Jaime Aparicio, Diplomata boliviano, hoje professor e consultor em Washington. Reunião UPLA-FLC/DEM-FHS/AL.

1. Os temas básicos da Cúpula das Américas -1994- em Miami, foram Democracia e Livre-Comércio. Agora na Cúpula das Américas-2012 em Cartagena-Colômbia, os temas básicos foram Cuba e Drogas, prova de que –nessa conjuntura- não há possibilidade de entendimento. EUA perdeu poder específico em geral e sua influência na América Latina se erosionou.

2. A política externa de Lula foi ganhar prestígio e, para isso, se opor aos EUA e se acercar a governos populistas dentro e fora da América Latina. Agenda da AL –com exceções- passa a ser ideológica. Com isso, Obama se aproxima da Índia e a destaca como prioridade para o Conselho de Segurança da ONU. Brasil é um parceiro difícil. Casos de Irã e Cuba (morte de dissidente e declarações de Lula) irritaram EUA.

3. Com Dilma há sinais de moderação, mas se percebe que Dilma só olha para dentro, despriorizando a política externa. Brasil não tem estratégia em relação aos EUA ou a Obama. Há uma subordinação (e até adesão) do Itamaraty à ideologização da política externa brasileira. Silêncio do Brasil aos reiterados ataques de governos à liberdade de expressão na AL sublinham esta situação.

4. Relações Brasil-EUA terão que ser recosturadas, discutindo princípios e interesses, como acesso a mercados nos EUA e neo-protecionismo brasileiro. Apesar da importância do Brasil, os centros de estudo dedicam mais tempo a América Central e Cuba que ao Brasil.

5. Governo dos EUA sinaliza designando um diretor específico para o Brasil no Departamento de Estado e no Conselho de Segurança. Há que pensar entendimento semelhante ao da Índia com EUA. Assessores de Obama vazaram que houve uma boa empatia com Dilma e que essa pode ser uma chance se reeleito.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments