1. O Brasil é o mais ambíguo dos países a praticar o capitalismo de Estado, segundo a revista britânica The Economist. Com o líder soviético Vladimir Lênin na capa, a publicação diz que o capitalismo de Estado tem se tornado um modelo ascendente. Estado brasileiro voltou a se fazer presente com força na economia nos últimos anos. “O governo despejou recursos em um punhado de (empresas) campeãs, particularmente no setor de recursos naturais e telecomunicações”, diz a publicação. A Economist afirma que a grande inovação do capitalismo de Estado brasileiro é a prática que chama de “Leviatã como acionista minoritário”.

2. A revista ressalta que o Estado brasileiro é acionista minoritário em uma série de empresas privadas e que, apesar de não ter o controle acionário, o governo tem voz suficiente para mudar o curso dos negócios de acordo com seus interesses. “O capitalismo de Estado frequentemente reforça a corrupção, porque aumenta o tamanho e as opções de prêmios para os vitoriosos”, diz, lembrando que os principais expoentes do modelo ocupam posições nada louváveis no ranking de corrupção da Transparência Internacional: o Brasil está em 73º lugar, a China em 75º e a Rússia em 143º.

FONTE: BBC

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Daglian
Daglian
12 anos atrás

Não acreditava que existiam países mais corruptos que o Brasil, mas pelo visto existem.

Luis
Luis
12 anos atrás

Ééééé….existem países mais corruptos, mais pobres, agora, em matéria de educação e distribuição de renda nós somos TOP 3 dos piores!

Almeida
Almeida
12 anos atrás

O PT precisa empregar seus correligionários e aliados na bancada governista, e estes não são poucos!

Apenas para corroborar a matéria da The Economist, vocês sabem qual a maior empresa de consultoria em TI/Informática no Brasil?

O SERPRO.

Acho um absurdo eu ter que competir com o Governo para conquistar um projeto/cliente ou até mesmo numa licitação pública. Mas é o que mais acontece.

rogeriolanducci
rogeriolanducci
12 anos atrás

HÁ HÁ HÁ HÁ, É o fim do mundo mesmo, existem países mais corruptos que o Brasiooo, coitado deles, fiquei até com dó………..Já não me sinto tão só doutor. rss

Drcockroach
Drcockroach
12 anos atrás

No capitalismo de estado o importante eh ter “amigos” nos lugares certos, perto da Corte do Rei/Rainha… Sao centenas de anos de historia desta forma, nao eh facil se livrar do DNA.

Assim temos a oposicao cooptada, as empresas conectadas, os priviliegios, o BNDEs, os favores, o engessamento das instituticoes em favor do corporativismo, enfim, eh o velho conhecido patrimonialismo brasileiro.

E os otari.., digo, “contribuintes” assistem num mix de impotencia, acomodacao ou desilusao.

Parabens por ter reproduzido a materia aqui Galante!

[]s!

erabreu
erabreu
12 anos atrás

“O governo despejou recursos em um punhado de (empresas) campeãs, particularmente no setor de recursos naturais e telecomunicações”

E as empresas nas quais o governo não contribui com um mísero centavo, mas tira quase metade do rendimento todos os meses?

O Brasil é um pais surreal. Depois ninguém entende porque a sonegação fiscal é endêmica por aqui.

Vader
12 anos atrás

O Estado Brasileiro é um Leviatã a serviço de um projeto de poder totalitário que extrapola as nossas fronteiras, e se imiscui na América Latina e África. Quando pagamos nossos impostos estamos apenas a financiar esse projeto de poder de uma elite sindical-intelectual, que nada mais é do que uma substituta da velha “zelite”, e que em troca nos dá algumas migalhas de sua farta e gorda mesa, para que achemos que estamos em melhores condições que antes, quando a verdade é que o mundo desenvolvido está nos deixando para trás em quase todos os quesitos. Mas cansei de discutir… Read more »