Índia testa míssil de longo alcance com capacidade nuclear

5

Com alcance de 6.400 km, Agni V foi disparado da noite desta quarta

 

A Índia testou nesta quinta-feira um novo míssil de longo alcance com capacidade nuclear, capaz de atingir qualquer alvo no território chinês, revelou a agência encarregada do desenvolvimento de tecnologias (DRDO).

O míssil, um Agni V, da classe IRBM de projéteis “intermediários”, com alcance de 6.400 km, foi disparado às 8h05min (23h35min de Brasília) de um ponto situado no Estado de Odisha.

— Um acontecimento histórico que honra nosso país no âmbito da tecnologia de mísseis — declarou o chefe da DRDO, V.K. Saraswat, à TV estatal indiana.

Um teste bem sucedido será um passo considerável para a terceira potência econômica da Ásia, envolvida em um vasto programa de aquisições militares para modernizar o exército e ampliar seu sistema de defesa, especialmente diante da China.

O Agni V é um míssil de 50 toneladas e 17 metros capaz, em teoria, de atingir alvos em toda a Ásia, incluindo qualquer ponto da China, além de certas regiões da Europa, segundo os especialistas.

Apenas China, Rússia, França, Estados Unidos e Grã-Bretanha têm mísseis balísticos intercontinentais (ICBM), de alcance superior a 5.500 km.

FONTE: AFP/ FOTO: Ministério de Defesa da Índia / COLABORAÇÃO: Rodrigo Machado

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.
Mauricio R.
12 anos atrás

Bem, neste momento alguns barbudinhos no Irã, coifando suas barbas, estão a conjecturar:

Se a Índia conseguiu, pq nós não poderíamos faze-lo tb???
Será que em SJC ou em Alcântara, não há “barbudinhos” coifando as respectivas tb???

Observador
Observador
12 anos atrás

Caro maurício: Nossos barbudinhos no GF não estão interessados em coisa nenhuma para melhorar a situação da defesa (tanto externa quanto interna) do Brasil. Ou melhor, não estão interessados em nada para o seu país. Querem apenas saber de novas tetas para mamar e novas formas de achacar a nação. Cada país tem os barbudinhos que merece. … Quanto à India, cada vez mais poderosa, vai deixando em segundo plano sua rivalidade com o Paquistão, país cada vez mais perdido nos seus problemas internos. Todo o rearme da Índia mira fazer frente ao país que será seu grande rival durante… Read more »

andersonrodrigues1979
andersonrodrigues1979
12 anos atrás

Nossa eu não entendo nada de política internacional mesmo, o que da o direito a Índia de testar um míssil militar e proíbe países como Irã e Correia do Norte entre outros.

Control
Control
12 anos atrás

Senhores

A Índia está procurando estabelecer uma capacidade de dissuasão frente à China, pois quanto ao Paquistão ela já havia estabelecido. No desenvolvimento dos submarinos nucleares e de mísseis lançados deles submersos deverá atingir outro patamar que será ter capacidade de dissuasão frente aos EUA e Rússia.
Curiosamente, apesar da corrida armamentista ora em curso na Ásia, o verdadeiro campo de batalha do século XXI será na periferia: África e América do Sul, regiões que a disputa por terras agriculturáveis deverá se concentrar conforme crescer a população mundial e as mudanças ambientais complicarem a produção de alimentos.

Sds

giordani1974
giordani1974
12 anos atrás

“Só faltou escrever “Beijing” na fuselagem.” Hahahahahahaahahahaha… ********** andersonrodrigues1979 disse: 20 de abril de 2012 às 8:27 Nossa eu não entendo nada de política internacional mesmo, o que da o direito a Índia de testar um míssil militar e proíbe países como Irã e Correia do Norte entre outros. Simples, meu camarada, basta já possuir armas nucleares…só isso…o Irão, ainda não tem, portanto, é beeeeeem mais fácil entrar lá e quebrar tudo, beeeeeem o oposto da coréia do norte, aonde eles deixam entrar e detonam a bomba…arma do juízo final… Certa vez fui assistir uma palavra do Enéas(meunomeéeneas!) e no… Read more »