Israel tem o direito de se defender, diz Casa Branca

4

A Casa Branca disse neste sábado que Israel tem o direito de se defender e de decidir como responder ao ataque de foguetes disparados da Faixa de Gaza, responsabilizando o grupo palestino Hamas por iniciar o conflito.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, concordam que uma diminuição da violência é preferível, contanto que o Hamas pare de lançar foguetes contra Israel, disse o assessor adjunto de segurança nacional dos EUA, Ben Rhodes, a bordo do jato presidencial Air Force One.

Ahmed Jabari, comandante do braço militar do Hamas, foi morto em um ataque aéreo de Israel contra a Faixa de Gaza na quarta-feira. Segundo Rhodes, no entanto, os EUA acreditam que o fator que precipitou o conflito foram os foguetes lançados de Gaza.
“Acreditamos que Israel tem o direito de se defender, e que tomará suas próprias decisões quanto às táticas que usará para isso”, disse Rhodes.

O governo israelense convocou milhares de militares da reserva e posicionou tropas, tanques e outros veículos blindados ao longo da fronteira com Gaza, sinalizando que uma invasão por terra pode ser iminente.

Obama já conversou com o presidente egípcio, Mohammed Morsi, e com o premiê turco, Recep Tayyip Erdogan, sobre a situação. “Eles têm a capacidade de desempenhar um papel construtivo, conversando com o Hamas e estimulando um processo de (diminuição da violência)”, disse Rhodes.

Neste sábado, Israel realizou quase 200 ataques aéreos contra Gaza, atingindo a sede do governo palestino, um complexo policial e uma rede de túneis.

“Não comentamos a escolha de alvos específicos pelos israelenses. Digo apenas que sempre ressaltamos a importância de se evitar baixas civis”, afirmou Rhodes. “Mas novamente, são os israelenses que tomarão as decisões sobre suas operações militares.”
Desde o início do conflito, foram mortos 42 palestinos, incluindo 13 civis, e três israelenses. As informações são da Associated Press.

FONTE: Agência Estado / FOTO: AFP

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Renato Oliveira
Renato Oliveira
11 anos atrás

“Desde o início do conflito, foram mortos 42 palestinos, incluindo 13 civis, e três israelenses”. Incrível 2,23 combatentes/1 não combatente. Mais combatentes do que não combatentes mortos. Fato inédito na história das guerras. Israel tem, ao longo dos anos, consistentemente, atingido mais combatentes que não-combatentes. Mesmo este número de 13 ‘civis’ deveria ser citado com uma pitada de desconfiança, pois o Hamas e outros da mesma laia tem o péssimo costume de combater usando roupas comuns e não militares. Jovens e mulheres ‘civis’, idem, ainda mais porque chamam menos atenção do que homens adultos. A exceção fica mesmo por conta… Read more »

Uitinã
Uitinã
11 anos atrás

Agora que o renato mencionou só por motivo de curiosidade, os Etiopês acreditam que sua nação vem de descendência judaica, segundo sua crença o país foi fundado por Menelik I, filho da Rainha de Sabá e Salomão segundo o Kebra Negast, foi ele que levou a Arca da Aliança para a Etiópia e se diz que continua lá até hoje.

Foi ele que iniciou a Dinastia Salomônica que durou mais de 3 mil anos, não tem nada a ver com a matéria mas achei interessante.

Blind Man's Bluff
Blind Man's Bluff
11 anos atrás

“According to the Israeli army, some 240 missiles had been intercepted by the Iron Dome as of Saturday night with a 90% success rate.”

Blind Man's Bluff
Blind Man's Bluff
11 anos atrás