate,fica difícil controlar….
Quem defende sua pátria são HERÓIS de verdade!

LuppusFurius
LuppusFurius
12 anos atrás

Adrenalina No Combate…Ok!
Eliminar o Problema (Matar o Inimigo)..Ok!
Tripudiar e Deshonrar Cadáveres…..Não,Não…..
Cadeia Prá Eles….

Antonio M
Antonio M
12 anos atrás

Sim, tripudiaram e o caso deve ser analisado e tratado de acordo.

E quem usa isso apenas para fomentar antiamericanismo infantil, que mostre qual tribunal ou o que que seja talibã é responsãvel por averiguar, punir os excesso cometidos por seus membros. Se é que seus membros podem ser enquadrados por isso…..

mauriciopacheco
mauriciopacheco
12 anos atrás

Em momento algum, defendi a atitude dos soldados americanos, só continuo achando que a vida dura em combater um “exército” formado por loucos, sem medo da morte, pois acham que vão para o paraíso cercados por virgens, pode sim levar a atitudes erradas como esta, os soldado americanos precisam sim é de acompanhamento psicológico e não cadeia.
Meio fora do tópico,o que tenho observado neste forum e também no naval e aéreo, é um anti-americanismo sem explicação, eles são potência sim, devemos é lutar para nos igualarmos as grandes potências e não ficar endemonizando as mesmas.

Vader
12 anos atrás

Os outros precisam de tratamento. Estes precisam de cana mesmo.

Requena
Requena
12 anos atrás

Atitude condenável e que merece ser duramente punida.

O que me deixa intrigado é:

O que esses caras tem na cabeça pra fazer uma m. dessas, filmar e depois colocar na internet?

Será que acharam que todos iam gostar?

Ser chamado de louco é pouco pra alguns ali…

eraldocalheiros
eraldocalheiros
12 anos atrás

Simples senhores, isso nada mais é do que a simples palavra ” Prepotencia, Arrogancia mesmo”, pois todos nós sabemos que o povo americano não tem respeito por ninguem, sempre se acharam uma nação supertior em todos os sentidos, basta vermos o que tem falado os candidatos a presidencia daquele país nos ultimos dias.

Drcockroach
Drcockroach
12 anos atrás

Penso que os EUA devem sair do Afeganistao o mais breve possivel.

Tambem acho que eh caso de cadeia p/ estes sujeitos que, claramente, nao demonstram nenhum tipo de padrao moral; e, ainda por estarem rindo, indica que nao estavam sob o stress de combate.

Mas tampouco eles representam o Exercito americano, relativamente muito mais profissional. Com todo respeito, basta conversar com alguns soldados americanos e fazer uma conversa paralela com soldados brasileiros… sem preconceito, apenas p/ comparacao.

E que venham os robots, em situacoes como esta, claramente com mais “cerebro”.

[]s!

Vader
12 anos atrás

eraldocalheiros disse:
14 de janeiro de 2012 às 21:27

Parceiro, o “povo americano” tem 400 milhões de indivíduos. Não acha que é generalizar demais sua afirmação não?

Idiota tem em qualquer lugar. Inclusive aqui.

paulsnows
paulsnows
12 anos atrás

O USMC não pode manter os seus altos padrões de combate se permitir que seus membros tenham baixo padrão moral. Penso que , as vezes, se confunde agressividade, iniciativa, disciplina, com outras coisas. Sem material de boa qualidade (o homem), não se pode contruir um produto de qualidade (o soldado). Mesmo com toda seleção, e possivel passar alguns com defeito. Quando estes se revelam, e a hora de separa-los dos demais. Isso serve para demonstrar e provar o valor da Instuituição perante os soldados e para dar uma satisfação aqueles que eles representam e servem, o Povo Americano. Para dar… Read more »

Marine
12 anos atrás

Paulsnows,

“Isso serve para demonstrar e provar o valor da Instuituição perante os soldados e para dar uma satisfação aqueles que eles representam e servem, o Povo Americano.”

Exatamente! E como toda instituicao de carater o episodio sera apurado perante as leis de “land warfare” e o “Uniform Code of Military Justice” e os responsaveis serao punidos.