sexta-feira, dezembro 3, 2021

Saab RBS 70NG

Ministério da Defesa inaugura Serviço de Informações ao Cidadão

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

Brasília, 11/05/2012 – O cidadão já dispõe de setor para consultar e ter acesso às informações de domínio público do Ministério da Defesa. Atendendo ao previsto na Lei de Acesso à Informação (LAI), o ministro da Defesa, Celso Amorim, inaugurou nesta sexta-feira o Serviço de Informações ao Cidadão (SIC), cuja infraestrutura foi montada no térreo do prédio. O setor possui dois computadores para uso do visitante. Além disso, duas atendentes estarão na repartição, de segunda a sexta-feira, de 9h às 18h. É possível também solicitar informações por meio eletrônico.

Celso Amorim destacou que a inauguração do SIC é um passo importante no processo de transparência. Em entrevista após a cerimônia, o ministro lembrou que, no início do processo, havia dúvidas se as Forças Armadas cumpririam as diretrizes da legislação no que diz respeito ao acesso às informações. Segundo ele, a inauguração do SIC mostra que o Ministério da Defesa está seguindo à risca as orientações da lei.

“Acho que vocês [jornalistas] já captaram a importância do evento de hoje (…). A Defesa é um ministério especialmente complexo”, afirmou. Para Amorim, a implementação da LAI no órgão, incluindo os comandos militares, “é um passo muito importante para esse aspecto essencial a toda democracia que é a transparência.”

Ainda de acordo com o ministro, o Ministério da Defesa tem promovido muitos avanços no sentido de dar acesso às informações sobre o funcionamento da pasta. E destacou a publicação, nos próximos meses, do Livro Branco de Defesa Nacional. “Claro que se o cidadão não esgotar a curiosidade dele, poderá recorrer aqui a esse serviço que, como vocês veem, é realmente público. Não tem uma catraca, o acesso é bem fácil.”

Na entrevista, Celso Amorim mencionou também o trabalho dos servidores do ministério, para permitir que o serviço seja colocado em funcionamento. E destacou o desempenho do secretário de Organização Institucional (Seori), Ari Matos Cardoso, pela agilidade com que articulou o processo.

O ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage, também participou da cerimônia. Ele destacou a rapidez como o governo vem implantando as medidas determinadas na LAI. Segundo ele, em países como a Inglaterra foram necessários cinco anos para que a população tivesse as informações à disposição. O prazo médio em outras nações é de dois anos.

“Considero altamente simbólica essa solenidade, particularmente por ser no Ministério da Defesa. Talvez por ser uma das áreas mais sensíveis, que poderia haver maior expectativa da sociedade. O Ministério da Defesa foi um daqueles que progrediu mais rapidamente com a preparação do serviço de informação ao cidadão”, declarou.

Jorge Hage frisou que a sociedade não deve esperar que o serviço funcione de imediato no governo como um todo. “Como tenho dito, ninguém espere que se trata apenas de apertar um botão e tudo funcionará às mil maravilhas”, disse.

“A realidade não é assim. Estamos vencendo uma cultura de 500 anos de opacidade na tradição da administração pública brasileira. Esse é o passo inicial. Nós fizemos tudo que é possível fazer”, explicou.

Espaço SIC

O espaço do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) tem por finalidade receber os pedidos de consulta aos documentos oficiais da Defesa. Para ser atendido, basta dirigir-se à entrada lateral do ministério. Ali, o cidadão poderá fazer consulta na internet ou preencher o formulário com o pedido de dados ou documentos desejados.

Pelas regras estabelecidas na lei, o interessado não precisa dizer o motivo pelo qual busca o documento. O setor tem prazo de 20 dias para atender o pedido, período que pode ser prorrogado por mais 10 dias, de acordo com a complexidade.

O SIC atenderá demandas dos cidadãos de segunda a sexta-feira, de 9h às 18h, ou por meio eletrônico. Com isso, o MD cumpre uma das determinações da Lei de Acesso à Informação (LAI) que é colocar a estrutura física do SIC à disposição do cidadão.

Coordenadores do Serviço de Informações ao Cidadão (SIC)

O SIC é coordenado pelo tenente-coronel Alexandre Emilio Spengler (alexandre.spengler@defesa.gov.br) e por Osmar Joaquim Filho ( osmar.filho@defesa.gov.br

Responsáveis pelo atendimento do Serviço de Informações ao Cidadão (SIC)

Fábbia Gomes Barbosa Jacob da Silva – fabbia.silva@defesa.gov.br
Thamyres Pereira Quintão – thamyres.quintao@defesa.gov.br
Telefone: (61) 3312-8597 / FAX: (61) 3312-8528
E-mail: sic@defesa.gov.br

- Advertisement -
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias

Alltec apresenta suas inovações tecnológicas na 6ª Mostra BID Brasil

Alltec desenvolveu uma blindagem adicional do Guarani, veículo para transporte de tropas, do Exército Brasileiro A Alltec, empresa de Pesquisa...
- Advertisement -
- Advertisement -