domingo, dezembro 5, 2021

Saab RBS 70NG

Fumaça 60 anos: a vez da Aviação do Exército

Destaques

Guilherme Poggiohttp://www.forte.jor.br
Editor da Revista Forças de Defesa

A Academia da Força Aérea (AFA) recebeu a visita de várias atrações nacionais e internacionais para as comemorações dos 60 anos da Esquadrilha da Fumaça, entre os dias 12 e 13. Dentre os convidados nacionais estavam dois helicópteros do Exército Brasileiro.

Um era do modelo AS550 Fennec e o segundo um AS532 Cougar (por sinal, o mais recente da encomenda original de oito unidades). Ambas as aeronaves são oriundas da Base de Aviação de Taubaté (BAvT), sede da Aviação do Exército e local onde está instalado o Comando de Aviação do Exército (Cmdo Av Ex).

 

1º BAvEx

 

O 1º BAvEx (1° Batalhão de Aviação do Exército), foi criado em 03 de setembro de 1986, sendo uma unidade pioneira na recriação da Aviação do Exército. O primeiro helicóptero, um HA-1 Esquilo matrícula EB 1001, foi recebido em abril de 1989.

Entre 1990 e 1993, sofreu transformações organizacionais e mudanças de denominação, proporcionando condições para a criação de outras unidades da Aviação do Exército, passando inicialmente a ser o 1º Batalhão de Helicópteros.  No início de 2005, voltou à sua denominação original: 1º Batalhão de Aviação do Exército.

O Batalhão Falcão possui duas esquadrilhas: uma Esquadrilha de Reconhecimento e Ataque, composta por aeronaves HA-1 Fennec; e uma Esquadrilha de Emprego Geral, composta por aeronaves HM-1 Pantera.

2º BAvEx

 

O 2° Batalhão de Aviação do Exército (2º BAvEx) foi recriado em 17 de agosto de 1993 e recebeu a denominação “Batalhão Casimiro Montenegro Filho”, uma justa homenagem ao Marechal Casimiro Montenegro Filho, cuja carreira sempre esteve ligada ao voo.

O 2° Esquadrão de Aviação do Exército (“Guerreiro”) originou-se da 1ª Companhia de Helicópteros de Manobra e da Companhia de Comando e Serviço do então 1° Batalhão de Helicópteros. A designação atual é de 1° de janeiro de 2005.

O 2º BAvEx possui uma Esquadrilha de Comando e Apoio, uma Esquadrilha de Helicópteros de Reconhecimento e Ataque (equipada com HA-1 Fennec) e duas Esquadrilhas de Helicópteros de Emprego Geral (equipadas com HM-1 Pantera e HM-3 Cougar) que realizam basicamente operações aeromóveis, e uma Esquadrilha de Manutenção e Suprimento.

- Advertisement -
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias

23° Esquadrão de Cavalaria de Selva recebe instrução sobre simulador da Viatura Blindada Guarani

Tucuruí (PA) – Entre os dias 23 e 24 de novembro, o 23° Esquadrão de Cavalaria de Selva (23...
- Advertisement -
- Advertisement -