EUA acusam Irã e Cuba em novo relatório sobre terrorismo

3

Washington – Os Estados Unidos indicaram em seu relatório, nesta terça-feira, que o Irã é o principal patrocinador da atividade terrorista mundial, fornecendo fundos para apoiar “grupos terroristas e militantes no Oriente Médio”, enquanto a Al-Qaeda está “em declínio” e Cuba continua protegendo terroristas.

Em seu relatório, o Departamento de Estado americano manteve Cuba em sua lista negra de países que patrocinam o terrorismo por abrigar membros de grupos subversivos e fugitivos americanos.

Cuba, que por estar na lista negra junto a Irã, Sudão e Síria, não pode receber ajuda econômica dos Estados Unidos nem gozar de benefícios comerciais ou acordos financeiros, é considerado patrocinador do terrorismo desde 1982.

Em seu relatório sobre terrorismo em 2011, o Departamento de Estado destaca o declínio da Al-Qaeda depois da morte de seus principais líderes, mas alerta que os grupos ligados à organização são uma ameaça crescente em algumas regiões vulneráveis.

O documento também afirma que membros do grupo separatista basco ETA “continuam residindo em Cuba” e que relatórios da imprensa indicam que “o governo cubano forneceu assistência política e cuidados médicos” a membros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), mas não há indícios de que tenha fornecido armas ou treinamento a esses grupos.

Tanto o Irã como a Al-Qaeda difundem sua “ideologia e retórica extremistas e violentas” em algumas das regiões mais instáveis do mundo, disse o documento enviado ao Congresso.

Ao destacar a morte do líder da Al-Qaeda, Osama Bin Laden, em uma operação realizada em seu esconderijo no Paquistão em maio de 2011, o relatório ressalta que até então “permanecia profundamente envolvido na coordenação das operações (desses grupos) e na definição de suas estratégias”.

“A perda de bin Laden e de outros importantes líderes colocaram a rede em um caminho de declínio que será difícil reverter”, acrescenta.

Ainda que o núcleo principal da Al-Qaeda tenha sido enfraquecido no ano passado, “vimos crescer grupos relacionados no mundo”, adverte o documento.

A Al-Qaeda na Península Arábica “é uma ameaça particularmente séria”, que ganhou influência no sul do Iêmen, e “está explorando a instabilidade neste país para conspirar contra os interesses regionais e ocidentais”, afirma o texto.

O braço do grupo no norte da África, conhecido como Aqim, “historicamente o mais fraco de seus afiliados, viu seus cofres encherem em 2011, com o pagamento de resgates de sequestros — prática também usada por outros grupos terroristas”.

O relatório menciona ainda grupos afins da Al-Qaeda no Iraque, onde o grupo era “resistente” e buscava “estender seu alcance para a Síria e explorar a revolta popular contra a ditadura de Bashar al-Assad”, além de na Nigéria e no Egito.

A outra grande ameaça, segundo o texto, continua sendo o Irã, que os Estados Unidos acusaram em 1984 de ser o Estado patrocinador do terrorismo e que teria ampliado suas atividades nesse sentido.

A República Islâmica reúne “esforços para explorar condições políticas de incerteza, geradas pela Primavera Árabe, assim como em uma resposta à percepção do aumento da pressão externa sobre Teerã”.

Um plano revelado em setembro para matar o embaixador da Arábia Saudita nos Estados Unidos “ressaltou um novo interesse do Irã em usar o terrorismo internacional –inclusive nos Estados Unidos– para promover os seus objetivos de política externa”.

De acordo com o documento, Teerã fornece armas e treinamento para militantes de grupos como Hamas e Hezbollah e as Guardas Revolucionárias iranianas deram treinamento para talibãs no Afeganistão.

O relatório também acusa o Irã de permitir que membros da Al-Qaeda usem seu território como um duto para canalizar fundos e agentes para o sul da Ásia.

FONTE: Exame

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Black Hawk
Black Hawk
11 anos atrás

off topicc
gente quem disse que so china copia?
quem diria mas nois brasil tb copiamos!!!
olha o novo fuzil da taurus!!!
http://planobrasil.com/2012/08/taurus-apresenta-o-fuzil-556-ct556/ copia do fc scar!!!!

Black Hawk
Black Hawk
11 anos atrás

de boa esse fuzil e anos luz mais bonito q o imbel ia2…
esse podia ser adotado no brasil,e brasileiro e e bem bonitao!!

aldoghisolfi
aldoghisolfi
11 anos atrás

Irã e Cuba!?…

Injustiça, são nossos grandes e velhos aliados, desde que o Toptop andava agitando passeatas…