Home Armas Nucleares Coreia do Norte: armas nucleares são necessárias para combater a ameaça americana

Coreia do Norte: armas nucleares são necessárias para combater a ameaça americana

413
3

Hoje a Coreia do Norte reafirmou a necessidade do país de desenvolver armamentos nucleares para deter a ameaça atômica dos Estados Unidos, e afirmou que não abrirá mão do direito de lançar foguetes como parte do que o país definiu como um programa espacial pacífico.

Segundo informe fornecido a repórteres pela delegação norte-coreana, o ministro das relações internacionais, Pak Ui-Chun, declarou aos presentes no Forum da Associação das Nações do Sudeste Asiático que o objetivo de Washington seria “eliminar o sistema e a ideologia política pelos quais nosso povo optou”.

O lançamento de um foguete de longo alcance realizado pela Coreia do Norte em 13 de abril deste ano elevou tensões na região e anulou um acordo firmado com os Estados Unidos em 29 de fevereiro. Os termos propunham que o país asiático aceitasse suspender seu programa de enriquecimento de urânio e os testes nucleares e com mísseis – em contrapartida os Estados Unidos prometeram fornecer 240 mil toneladas de alimentos em regime de auxílio.

Os norte-americanos e seus aliados descreveram o lançamento do foguete como um teste de mísseis disfarçado, enquanto que a Coreia do Norte declarou que o objetivo era apenas colocar um satélite em órbita. O foguete explodiu logo após a decolagem.

De acordo com o informe, o ministro Ui-Chun disse aos colegas durante o fórum, que foram os EUA que puseram o acordo de lado e causaram as tensões na península da Coreia.

Os Estados Unidos, o Japão e a Coreia do Sul realizaram uma conferência hoje, aparte das atividades do fórum, onde advertiram que “qualquer provocação da Coreia do Norte… será encarada com uma resposta resoluta e coordenada por parte da comunidade internacional”.

A declaração oficial também expressa “profunda preocupação com o bem-estar do povo norte-coreano e a grave situação dos direitos humanos no país”

Em seus comentários durante o fórum em Phnom Penh (Camboja), o ministro Pak citou o uso de uma bandeira norte-coreana como alvo durante um grande exercício com munição real envolvendo os Estados Unidos e a Coreia do Sul – isso seria “uma prova clara das intenções hostis dos Estados Unidos”.

Declarou também que o país não abrirá mão de seu direito soberano de “explorar e utilizar o ambiente espacial, e de desenvolver energia nuclear para fins pacíficos” através da construção de reatores de água para geração de eletricidade.

Pyongyang afirma que seu programa de enriquecimento de urânio é destinado a alimentar reatores leves para gerar energial. Cientistas dizem que o programa poderia ser facilmente reconfigurado para produzir matéria-prima para bombas, em reforço ao atual programa de produção de plutônio.

Conversas multilaterais buscando um acordo de paz e outros benefícios caso a Coreia do Norte pusesse de lado seu arsenal atômico estão estagnadas desde dezembro de 2008.

FONTE: DefenseNews

3
Deixe um comentário

avatar
3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
RequenaClésio LuizDaglian Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Daglian
Visitante
Daglian

Desculpem-me o desdém, porém, a julgar pelo lançamento de míssel anterior, creio que a Coréia do Norte não possui maneiras confiáveis de lançar suas supostas armas nucleares (ainda que estas realmente existam/funcionem, que me parece improvável).

Clésio Luiz
Visitante
Member
Clésio Luiz

O que é aquela imagem do PC Xt está fazendo ali? Estão dizendo que é o máximo que a Coreia do norte possui é? Que piada… Eles podem ter fácil a qualquer tipo de computador que quiserem. Empresas e países dispostos a isso é o que não falta.

Requena
Visitante
Requena

Poxa Clésio

Parece que você não sabe como são os “comunas”.
Nos materiais oficiais eles divulgam só materiais/produtos obsoletos pra passar a imagem de “simplicidade”.

Mas nas casas dos oficiais do “PARTIDO” só TVs Led 75 polegadas, Ipads, Iphones, IPods e Blue Rays da Lady gaga e Bruce springsteen…

Inclusive o Kim Jong Undeve adorar cantar “Born in the USA” depois de um churrasco a beira da piscina da casa dele… 🙂