(Citado por Mariano Grondona – La Nacion, 12) 1. É atribuída a Ian Fleming, o criador de James Bond, a seguinte frase: “Uma vez é acaso, duas vezes é coincidência, três vezes é ação inimiga”.

2. Em seu estudo sobre os regimes políticos do nosso tempo, Guillermo O’Donnell descreveu a um deles, que chamou de ‘democracia delegativa’, como aquele em que, quando um presidente chega ao poder democraticamente, a partir desta primeira vitória passa a ocupar todo o poder.

3. Na descrição de O’Donnell, que devia estar pensando na Venezuela de Chávez, o que costumamos chamar de “ditadura” é como um ovo escondido nas entranhas da democracia para substituí-la por dentro, como se fosse um tumor maligno que os democratas não percebem até que seja tarde demais. Quantas na América Latina se poderia também de “democracia delegativa”?

FONTE: Ex-Blog do Cesar Maia

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Blind Man's Bluff
Blind Man's Bluff
11 anos atrás

O que é Democracia afinal?
Seria o ato de poder apenas escolher um representante, que por sua vez depois de escolhido só decidirá sobre seu próprio interesse? Ou democracia seria o poder da maioria decidir realmente sobre os assuntos de interesse?