terça-feira, agosto 3, 2021

Saab RBS 70NG

Brasil tem ‘pré-sal de urânio’ a explorar, diz pesquisador na SBPC

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

Segundo especialista, país pode chegar a ser 2º maior produtor mundial. Material é usado em geração nuclear; cientistas discutiram energia no Maranhão.

O Brasil tem potencial para chegar a ser o segundo ou o terceiro maior produtor de urânio do mundo, defendeu nesta segunda-feira (23), em São Luís (MA), o pesquisador Nilson Dias Vieira Junior, superintendente do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), na 64ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a SBPC.

“O Brasil tem um ‘pré-sal’ de urânio debaixo de nossos pés”, comparou o especialista, durante a mesa-redonda “Pesquisa em energia para o Brasil”. O metal é um importante combustível para usinas nucleares.

Atualmente, o país ocupa a sexta posição no ranking mundial de reservas de urânio, com aproximadamente 309 mil  toneladas, localizadas principalmente em Caetité (BA) e Santa Quitéria (CE). No entanto, apenas 25% do território nacional foi objeto de prospecção. “Pela característica geológica que possuímos, e se houver melhor investimento na área, poderemos chegar a este patamar, sendo referência na produção de energia nuclear”, disse o especialista.

Superintendente do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), Nilson Dias Vieira defendeu a produção de energia nuclear como uma das alternativas para que aconteça em escala global a diminuição nas chamadas emissões de gases do efeito estufa (EFE), embora boa parte da população ainda tenha receio quanto a utilização desse tipo de energia. “Com a tecnologia hoje disponível no mundo, a energia nuclear é absolutamente segura. O que aconteceu ano passado em Fukushima [no Japão] foi provocado por um desastre natural, um terremoto que ocasionou um tsunami e provocou o incidente na usina”, explicou. “Mas a tecnologia em si da produção de energia nuclear se pode controlar”, defendeu.

Tratamento de resíduos
Apesar de ser considerada pelo especialista como uma “fonte limpa”, a energia nuclear ainda precisa tratar o problema dos resíduos por ela por ela produzidos. Embora quantitativamente eles sejam pequenos, são altamente radioativos. “O que se tenta hoje é utilizar esses resíduos como combustíveis. (…) Isso é uma tendência mundial, embora precise de uma estrutura gigante”, admitiu.

FONTE: Portal G1

- Advertisement -

4 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
giordani1974
giordani1974
9 anos atrás

E o colimador paira sobre uma vasta terra…de um povo que dorme profundamente…

ReturnOfTheKing
ReturnOfTheKing
9 anos atrás

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
E nossas forças armadas um lixo?
serio realmente,o Brasil é um país de m…!
Ninguem quer nada com nada aqui, só lamento!

giordani1974
giordani1974
9 anos atrás

“ReturnOfTheKing disse: 24 de julho de 2012 às 23:15 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK E nossas forças armadas um lixo? serio realmente,o Brasil é um país de m…! Ninguem quer nada com nada aqui, só lamento!” Aí Eu tenho de discordar de ti…o pessoal quer sim! Quer é meter a mão e se locupletar no erário público! Entrar para o executivo/legislativo/judiciário e ganhar um salvo-conduto para qualquer coisa, seja de vaga de estacionamento para cadeirante até barbaridades…ser eleito no braZil é sinônimo de ganhar na loteria…e a coisa só tende a piorar, uma vez que a falcatrua “nefte paíf” já faz parte da cultura…fura-se… Read more »

aldoghisolfi
aldoghisolfi
9 anos atrás

No fundo, já estou achando que não merecemos tudo o que a natureza nos brindou. Quem não segura o que é seu, não merece ser dono de nada! Salvo votar nessa quadrilha, o que foi que fizemos para sermos tão vilmente punidos assim?

Últimas Notícias

Rússia e China realizarão treinamento conjunto no exercício Zapad/Interaction 2021

A Rússia deve se juntar a um exercício militar no noroeste da China em agosto com o tema de...
- Advertisement -
- Advertisement -