Foi divulgado hoje o pronunciamento do secretário geral da OTAN, Anders Rasmussen, comentando o pedido do governo da Turquia para a instalação de mísseis Patriot  em seu território.

 

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=rzc5oyywmYY]

 

Eu recebi uma carta do governo turco requisitando a instalação de mísseis Patriot. Esse sistema aumentará a capacidade da Turquia no que se refere à defesa anti-aérea e à defesa de seu povo e seu território. [O sistema] também contribuirá no controle das crises ao longo do sudeste da área compreendida pela OTAN. E também será uma demonstração concreta de solidariedade e determinação entre os países do Tratado.

Nessa carta, o governo turco enfatiza que os mísseis serão empregados apenas de forma defensiva, e que de maneira alguma servirão para fechar o espaço aéreo ou para operações de ataque.

A OTAN discutirá sem demora o pedido feito pela Turquia. Caso seja aprovada, a instalação [dos Patriot] será realizada conforme o atual plano de defesa anti-aérea da OTAN. Cabe individualmente aos membros do Tratado que possuem o sistema Patriot – Alemanha, Estados Unidos e Holanda – decidir se podem disponibilizar o equipamento para instalação, e por quanto tempo.

Na semana que vem, uma equipe visitará o país para um levantamento de possíveis locais para os mísseis. A segurança do Tratado é indissolúvel. A OTAN se compromete totalmente a deter quaisquer ameaças e proteger a integridade do território turco“.

FONTE: Site oficial da OTAN via Naval Open Source Intelligence (tradução e adaptação do Forças Terrestres a partir de original em inglês)

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments