Brasília – No dia 27 de fevereiro, o Comandante do Exército, General de Exército Enzo Martins Peri, assinou a Portaria que adota o Projeto de Força do Exército Brasileiro – o PROFORÇA, caracterizando um importante marco no processo de transformação da Instituição.

Ainda nesse evento, que contou também com a presença de Oficiais-Generais do Alto-Comando, Generais da Guarnição de Brasília, e Oficiais representantes dos Órgãos de Direção Setorial do Exército, houve o lançamento do Portal da Transformação, que permitirá o acompanhamento de informações, documentos e notícias sobre a Transformação do Exército Brasileiro.

O processo de Transformação da Força Terrestre teve sua origem no diagnóstico (SIPLEx-2) de que o Exército Brasileiro não dispõe de capacidades compatíveis com a rápida evolução da estatura político-estratégica do Brasil, que caminha rapidamente para a condição de potência mundial. Percebeu-se que a modernização da Força Terrestre era incipiente e que a atual conjuntura demandava um processo bem mais amplo de mudança: a transformação. Trata-se, portanto, de um processo que pretende conduzir o Exército ao patamar de força armada de país desenvolvido e ator mundial, capaz de se fazer presente, com a prontidão necessária, em qualquer ponto da área de interesse estratégico do Brasil.

A partir da percepção da necessidade de se transformar o Exército Brasileiro da Era Industrial para a Era do Conhecimento, fez-se mister um planejamento que determinasse um conjunto de ações estratégicas que conduziriam esta transformação – um Projeto de Força (PROFORÇA). Coerente com essa premissa, o PROFORÇA estabelece as bases para a transformação do Exército Brasileiro, constituindo-se no seu principal projeto integrador.

O PROFORÇA apresenta a concepção do Exército Brasileiro, baseada em capacidades, para os marcos temporais de 2015, 2022 e 2031, orientando o processo de Transformação, o qual será conduzido pelos Vetores de Transformação: Ciência & Tecnologia, Doutrina, Educação & Cultura, Engenharia, Gestão, Logística, Orçamento & Finanças, Preparo & Emprego e Recursos Humanos.

FONTE: EB

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nautilus
Nautilus
12 anos atrás

O soldado da foto está usando um uniforme camulfalo em padrão digital, estilo Multicam, repararam?

Nautilus
Nautilus
12 anos atrás

Camuflado, quero dizer…

Daglian
Daglian
12 anos atrás

Eu iria dizer o mesmo Nautilus. Será bastante interessante se essa camuflagem for adotada no EB futuramente. Resta esperar se isto é só mais um projeto ou se realmente será efetivado.

Marine
12 anos atrás

Sabem como eu sei que nao vai sair do papel?

Nem a foto de propaganda conseguiram fazer direito:

O soldado e destro mas sua arma de transicao (pistola) esta no seu lado esquerdo!

Sem falar aquela fiacao fininha e aparentemente toda desembolada no microfone. Perguntem a algum infante se eles acham que aquilo dura um fim-de-semana de real treinamento?

E chato criticar mas propaganda enganosa e mal feita nos temos aturado a anos.

Sds!

Vader
12 anos atrás

“Nefte paíf”, a melhor forma de não se fazer nada é fazer um projeto.

Nautilus
Nautilus
12 anos atrás

O que eu não gostei no padrão de soldado mostrado foi o fato de os acessórios mostrados, incluindo braçadeiras, cotoveleira, joelheira e outros itens serem em preto, uma cor que oferece muito contraste em NVG. Deveriam ser na cor verde, incluindo o couro usado no coturno e a própria arma.

Uitinã
Uitinã
12 anos atrás

A propaganda e uma montagem caros amigos o rapaz que fez a montagem fez alguns errinhos como tentar fazer uma montagem sobre uma foto real e saiu esquisito e simplesmente mal uso do Photoshop.rsrsrsrsrsrsrsrs

E o projeto vai sair sim do papel eu tenho que crer que a esperança e a ultima que morre.

Requena
Requena
12 anos atrás

Sabe o que me deixa triste?

A gente vê um esforço dos militares em planejar, fazer projetos, estudar os problemas futuros, as ameaças, etc. E depois tentar encontrar as soluções.

Porém quando tudo isso cai nas mãos da turma do Zé Dirceu, vira em nada.

giordani1974
giordani1974
12 anos atrás

Um projeto de não projetar nada. Gastam milhares de reais em folhetins, outros milhares na imprensa, mais outros milhares em coquetéis de lançamento e outras coisas para o mundo ver o braZil “putênfia”…

Ozawa
Ozawa
12 anos atrás

Pronto ! Tava só faltando o EB pra gente poder montar, nos moldes da nossa querida “Trilogia Blog”, a “Trilogia Utópica” ! Formada plo FX”n”, o PAEMB, e agora o PROFORÇA ! Ou seria PRA FORCA… Tudo bem, é PRA FORÇAR A BARRA… Nos moldes do seu congênere naval, também difere seus planos pra bem longe na linha do tempo, pra seu autor não precisar se comprometer com o que escreveu… Então, nesses moldes, pra garantir a segurança no entorno da sede da 3ª Esquadra na Galáxia Andrômeda, lá pelos anos estrelares 2324.65.7, como escrevi em um post no blog… Read more »

Guilherme Poggio
Editor
12 anos atrás

Alguém lembra do FT 90 ou do Calha Norte?

Marine
12 anos atrás

Hahahahaha boa Ozawa!

Poggio,

Alguem se lembra do COBRA (COmbatente BRAsileiro)?

Rsrs.