(Jorge Castro – Clarín) 1. O governo chinês reconhece esta tendência e diminuiu por duas vezes suas previsões de crescimento em 2012, levando-os a 7,5% e 7% no ano (entre 2000 e 2008 foi de11% ao ano, com um pico de 13% em 2007).

2. O Banco Mundial prevê que em 20 anos a taxa de crescimento passará de 10% para 5% ao ano. Tudo indica, em suma, que a forma de crescimento dos últimos 30 anos (exportações +aumento sistemático do investimento) esgotou seu potencial, e que a desaceleração atual não tem um caráter cíclico, mas estrutural.

3. O problema é o curto e médio prazo, cheio de incertezas, especialmente para os exportadores de matérias-primas, como são todos os países da América do Sul. Em longo prazo a mudança é nítida; tem a força bruta da certeza e se assimila a óbvia comprovação da realidade.

4. A desaceleração da economia chinesa significa que os grandes exportadores de minérios (Austrália, Brasil, Chile, Peru, entre outros) dificilmente vão receber nos próximos 10 anos os benefícios de um superciclo de matérias-primas tão intenso quanto o da última década. Entre 2000 e 2010, as importações chinesas de minério de ferro aumentaram 42,5 vezes; as de carvão, 248 vezes; e as de cobre, 16,2 vezes.

5. O índice de matérias primas caiu 12% em abril, em comparação com o primeiro trimestre. O minério de ferro e o carvão tiveram as maiores quedas (12% em Abril).

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Corsario137
Corsario137
11 anos atrás

Calma, calma, calma, não criemos cânico! A China está desacelerando? Sim, está. Mas… Crescer, digamos 7% sobre o PIB atual é menos do que crescer 10 ou 11% sobre o PIB de 10 anos atrás? A China é um gigante que desacelera mas não freia. A economia mundial não é uma constante nem uma variável aleatória mas uma curva que hora sobe, hora desce. A China é a “fábrica do mundo” e o mundo está consumindo menos desde 2008. Foram necessários quase 4 anos para a máquina sentir a desaceleração e ainda assim, queria o resto do mundo dar uma… Read more »