Uma foto vale mais que mil palavras: a maior invasão anfíbia de todos os tempos, com o desembarque de mais de 160 mil soldados em 6 de junho de 1944. Com o apoio de 195.700 pessoas das marinhas de guerra e mercantes aliadas em mais de 5.000 navios que foram envolvidos na operação.

Soldados e material foram transportados a partir do Reino Unido por aviões carregados de tropas e navios, desembarques de assalto, suporte aéreo, interdição naval do Canal Inglês e fogo naval e de apoio. Os desembarques ocorreram ao longo de um trecho de 80 km na costa da Normandia dividida em cinco setores: Utah, Omaha, Gold, Juno e Sword.

Para conseguir tirar a Europa do domínio de Hitler, os Aliados tiveram 37.000 mortos e 172.000 feridos ou desaparecidos. A Alemanha sofreu com baixas de 200.000 mortos e feridos e 200.000 capturados.

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
andreluizsilvacorreia
andreluizsilvacorreia
11 anos atrás

Grande operaçao sem sombra de duvidas

Mas em boa porte os aliados bateram em moleques da juventude hitlerista, prisioneiros eslavos e divisoes da SS acostumadas com a boa vida na França

Tem um papo que o desembarque em Okinawa foi de maior proporçao

Alguem confirma?

De qualquer maneira, é briga de boteco se comparada a qualquer coisa do front russo

Vader
11 anos atrás

andreluizsilvacorreia disse: 8 de junho de 2012 às 8:30 Parceiro, com todo o respeito, mas não diga bobagens. A Operação Overlord foi o maior desembarque anfíbio da história da humanidade, o maior desembarque aerotransportado até então e de longe a mais complexa e cara operação logística de combate jamais realizada. Foi uma operação tão complexa que começou a ser pensada logo após a queda da França, ainda em 1940; envolveu ao todo quase 1 milhão de homens, 14.200 barcos, 600 navios de combate e milhares de aviões. Só para que se tenha uma ideia seus custos combinados superaram em muitas… Read more »

andreluizsilvacorreia
andreluizsilvacorreia
11 anos atrás

Salve Vader Bem, o grande barato do dia D foram as operaçoes de contra inteligencia para enganar os alemaes, usaram até o cadaver de um indigente como sendo um oficial carregando supostos planos Mas a no fim das contas a Normandia pagou o pato, a libertaçao dela poupou Paris mas ironicamente causou mais estragos e mortes de civis do que a ocupaçao alemã sobre a batalha em si, andei lendo muita coisa do Antony Beevor, e em partes ele diz isso mesmo, uma grande briga de boteco com um inimigo ja cambaleante Os chucrutes confiavam demais na fortaleza Europa que… Read more »

Daglian
Daglian
11 anos atrás

andreluizsilvacorreia, … com a ajuda dos aliados. A Alemanha estava ocupada com seu front ocidental e, portanto, tinha uma fração de suas tropas e equipamentos fazendo frente aos russos. Isso, somado à ajuda (militar e econômica) aliada aos soviéticos, certamente foi demais para a Alemanha. Com todo o respeito, mas nenhuma operação na história JAMAIS foi tão eficiente e movimentou tanto material e tropas como o Dia D. JAMAIS. A Guerra Fria não escondeu nenhuma operação soviética pois todo e qualquer embate soviético com os alemães era sempre exaltado exageradamente, até para “intimidar” os americanos e mostrar uma força que… Read more »

Ivan
Ivan
11 anos atrás

Daglian,

Concordo com vc, nada se compara a uma operação aeronaval para desembarque de tropas contra uma região defendida.

Desembarcar contra as defesas de uma ilha já é uma operação imensa, contra as defesas de um continente é algo gingatesco e extremamente complexo.

Acredito que a “Operação Overlord” envolveu todo tipo de operação de guerra: da guerra submarina (proteção dos comboios e inserção de comandos) a tomada de posições fortificadas; do bombardeio naval à superioridade aérea; do desembarque naval de tanques ao lançamento de paraquedistas.

Não lembro de nenhum tipo de guerra que não faça parte desta operação.

Sds,
Ivan.

Control
Control
11 anos atrás

andreluizsilvacorreia disse: 9 de junho de 2012 às 0:39 Jovem André A operação de contra inteligência onde foram plantadas informações falsas sobre um desembarque em um cadáver vestido com uniforme de um oficial inglês foi referente ao desembarque na Sicília. O cadáver era de um homem que morreu com sintomas similares a um afogamento na Inglaterra (não era um indigente) e foi liberado na costa da Espanha com documentos que indicavam um local falso para o próximo desembarque na costa mediterrânea. Isto aconteceu bem antes do dia D. Para obter um melhor retrato sobre o dia D e a Campanha… Read more »