A Ucrânia e o Cazaquistão produzirão, em conjunto, a Viatura Blindada Transporte de Pessoal sobre Rodas BTR-4 em um negócio estimado em US$ 150 milhões, assinado na quinta-feira durante a exposição defesa Kadex 2012 em Astana, informou o diretor geral da Ukroboronprom, Dmitry Peregudov.

Kiev e Astana assinaram inicialmente um acordo sobre cooperação em matéria de revisão de veículos blindados no final de 2011.

“Hoje, passamos para um novo nível – a produção do mais moderno produto projetado pelos ucranianos, o BTR-4. Ao todo, cem viaturas serão construídas”, disse ele. “Os dez primeiros serão construídos este ano, e no ano seguinte os outros 90. O valor global do contrato é de R $ 150 milhões,” disse ele.

A Ucrânia vai garantir a entrega de tecnologia e sistemas de produção conjunta, e também treinamento de pessoal, disse o presidente de engenharia do Cazaquistão, BolatSmagulov.

“Nós estamos interessados ​​no desenvolvimento de projetos conjuntos, em especial armas de grande calibre, sistemas de navegação e outros itens de defesa”, disse ele.

O BTR-4 de oito rodas foi desenvolvido no início do Século XXI e é bastante diferente em layout dos projetos da era soviética como o BTR-80 e o BTR-90. O veículo foi projetado para transportar oito soldados para combate e fornecer apoio de fogo a eles em condições extremas de clima quente e frio. Ele pode ser armado com um canhão de 30mm, mísseis antitanque e metralhadoras.

FONTE: RIA Novosti

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bosco Jr
Bosco Jr
11 anos atrás

Acho o conjunto dessa versão um pouco exagerado. Não vejo razão para o lançador de granadas de 30 mm combinado com o canhão, também de 30 mm. Tudo bem combinar canhão e metralhadora média, ou lançador de granadas e metralhadora média, mas os 3 juntos acho redundante, e infelizmente, nem sempre redundância é bem vinda já que implica em aumento de custo, complexidade de manutenção e de logística, aumento de peso, falta de espaço para munição, etc. Mas isso não tira o mérito do veículo, é claro. Deve haver um bom motivo que eu deixei passar para a combinação dessas… Read more »

rsbacchi
rsbacchi
11 anos atrás

O aparecimento do BTR-4 foi uma das maiores satisfações profissionais de minha vida. O BTR-4 aproveita muito do projeto dos seus antecessores BTR-60/70/80/90, mas introduz algo que eu sempre defendi: motor dianteiro para permitir a entrada/saída da tropa por uma grande porta traseira. Como é sabido, os BTR-60/70/80/90 tinham/têm o motor traseiro. Isto não se deve a nenhuma besteira dos excelentes projetistas de veículos militares soviéticos, mas simplesmente ao fato de que o projeto inicial foi construído sem teto e produzido desta maneira por algum tempo. O teto foi uma adição posterior. Quando foi introduzido o teto, a saída por… Read more »

M.A
M.A
11 anos atrás

Bacchi,
Imbecis também os próprios engenheiros soviéticos, que colocaram a saída do BMP-1 e de seus sucessores na traseira…
(apesar dele ser um VCI, o argumento da facilidade de desembarque deveria ser o mesmo).