Segundo o ministro Antonio Patriota, o grupo deve garantir que a democracia seja respeitada

 

RIO DE JANEIRO – Os países da Unasul decidiram enviar uma missão de chanceleres para o Paraguai com a intenção de analisar a crise criada com a abertura do processo de impeachment contra o presidente Fernando Lugo, informaram fontes oficiais. A decisão foi tomada durante a reunião que ocorre nesta tarde no Rio de Janeiro, com a presença dos presidentes do Brasil, Dilma Rousseff, da Colômbia, Juan Manuel Santos, do Chile, Sebastian Piñera, da Bolívia, Evo Morales, do Uruguai, José Mujica, e do Equador, Rafael Correa.

De acordo com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, que fará parte do grupo, a missão parte ainda hoje para o Paraguai. O secretário-geral do bloco, o venezuelano Alí Rodríguez, também vai se juntar à missão.

Patriota explicou que a Unasul vai atuiar de acordo com a cláusula democrática do bloco e com o objetivo de garantir que sejam respeitadas a “instituição” e a “democracia” no Paraguai. Segundo o ministro, a missão também exigirá que seja “respeitado” o “direito de defesa” do presidente Lugo.

Impeachment

A Câmara dos Deputados paraguaia aprovou um processo de impeachment do presidente e o Senado pode aprovar decisão semelhante nas próximas horas. O presidente paraguaio Fernando Lugo telefonou para a colega brasileira Dilma Rousseff e outros presidentes do bloco, segundo uma fonte do governo brasileiro, para informar que não pretende renunciar e que já tomou as medidas necessárias para investigar a morte de 17 pessoas na última sexta, em uma desocupação de terras -motivo que levou à oposição a pedir seu afastamento.

FONTE: Estadão/Efe

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Giordani RS
Giordani RS
11 anos atrás

Os esquerdoPaTa$ sulamericanos com medo de perderem uma boquinha…

hamadjr
hamadjr
11 anos atrás

Da mesma forma as forças reacionária do Paraguay com medo perder privilégios, e desde quando o governo do presidente Lugo é de esquerda kkkkkkkkk, precisa update do conceito de isquerda

Mauricio R.
Mauricio R.
11 anos atrás

Unasul 0 X 1 Democracia
Tchau Lugo, um bolivariano a menos!!!
Agora só falta rever o aumento indevido da mesada, imposto a nós brasileiros pelo apedeuta, que pagamos ao Paraguai, pela hidroelétrica que finaciamos, construímos e pagamos.

Aurélio
Aurélio
11 anos atrás

Caro Maurício, é melhor não tentar rever este aumento indevido, senão o Paraguai aumenta ainda mais o valor do MWh. Sabe porque? Os políticos do Paraguai tem coragem, os do brasil não. Os do brasil, só tem coragem para aumentar impostos, o Paraguai só consegui este aumento, porque o congresso brasileiro concordou.

J.Patherson
J.Patherson
11 anos atrás

Lamento Sr. MauricioR , mas sem essa de receber , dinheiro da hidreletrica , pois em breve os americanos que apoiaram o golpe de estado (pois até onde sei 30 horas pra se defender de impeachement , nem o color teve tão pouco) , vão construir uma linda base lá…….. e assim nacionalistas , veem a america latina ter novamente a democracia atacada e tornar-se novamente quintal dos americanos…