Jornal revela alerta para atentado terrorista na América Latina

5

Relatório enviado a agências de inteligência aponta risco de ataque de radicais islâmicos

 

BUENOS AIRES — Agências estatais de inteligência dos Estados Unidos e de governos europeus enviaram nesta semana um alerta a vários países latino-americanos, informando sobre a possibilidade de um atentado terrorista no continente. Segundo informaram o jornal “El País”, do Uruguai, e o site de notícias “Infobae”, da Argentina, o documento recebido por órgãos da região confirma a possível realização de um ataque por grupos extremistas islâmicos.

O “Infobae” citou especificamente o Hezbollah libanês, frequentemente ligado por fontes ocidentais a atentados em outros países, sobretudo contra alvos judaicos. No Uruguai, o governo do presidente José “Pepe” Mujica acionou o protocolo previsto nestes casos, reforçando a segurança em portos e aeroportos. As medidas foram adotadas pela Direção Geral de Informação e Inteligência (DGII), no âmbito do Ministério do Interior. Fontes do setor disseram ao “El País” que “este alerta não quer dizer que vá ocorrer um atentado em território nacional, mas sim que o país pode ser utilizado como base, refúgio ou simplesmente trânsito por grupos deste tipo”.

As mesmas fontes explicaram que o protocolo implementando prevê “especial cuidado com pessoas que registrem algum antecedente neste tipo de atividades”. E acrescentam não estarem “discriminando pessoas somente pelo fato de elas serem muçulmanas”.

Troca de informações sobre pessoas e elementos suspeitos

Agências de segurança e inteligência locais estariam trocando informações sobre pessoas e elementos considerados suspeitos. Os escritórios da Interpol no continente também estariam trabalhando na prevenção de atentados, fornecendo dados sobre pessoas e grupos terroristas que poderiam estar na região.

A denunciada presença de células do Hezbollah na América Latina é uma ameaça latente que há vários anos preocupa governos do continente. Em 2011, membros do Congresso americano alertaram sobre ações do grupo na Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. Segundo o deputado republicano Patrick Meehan, chefe da Subcomissão Contra o Terrorismo da Comissão de Segurança Nacional, o Hezbollah “tem uma ampla rede na região” e isso significa um risco para a segurança americana.

Em artigo publicado também no ano passado e intitulado “A crescente ameaça iraniana na América Latina”, a revista “Foreign Policy” afirmou que “nos últimos anos o Hezbollah e seus mecenas no Irã expandiram enormemente suas operações na América Latina, afetando a segurança interamericana e os interesses estratégicos dos EUA”. Os autores do texto, o ex-embaixador americano na Organização de Estados Americanos (OEA) Roger Noriega e José Cárdenas, asseguraram que “o Hezbollah usa o Hemisfério Ocidental como base de operações e arrecadação de recursos”.

Segundo Noriega, os terroristas instalaram seu centro de operações na Ilha Margarita, um dos principais centros turísticos da Venezuela. Em entrevista ao jornal uruguaio “El País”, também no ano passado, o especialista em terrorismo israelense Jonathan Fine disse que está comprovada a ação de células do Hezbollah e da Jihad Islâmica em países do continente americano.

FONTE: O Globo

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
giordani1974
giordani1974
11 anos atrás

Mas convenhamos, atacar a América Latina seria um tiro no pé desses grupos, ainda mais que eles gozam de livre acesso e apoio por parte dos integrantes do alto escalão dos governos locais. Aqui no brazil guerrilheiros das farcs já foram recebidos com pombas de estado e direito a suíte presidencial(e a visitar certos centros culturais “noturnos”) então imagina um terrorista, de verdade, “oprimido” pelos israelenses e norte-americanos… Na AS só consigo imaginar um ataque a embaixada dos EUA no chile ou na colômbia…no resto, é tudo amigo, brother, cumpañero…não seria lógico perder o apoio destes governos…e vale lembrar que… Read more »

indioinformatico
indioinformatico
11 anos atrás

Na realidade nao só esses jornais publicaram, a alerta foi para toda a América, mas, Argentina tem motivos para se preocupar…
Enquanto a Uruguai, horas depois do atentado à escola francesa, um libanés com antecedentes foi pego numa escola judea de Montevideo pela seg. particular desta, e, quando a policia o pegou,misteriosamente fugiú. E, os diplomatas iranianos no Uruguai, mantém muitos bons relacionamentos oficiais, como para ficar alertas….

giordani1974
giordani1974
11 anos atrás

Ops! Aonde está escrito “pombas” leia-se “pompas”…essesteclados…

rsbacchi
rsbacchi
11 anos atrás

Realmente, melhores amigos dos que os governos da América do Sul é dificil o Hezbollah encontrar!

Bacchi

Vader
11 anos atrás

Manda o Hizbollah subir um morro no Rio ou em SP e o cara vai é aprender como se faz terrorismo de verdade…