A União de Nações Sul-Americanas (Unasul) apresentou hoje (24) a empresários brasileiros os 31 projetos de integração que farão parte da Agenda Prioritária de Infraestrutura do grupo. A maioria das obras é de transporte – apenas dois são de energia – e deverão custar cerca de US$ 21 bilhões. A meta é que os projetos sejam concluídos até 2022. A Unasul informou que serão feitas associações público-privadas, como forma de viabilizar as obras.

Para uma plateia de cerca de 180 empresários de todo o país, na sede da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), o presidente pro tempore do Conselho de Infraestrutura (Cosiplan) da Unasul, Cecílio Pérez Bordón, afirmou que os governos devem estar abertos ao diálogo com o empresariado nacional.

“Consórcios entre governos e empresas serão fundamentais para levar esses projetos adiante”, disse Bordón.

Segundo informações da Unasul, seminários semelhantes a esse serão feitos nas principais cidades dos 12 países membros da organização – Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Guiana, Suriname e Venezuela.

Para estudar as formas viáveis de financiamentos dos projetos, a união sul-americana formou um grupo de trabalho em que bancos multilaterais e modos de financiamento próprios de governos e de empresas privadas serão fontes a serem consultadas, informou a secretária-geral da Unasul, María Emma Mejía,

Ainda não há definição sobre as modalidades de contratação a serem adotadas em cada país. Para o diretor do departamento de infraestrutura da Fiesp,Carlos Cavalcante, o regime de concessão pública seria a melhor forma para o setor empresarial.

“Embora o regime de obra pública também dê oportunidades ao setor privado, o de concessão dá mais liberdade para se buscar financiamento. É possível fazer obras sem retirar recursos do Tesouro Nacional”, disse Cavalcante.

Dos 31 projetos de infraestrutura, 11 terão ligação com o território brasileiro, sendo que dez deles já estão previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Segundo o subsecretário-geral de América do Sul, Central e Caribe do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, embaixador Antônio Simões, a estimativa é que o impacto econômico gerado seja de quatro a cinco vezes maior do que o valor das obras.

A secretária-geral Mejía informou que a maior contribuição gerada pelas obras de infraestrutura será o vínculo entre os povos da América do Sul. Além de facilitar o escoamento das produções nacionais, as obras irão facilitar a mobilidade dos sul-americanos.

Serão construídos 2,4 quilômetros de pontes, 14 quilômetros de túneis, 57 quilômetros de anéis viários, 360 quilômetros de linhas de transmissão, 379 quilômetros de dragagem de rios, 1,5 mil quilômetros de gasodutos, 3,4 mil quilômetros de hidrovias, 5,1 mil quilômetros de rodovias, e 9,7 mil quilômetros de ferrovias.

Entre os projetos de maior destaque, estão os três corredores bioceânicos que irão conectar, por meio de rodovias, ferrovias e/ou hidrovias, as costas dos oceanos Atlântico e Pacífico.

FONTE: Agência Brasil

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
indioinformatico
indioinformatico
11 anos atrás

Alguem pode acreditar nesta cártel diplomático “bolivariano” e trapalhao? Deusa nos livre!!!

indioinformatico
indioinformatico
11 anos atrás

Deusa Cristina e todos os seus ineptos asseclas sulamericanos nos ajudem!Unasul…

giordani1974
giordani1974
11 anos atrás

Nossa…essa imagem é emblemática…os povos da América Latina vão pagar caro pela sua omissão…vermelhuxos-bolivarianos-esquerdoPaTa$!

aldoghisolfi
aldoghisolfi
11 anos atrás

Que foto!… tão todos juntos…

indioinformatico
indioinformatico
11 anos atrás

Quantos anos de prisao há neesa foto?Quantas perpetuas?

Observador
Observador
11 anos atrás

Muita gente olha para esta foto e pensa:

“Que bem não poderia fazer à América Latina uma M18A1 Claymore instalada no chafariz ali atrás…”