Em prêmio Soldado-Cidadão, ministro destaca importância do Serviço Militar na integração dos jovens com a sociedade

1

Disciplina, hierarquia, preparação, conhecimento técnico, capacitação e comprometimento. Durante a entrega do 3º Prêmio Melhor Gestão do Projeto Soldado-Cidadão, que aconteceu nesta segunda-feira à tarde, os requisitos foram mencionados, em oportunidades diferentes, para destacar o leque de qualidades aprendidas pelos jovens que integram o programa – que tem o objetivo de capacitar profissionalmente militares temporários da Marinha, do Exército e da Força Aérea Brasileira (FAB).

Durante a premiação no Teatro da Poupex, no Setor Militar Urbano, o ministro da Defesa, Celso Amorim, afirmou que “a importância desse programa é ressaltar ainda mais o papel que tem o Serviço Militar na integração dos indivíduos na sociedade”.

Para ele, o Soldado-Cidadão representa, ainda, o compromisso do governo da presidenta da República, Dilma Rousseff, com a inclusão social e “com a transformação de todos os brasileiros e brasileiras em efetivos cidadãos”.

Foram agraciadas instituições das três Forças que se destacaram na implementação do projeto: o Comando do 8º Distrito Naval, localizado na cidade de São Paulo; o Departamento de Engenharia e Construção do Exército, em Brasília (DF); e a Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Na ocasião, os prêmios foram recebidos pelos comandantes de cada unidade militar.

No mesmo evento, houve entrega do diploma de Colaborador do Projeto Soldado-Cidadão – honra concedida a personalidades e instituições, oficiais e suboficiais da ativa e da reserva, que prestaram serviço ao programa. Além de seis militares (dois de cada Força), receberam o prêmio as empresas BASF, Intelbras e Rudder Centro de Formação em Segurança.

Antes das entregas, foi exibido rápido vídeo explicativo, onde soldados das três Forças Armadas contaram sobre as qualificações que escolheram – entre elas panificação, refrigeração e eletricista de automóveis – e como têm usado os aprendizados na vida profissional.

O ministro participou da solenidade ao lado dos comandantes da Força Naval, almirante-de-esquadra Wilson Barbosa Guerra (representante); da Terrestre, general-de-Exército Enzo Martins Peri; e da FAB, tenente-brigadeiro-do-ar Juniti Saito. Estiveram presentes, também, participantes beneficiados pela iniciativa.

Projeto

Sob a gestão do Ministério da Defesa (MD), o projeto Soldado-Cidadão foi criado em 2002. O propósito principal é dar oportunidade para que profissionais temporários das Forças Armadas aprendam uma atividade e possam exercê-la após deixarem as organizações militares. É uma ponte para o primeiro emprego.

Até o final deste ano, a iniciativa terá beneficiado cerca de 180 mil jovens em 134 municípios, com uma média de 67% empregados ou gerando renda.

Já o prêmio Soldado-Cidadão foi instituído pelo MD em 2010 para reconhecer e divulgar as melhores práticas de gestão dos agentes envolvidos na execução do programa.

FONTE: Ministério da Defesa

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
rsbacchi
rsbacchi
11 anos atrás

Realmente, isto é que é ministro dentro das coisas modernas!!!

Enquanto uma gigantesca maioria dos paises está abandonando o serviço militar obrigatorio por se considerar que o mesmo não satisfaz as exigencias da guerra moderna, e é altamente dispendioso, este genio defende o mesmo.

Bacchi