Dica do leitor Maurício R., o veículo blindado BAE/IVECO Super AV 8×8, muito parecido com 6×6 VBTP-MR Guarani projetado para o EB.

Quais as vantagens/desvantagens da configuração 8×8 em relação à 6×6?

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.
Mauricio R.
12 anos atrás

O veículo é maior e apesar de ser mais pesado, tem maior volume interno, melhor distribuição de peso sobre o solo, permite montar armamento mais pesado e tb devído ao seu tamanho, são possíveis níveis de proteção mais elevados.

wsmdal
wsmdal
12 anos atrás

Ou seja, esse projeto não foi desenvolvido aqui. Foi importado e adaptado.

Perdemos a capacidade de projetar e desenvolver esse tipo de veículo?

alphasr71a
alphasr71a
12 anos atrás

“Quais as vantagens/desvantagens da configuração 8×8 em relação à 6×6?” A vantagem é que o primeiro tem a BAE Systems segurando a mãozinha…

Mauricio R.
Mauricio R.
12 anos atrás

O veículo acima não foi proposto ao Brasil e nem é projeto nacional.
O mesmo é a proposta das empresas BAe e IVECO, p/ uma concorrência do USMC, o MPC – Marine Personel Carrier.

Vader
12 anos atrás

De fato, muito parecido.

Antonio M
Antonio M
12 anos atrás

No veículo nacional, a propulsão na água seria feita por hélices que são, na minha opinião, muito grandes e sujeitas a mais problemas; No BAE parecem ser hidrojatos.

rsbacchi
rsbacchi
12 anos atrás

Mauricio R. – eu gostaria de fazer uma critica ao seu comentário! O projeto do Super AV já estava pronto quando a IVECO começou a trabalhar no Guarani. Pelo que sei a ideia do Super AV era oferecer uma opção da IVECO para o mercado dos VBTPs sobre rodas. Foi aquilo que os britanicos chamam de “private venture”, ou seja ou projeto sem um usuário final definido. Quando ha cerca de um ano atrás o Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos emitiu um requisito para um VBTP, a IVECO percebeu que o Super AV preenchia os requisitos pedidos. Para… Read more »

rsbacchi
rsbacchi
12 anos atrás

Mario Martins escreveu no Facebook “… Bacchi , pq o EB não optou por uma viatura 8X8 como o Patria (na qual eu li que ofereceu uma parceria com o EB anos atrás do Patria AMV) , que é um novo conceito de viatura modular (Patria, Boxer) que o EB ainda não tem e optou por outro de um conceito que já temos. Não seria interessante ao EB ter esse tipo de viatura (não digo as 2.000 encomendadas), mas uma quantidade para equipar nem que fosse apenas uma brigada mecanizada para se ter o domínio dessa tecnologia modular em seus… Read more »

rsbacchi
rsbacchi
12 anos atrás

Mario Martins escreveu: “…Bacchi , pq o EB não optou por uma viatura 8X8 como o Patria (na qual eu li que ofereceu uma parceria com o EB anos atrás do Patria AMV) , que é um novo conceito de viatura modular (Patria, Boxer) que o EB ainda não tem e optou por outro de um conceito que já temos. Não seria interessante ao EB ter esse tipo de viatura (não digo as 2.000 encomendadas), mas uma quantidade para equipar nem que fosse apenas uma brigada mecanizada para se ter o domínio dessa tecnologia modular em seus meios mecanizados. …”.… Read more »