O US Army está testando o míssil Griffin B como um possível substituto do Javelin. No Afeganistão as tropas baseadas em locais remotos estão usando o míssil Javelin como sua própria artilharia em locais fora do alcance da Artilharia e distantes das bases de caças e helicópteros que demoram a chegar.

O Javelin custa US$ 75 mil enquanto o Griffin é menor e mais barato. Enquanto Griffin B pesa 20,5kg contra 22,3 do Javelin, tem uma cabeça de guerra de 5,9kg contra 8,2kg do Javelin, mas o alcance é de 5.600 metros graças as asas maiores. O Griffin B está sendo testado em um lançador terrestre com seis mísseis. O Griffin B é guiado a laser enquanto o Javelin é guiado por infravermelho.

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bosco Jr
Bosco Jr
12 anos atrás

Palma, palma, palma, não priemos cânico!! O peso do Javelin é de 12 kg e não de 22. 22 é todo o sistema, que conta com um lançador, o míssil e o tubo. Uma coisa que acho que está errado em todos os sites de referência é o peso da ogiva do Javelin, que é tida como sendo de mais de 8 kg. Eu acho exagerado tendo em vista que todo o míssil pesa 12 quilos. Sobram 4 quilos para a célula, motor, aletas, sistema de orientação, bateria, etc. Oito quilos é a ogiva por exemplo do Hellfire que tem… Read more »

rsbacchi
rsbacchi
12 anos atrás

Eu tenho os seguintes valores:

Peso completo (Unidade de tiro+tubo container+missil) = 22,3 kg

Unidade de tiro (Posto de tiro) = 6,4 kg

Tubo container = 4,1 kg

Missil = 11,8 kg

Bacchi

Bosco Jr
Bosco Jr
12 anos atrás

Rsbacchi,

E quanto ao peso da ogiva ser de 70% do peso do míssil, gostaria de saber sua opinião.

Bosco Jr
Bosco Jr
12 anos atrás

Mudando de pato pra ganso, é interessante como houve um aumento do alcance dos atuais mísseis, tanto sup-sup, quanto ar-ar, sup-ar e ar-sup. Um míssil que segue a linha de visão, guiado por CLOS ou por beam rider laser, tem que ficar preso à trajetória tensa e seu alcance é determinado pelo tempo de queima do propulsor que mantém o míssil voando. Acaba o propelente e o míssil rapidamente perde sustentação e cai. Com sistemas de navegação mais complexos na forma de plataformas inerciais avançados e maior capacidade de processamento, etc, aliado a orientação terminal, em que o míssil não… Read more »

rsbacchi
rsbacchi
12 anos atrás

joseboscojr escreveu em 11 de março de 2012 às 18:33
“… Rsbacchi, e quanto ao peso da ogiva ser de 70% do peso do míssil, gostaria de saber sua opinião. …”.

Parace-me estranho, eu diria até inverossimil, mas não tenho dados sufcientes para discutir este assunto.

Abraços

Bacchi