BOGOTÁ, 24 Fev (Reuters) – Um comandante guerrilheiro responsável pelo apoio logístico e financeiro de várias frentes da guerrilha Farc no sudeste da Colômbia morreu nesta sexta-feira num combate com o Exército, em meio à nova estratégia militar para acabar com os rebeldes.

O comandante das Forças Militares, general Alejandro Navas, informou que a morte de Wilson Correa, apelidado de Eduardo Robayo, comandante da Frente 42 das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, aconteceu perto do município de Vistahermosa, no departamento de Meta, 170 quilômetros a sudeste de Bogotá.

“Robayo atuava como comandante da frente 42 no Bloco Oriental das Farc, dedicado à extorsão, ao apoio logístico de várias quadrilhas”, disse Navas em entrevista coletiva.

O general classificou o líder guerrilheiro, que morreu com um de seus seguranças, como uma pessoa “sanguinária” que participou do sequestro do atual governador do departamento de Meta, que permaneceu mais de sete anos nas mãos das Farc na selva.

Navas disse que Correa também foi um dos responsáveis pela ativação de uma casa-bomba que causou a morte de 23 militares em 2001, no departamento de Meta, e pelo assassinato de um prefeito de uma cidade nesta mesma região.

A Colômbia redesenhou sua estratégia contra as Farc para priorizar o combate frontal de suas estruturas militares e econômicas, assim como os comandos secundários que antes não eram considerados vitais. (Reportagem de Luis Jaime Acosta)

FONTE: R7/Reuters

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luis
Luis
12 anos atrás

Menos um!

Falta o resto, até que as FARC se acabem.