Coreia do Norte ameaça Seul em caso de envio de panfletos ao seu território

7

A Coreia do Norte ameaçou ontem (18) a Coreia do Sul com um ataque militar se opositores ao regime de Pyongyang lançarem panfletos políticos sobre seu território na próxima semana.

“Ao menor movimento vinculado (a este projeto) de lançar panfletos (…), as unidades da Frente Oeste lançarão sem aviso prévio um ataque militar sem piedade”, advertiu o Exército popular da Coreia do Norte em um comunicado.

A Coreia do Sul afirmou imediatamente que responderia a qualquer ataque norte-coreano.

“Se isto ocorrer, responderemos atacando ali onde estiver a origem dos disparos”, declarou o ministro sul-coreano da Defesa, Kim Kwan-Jin, citado pela agência de notícias sul-coreana Yonhap.

Desertores norte-coreanos anunciaram sua intenção de enviar no dia 22 de outubro às 11h30 (23h30 do dia 21 de outubro, horário de Brasília) através da fronteira perto da cidade de Paju, 60 km ao norte de Seul, balões carregando panfletos.

O exército norte-coreano, citado pela agência oficial KCNA, aconselhou os moradores da região a “evacuar em previsão de eventuais danos”. “Os arredores serão alvo de disparos diretos do Exército Popular da Coreia”, disse o comunicado.

Os militantes contrários ao regime de Pyongyang enviam regularmente em direção ao Norte panfletos de propaganda denunciando o caráter autoritário deste regime e convocando os norte-coreanos a se rebelar.

FONTE: Agência AFP

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Daglian
Daglian
11 anos atrás

É muita cara de pau. Eles irão atacar os F-15 da Coréia do Sul com o quê? É impressionante como Pyongyang realmente acredita que alguém tem medo de seu regime ditatorial, além de seu povo (claro, excetuando-se suas supostas armas nucleares).

jocemar.paim
jocemar.paim
11 anos atrás

Alguém poderia explanar comparativamente o poderio militar entre as duas Coréia?
É sabido que informações sobre o regime de Pyongyang são difíceis de se obter, mas há suposições desse poderio, não há?

vilarnovo
vilarnovo
11 anos atrás

Sempre achei engraçado o uso da palavra “desertor” para as pessoas que conseguem fugir dos regimes comunistas… é como se fossem criminosas.

Giordani
Giordani
11 anos atrás

A coréia do sul tem força mas não tem peito para responder à altura qualquer ataque da CN, como foi da última vez…

Uitinã
Uitinã
11 anos atrás

A coreia do sul deve manter seus protestos dentro de sua fronteira, mesmo que a Coreia do Norte seja o Inferno na Terra, ela e uma nação soberana qualquer ato desse e claramente um ato de infração a soberania Norte Coreana, como o Giordani disse a Coreia do Sul não tem peito pra responder qualquer ataque Norte Coreano e a principal questão e que a CS não quer uma guerra seria completamente desastroso pro lado sul. E não achem que seria uma Guerra Fácil, a perda humana seria tão grande para os 2 lados que logo um novo armistício seria… Read more »

Vader
11 anos atrás

Giordani disse: 19 de outubro de 2012 às 21:02 “A coréia do sul tem força mas não tem peito (…)” Prezado Giordani, me desculpe, mas penso que a CS tem peito, equipamento e pessoal mais que suficiente para arrasar o regime norte-coreano em alguns poucos dias de combate. O que a Coréia do Sul não quer, em absoluto, é justificar as paranóias da tirania norte-coreana, dando a esta um álibi para arrasar com o próprio povo, lançando seu exército de um milhão de mortos de fome em direção às linhas de tiro de metralhadoras. Uma guerra entre as duas Coréias… Read more »

Giordani
Giordani
11 anos atrás

Vader,
Exatamente por isso a CS não tem peito. A conta a ser paga, qualquer que seja, será por conta da CS…
Esses imbecis ideopatas (com a convivência do Ocidente) aprontam das suas, vivem dias de nababescos e no final, o povo e os outros que paguem por sua luxuria, assim como os alemães ainda pagam o preço da reunificação…