Financial Times chama Dilma de ‘Rena do Nariz Vermelho’ e Mantega de ‘Elfo Vidente’

39

(Matéria do Financial Times, edição de Natal de 2012.) 1. O desempenho da economia brasileira foi satirizado no conto de Natal do blog beyondbrics, do jornal britânico Financial Times, sobre os países emergentes. Estrelando o bate-boca com o próprio Papai Noel, apareciam a presidente Dilma Rousseff, caracterizada como a rena do nariz vermelho e o ministro Guido Mantega (Fazenda), como ‘Guido, o elfo vidente’. No conto, o Papai Noel afirma que os personagens deste Natal são os mesmos de 2011, exceto pela mudança do representante da América Latina -sai Dilma e entra Enrique Peña Nieto, novo presidente do México- e pelo novo líder chinês, Xi Jinping. “Você não pode me rebaixar!”, protestou Dilma. “O que me diz sobre meu maravilhoso nariz vermelho?”.

2. “É o seu nariz vermelho o problema. As crianças pensam que você é socialista. Quem confia em um socialista para trazer brinquedos?”, responde o Papai Noel. Indignada, Dilma lembra que o líder chinês é ainda pior por ser comunista. “Mas ele diz as coisas certas”, retrucou Papai Noel, ao lado do chinês que clamava a “luta contra a corrupção”. Dilma retruca dizendo que seus “chifres” são os “sextos maiores” do mundo, quando é interrompida pelo premiê britânico David Cameron reivindicando a posição – o Brasil perderá o posto de sexta economia para a Inglaterra. Então, a presidente brasileira explode: “Por que motivo meus chifres não crescem mais rapidamente?”. Nesse momento, entra o ministro Guido Mantega, caracterizado como o “elfo vidente”, garantindo que os chifres da presidente crescerão um metro em 2013. Dilma cobra explicação sobre como chegou à previsão. “Tive um estalo. Perguntei as previsões de todos os outros elfos e multipliquei por dois”, respondeu Mantega. “Oh, Guido, por que será que eu não te demito?”. “Não seria porque a revista ‘Economist’ pediu isso?”, responde o ministro.

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader
11 anos atrás

Hehehe, é bom ver que acabou a “lua-de-mel” entre a PeTralhada e a grande imprensa internacional.

justin oliveira
justin oliveira
11 anos atrás

Essa não é aquela rena que DETESTA aposentados (inss) ?

Rafael Bastos
Rafael Bastos
11 anos atrás

Haha por mais que essa estoria tenha um pouco de verdade o fato é que isso tudo na verdade me cheira a dor de cotovelo inglês. Ao menos estamos mais longe de uma bancarrota e uma divida 16 trilhões de dólares…

Observador
11 anos atrás

Rafael Bastos disse:
3 de janeiro de 2013 às 16:51

“Um pouco de verdade”?!

Não vejo pouco em lugar nenhum! É humilhante que um estrangeiro tenha uma visão mais clara dos incompetentes que nos governam que os próprios brasileiros.

alexandre
alexandre
11 anos atrás

Humilhante é ver brasileiros baterem palmas para idiotas estrangeiros que não se conformam com a queda dos juros ou a diminuição do roubo na conta de luz, esses macacos ingleses estão defendendo seus especuladores. Parabéns a Dilma pela coragem de bater de frente contra esses vagabundos financeiros.

alexandre
alexandre
11 anos atrás

A direita do Brasil, vivia falando do custo Brasil, é engraçado que quando um governo socialista começa a atacar o problema, com diminuição de juros, da carga tributária, custos da folha de pagamento, tarifas de luz e outras medidas eles vem distorcer dizendo que está quebrando contrato. É por isso que estão perdendo as eleições, perderam São Paulo capital e vão perder o Estado tb. acho que deveriam ir morar em londres.

james
james
11 anos atrás

Há de se concordar que realmente estamos longe de ser o ideal, mas esquecer do governos anterior ao da petralhada, é um absurdo. Já descobri : a maioria dos “esquecidos” aqui são de origem nobre.

Paulo Itamonte
Paulo Itamonte
11 anos atrás

Ora, ora, ora, depois de tanto trabalho que esse nosso governo teve para aparecer no cenário mundial e o resultado de tanto esforço era virar uma piada? Pois é, talvez porque seja uma piada mesmo. Eu também não acho que seja dor de cotovelo dos ingleses. Podemos não ter os trilhões de dívida que eles tem mas também não temos estradas, educação, saúde, ferrovias, aeroportos que prestem, luz elétrica que funcione, portos, renda, saneamento, infraestrutura, forças militares, segurança pública, aposentados vivendo com dignidade, etc, etc, etc. Perto deles não temos nada, só lorotas, blá blá blá e ufanismo barato.

Luiz Paulo
Luiz Paulo
11 anos atrás

Pros amigos que adoram propagar as ‘geniais’ feituras economicas desse desgoverno através de generalidades, sem analisar as questões em profundidade.

http://mises.org.br/Article.aspx?id=1492

Sobre a conta de luz que o amigo falou… Dilma só está devolvendo o que Lula tirou rs. Relatório do TCU atesta isso.

http://www.implicante.org/editorial/resposta-aos-governistas-sobre-a-farsa-da-reducao-da-conta-de-luz/

Hehe, é assim que a esquerda vive: De propagar ilusões e fugir da realidade. A realidade da vida e da economia é complexa demais, então é melhor criticar tudo, colocar a culpa de tudo no ‘sistema’ e nos empresários e pronto.

Pelo amor de Deus…

Vader
11 anos atrás

Rafael Bastos disse:
3 de janeiro de 2013 às 16:51

A dívida pública inglesa é de R$ 2,36 trilhões, o que representa 59% do PIB inglês.

Não é uma dívida pequena, mas também não é impagável. Na verdade é uma das menores da Europa em comparação ao PIB.

E quase do tamanho da brasileira, que orça por volta de R$ 2 trilhões.

Vader
11 anos atrás

Rafael Bastos disse:
3 de janeiro de 2013 às 16:51

Ah sim: e o Reino Unido está bem longe de estar em bancarrota. Na verdade é uma das melhores economias da Europa.

Vader
11 anos atrás

alexandre disse: 3 de janeiro de 2013 às 22:22 “quando um governo socialista começa a atacar o problema” Uau, cadê a reforma tributária pra desonerar o setor produtivo? Cadê a reforma fiscal para distribuir melhor os tributos arrecadados? Cadê a reforma trabalhista pra desonerar e “desburrocratizar” a folha de pagamento das empresas? Cadê a reforma sindical para acabar com os sindicatos pelegos que só existem para mamar a contribuição sindical? Cadê a reforma previdenciária para acabar com o verdadeiro assalto aos cofres do tesouro, especialmente pela previdência do funcionalismo público? Cadê a reforma “do Estado” para diminuir o custo e… Read more »

MARCIO MESSIAS
MARCIO MESSIAS
11 anos atrás

triste o Brasil servir de chacota, por politicas populistas

Vader
11 anos atrás

james disse:
3 de janeiro de 2013 às 23:27

O absurdo é neguinho vir tentar desviar o foco das trapalhadas da PeTralhada acusando um governo que saiu do poder HÁ UMA DÉCADA!

Chega desse discursinho de ficar culpando o governo anterior, o PT está no poder há 11 anos! Dava pra fazer, refazer, desmontar, mudar TUDO que o governo anterior fez, e o PT não fez NADA! Continua tudo igual!

erabreu
erabreu
11 anos atrás

Fantástico. O puro e fino humor britânico. No melhor estilo Monty Python.
E a petralhada chafurdando cada vez mais no mar de lama.
Justo eles: os éticos; os puros; os ilibados.
Pois amigo: tiveram 10 anos pra aproveitar o tissunami do crescimento mundial, mas preferiram fazer o populacho achar que tudo que acontecia de bom era decorrente do líder iluminado que eles haviam escolhidos.
Agora esta chegando a hora de pagar a conta.
E digo mais! Se persistir a irresponsabilidade viraremos a futura Argentina.

Paulo Itamonte
Paulo Itamonte
11 anos atrás

Pois é, erabreu, se depender só desse povão alienado já viramos outra Argentina. Aí eu quero ver do que vai adiantar se ter cinco taças copas do mundo com um monte de estádios de futebol novinhos e reformados (e caríssimos) , que são algumas das poucas coisas com que o brasileiro folgado se preocupa na vida.

Rafael Bastos
Rafael Bastos
11 anos atrás

Vader eu tenho ciência de que das economias europeias, atualmente a da Inglaterra é uma das melhores, com baixos indicies de desemprego e uma DIVIDA PÚBLICA ainda controlada, sem mencionar o elevado padrão de vida, mas quando citei os trilhoes me referia a divida total (pib, familias, empresas, entidades financeiras) que é de 507% do PIB, o segundo maior da zona do Euro perdendo apenas pra Irlanda com 663 %, e essa divida bai empacar o desenvolvimento economico por anos enfraquecendo a ja decadente industria e aumentando o desemprego nesse meio tempo. E quando me referi a ‘bancarrota’ foi uma… Read more »

erabreu
erabreu
Reply to  Rafael Bastos
11 anos atrás

Galante, Quando há 15 anos eu perguntava aos amigos economistas como podia uma pais como os EUA passarem a vida inteira gastando mais do que arrecadavam, sem gerar uma crise de credito, me diziam que os fundamentos da economia eram fortes; que a divida era administravel; etc e tal. Pelo visto, não era tanto assim. Pra piorar, eles ainda terceirizaram as suas industrias, em busca de menos custo de produção (outro erro fatal, na minha concepção). Os súditos da rainha, em outros tempos, extorquiriam as suas colônias, pra equilibrar a conta. Hoje em dia a coisa não é mais assim.… Read more »

Renato
Renato
11 anos atrás

Caro Rafael, isso tudo sobre a Inglaterra significa exatamente o que em relação ao Brasil? ZERO.

A propósito, quanto é a dívida TOTAL do Brasil, em relação ao PIB? Duvido que seja muito menor que 500%, isso se não for maior…

Space Jockey
Space Jockey
11 anos atrás

Esse é o pior governo desde o Collor…uma naçao de ignorantes assina embaixo

REQUENA
REQUENA
11 anos atrás

Alexandre

Em vez de mandar o “pessoal da direita” morar em Londres, o que não deixa de ser uma boa afinal de contas é uma das melhores cidades do mundo, porque você não vai morar em Cuba?

Já sei a experiência socialista/comunista é bom a distância né…

Odeio esse período de comentários abertos no blog.

Aparece essa petralhada iludida com o “Deus Molusco” e 100% enganados pela propaganda oficial, vindo encher o saco de gente que tem mais o que fazer.

Giordani
Giordani
11 anos atrás

O Mundo, por um instante, achou que o “gigante” havia acordado…mas logo perceberam que era verdade, que o gigante havia acordado, mas tinha pés de barro…

marcos
marcos
11 anos atrás

A Divida publica inglesa segundo o site UK National Debt é de 1,04 Trilhões de libras ou 3,40 Trilhões de Reais na cotação de hoje.

http://www.ukpublicspending.co.uk/uk_national_debt_chart.html

Já a divida brasileira é de 1,90 Trilhões de Reais segundo o globo.com (G1)

http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/10/divida-publica-sobe-2-em-setembro-e-atinge-r-19-trilhao-diz-tesouro.html

espero ter ajudado na discussão

alexandre
alexandre
11 anos atrás

Parece que toquei nos brios da direita ávida para voltar a mamar, é tanta baboseira que não sei por onde começar: 1) Sr Requena, apesar de ter condições de morar em qualquer pais do mundo sem depender das tetas governamentais, digo-lhe que adoro meu pais e não saio daqui por nada e faço parte dos 90% que estão satisfeitos com esse governo que ai está. Ao contrário dos papagaios de pirata da rainha elizabeth que se dizem brasileiros. 2) Sr Vader, quem tem que responder essas perguntas é vc, quem criou esses impostos, quem não investiu em modernização (taí nossas… Read more »

alexandre
alexandre
11 anos atrás

Só para informar:
Relação divida publica PIB do Brasil 36,5%, desemprego 6%.
Relação divida publica PIB inglaterra 80%, desemprego 8%.
A inglaterra começou a ser habitada antes de cristo, surgiu como país em 954 DC após unificação, somente a rainha elizabeth tem quase a metade do tempo que o Brasil tem de independencia de Portugal, sinceramente, dizer que o Brasil está atrás do KU chega a ser uma piada, não dá para comparar, deixem pelo menos chegarmos aos 200 anos de independencia,kkkkkkk

Vader
11 anos atrás

alexandre disse: 7 de janeiro de 2013 às 20:33 “Ui, ai, ui, ai, a direita de 400 anos, ui, ai, ai, nhém nhém nhé, blá, blá, blá, a culpa é da “zelite”…” Cidadão, se liga você: VOCÊS ESTÃO NO PODER! FAÇAM ALGO!!! Revertam tudo que o governo anterior fez, oras bolas!!! Tiveram ONZE ANOS para isso!!! Mas vocês não fazem nada: no máximo copiam e ampliam as picaretagens do que vocês chamam a “direita que está no poder desde a independência”, pfffff… E pior, você mesmo trai a incompetência do PT, quando diz que “quando Lula assumiu ele levou cerca… Read more »

alexandre
alexandre
Reply to  Vader
11 anos atrás

_______

EDITADO. DESRESPEITOU PRATICAMENTE TODAS AS REGRAS DA BOA CONVIVÊNCIA DO BLOG

alexandre
alexandre
11 anos atrás

O comentário do Vader não me desrespeitou? Levei de mentiroso, ridículo entre outras, sinceramente, pensei que esse site fosse sério.

Vader
11 anos atrás

Xiiii, perdeu a linha mesmo? 🙂

Que pena, não consegui ver… tava divertido, hehehe…

Mas acho que não perdi muita coisa, de qualquer maneira… 😉

alexandre
alexandre
Reply to  Vader
11 anos atrás

Vader, uma pena que meu comentário foi editado, mas lhe asseguro que respondi nos seus termos, não perdi a linha, infelizmente existe aqui 2 pesos e duas medidas, tentarei lhe responder em outro site, e realmente estava bom o debate, em que pese que não minto sobre meus argumentos e acho que vc está a serviço do PSDB . Essa coisa de diferença de sutileza é complexo, mais uma vez vc ataca e não é editado, isso estou percebendo, nos encontraremos no CAVOK, lá a turma é imparcial.

Vader
11 anos atrás

alexandre disse:
8 de janeiro de 2013 às 19:18

Ah, voltou, muito que bem.

Não lhe chamei de mentiroso, pelo contrário, lhe falei para mentir à vontade. Tampouco lhe chamei de ridículo, apenas lhe alertei que quando a mentira é demais, corre-se o risco de se tornar ridículo.

Mas talvez a diferença seja sutil demais para você percebê-la né? 😉

Vader
11 anos atrás

alexandre disse: 8 de janeiro de 2013 às 20:01 Ah claro, imagino o quanto seu comentário foi “centrado e ponderado” para você conseguir tê-lo editado na íntegra, coisa que não se via por aqui há um bom tempo… 😉 No mais, hehehehe, você faz a defesa mais “candente” do governo PeTralha que li nesse blog nos últimos anos e eu é que estou a serviço dos PSDBosos, camarada??? Ora, se engane o quanto quiser parceiro, mas não queira que nos deixemos enganar por argumentosinhos de grêmio estudantil secundarista… Como diz o ditado, “o gato se conhece pelo rabo”… Quanto ao… Read more »

alexandre
alexandre
Reply to  Vader
11 anos atrás

PATETICO, , vamos pro CAVOK, lá posso lhe responder, ou vc precisa se esconder na ideologia de direita deste site .

alexandre
alexandre
11 anos atrás

Como pode ver não fui excluido, eu é que me recuso a debater onde não posso expor minhas idéias, esse é meu último comentário aqui, se quiser continuar já sabe onde me encontrar. E caso lhe falte coragem de debater num ambiente isento , quero desde já lhe desejar boa sorte nas eleições de 2014, pois vai perder o GF de novo. PS. será que vão editar esse comentário tb?

Vader
11 anos atrás

alexandre disse: 8 de janeiro de 2013 às 22:14 Não, não vou. Não é que lá você possa me responder, lá você pode é me XINGAR, porque os editores de lá são moles com comentaristas deselegantes como você, e deixam trolls de bunkers eletrônicos e “pseudo-jornalistas especializados” labutarem à vontade, o que aqui não acontece por força das regras do blog. Aliás, não pense que eu já não li por lá seus comentários desairosos em relação a mim, muito embora não me ocorra haver lhe dirigido a palavra nenhuma vez na vida. Lamentável ofender uma pessoa que nem se conhece;… Read more »

ccc
ccc
11 anos atrás

“alexandre disse:eu é que me recuso a debater onde não posso expor minhas idéias, esse é meu último comentário aqui”

Apparatchik,

Se é por falta de adeus: TCHAU!

rodrigo
rodrigo
11 anos atrás

sou um leitor fiel aqui do site e quero aproveitar que ler a petralhada comentando é um tanto quanto chato e previsivel.

eles sao iguais em todos os sites por ai….

obrigado Vader, por iluminar esse espaço.

paulo
paulo
11 anos atrás

para mim 90% por cento dos politicos não valem nada, PT,PSDB,PMDB,PCC,COMANDO VERMELHO TUDO FARINHA DO MESMO SACO. TUDO RAÇA TUPINIQUIM,QUE ADORAM LEVAR VANTAGEM EM TUDO

Space Jockey
Space Jockey
11 anos atrás

Meu partido é o BRASIL