Acordo com os EUA para defesa antimísseis foi ‘um erro’, diz presidente da Polônia

0

A Polônia precisa ter seu próprios escudo antimísseis, e o acordo com os Estados Unidos para estabelecer um sistema de defesa contra mísseis balísticos em território polonês foi “um erro”. Essas foram declarações do presidente polonês, Bronislaw Komorowski em entrevista para a revista Woprost, publicada no último sábado (04).

“Nós precisamos ter esse elemento [sistemas antimísseis] na defesa da Polônia. Gastar tanto em apatos militares na verdade é inútil se esses aparatos não estão protegidos contra… ataques aéreos e de mísseis”, disse Komorowski, acrescentando que o um escudo polonês tem que ser parte do sistema de defesa já existente na Europa.

O presidente também afirmou que o acordo para a montagem de de um sistema contra mísseis balísticos estadunidense em solo polonês, posteriormente descartado pelo presidente americano, Barak Obama, foi “um erro político” que não deverá se repetir no futuro.

“Nosso erro foi foi que, enquanto aceitávamos a proposta dos Estados Unidos, não levamos em conta os riscos políticos relacionados À mudança do presidente deles. Nós pagamos um preço político alto demais por isso”, disse Komorowski à revista.

Os Estados Unidos descartaram em setembro de 2010 os planos de um sistema antimísseis balísticos na República Checa e na Polônia. A Rússia  recebeu bem a decisão, e o então presidente, Dimitri Medvedev, declarou que o país cancelaria os planos de enviar mísseis táticos Iskander-M para a região de Kaliningrado, que faz fronteira com a Polônia e a Lituânia, ambas membros da OTAN. Porém, no ano passado a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, anunciou os planos de Washington para montar um sistema da nova geração para interceptores de defesa antimísseis na Polônia em 2018.

FONTE: Ria Novosti

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments