quarta-feira, outubro 20, 2021

Saab RBS 70NG

Operação Serval: França anuncia retomada de Timbuktu

Destaques

Guilherme Poggiohttp://www.forte.jor.br
Editor da Revista Forças de Defesa

OP HOMBORI TAMA

vinheta-clipping-forte1A cidade de Timbuktu, no Mali, controlada por radicais islâmicos desde junho do ano passado, foi retomada nesta segunda-feira por tropas do país africano e da França, afirmou à Agência Efe uma fonte de segurança em Bamaco.

A fonte acrescentou que os soldados aliados entraram na cidade durante a manhã e estão realizando operações de rastreamento.

A reconquista de Timbuktu ocorre pouco depois do anúncio da queda do aeroporto da cidade e apenas dois dias depois da entrada das tropas aliadas em Gao, principal núcleo urbano do norte do país.

“Timbuktu foi libertada”, disse a citada fonte.

Mali-physical-map

Os 250 paraquedistas enviados a Timbuktu tomaram imediatamente o controle dos principais pontos estratégicos da cidade sem encontrar oposição alguma dos islamitas que a tinham mantido em seu poder.

Aparentemente, segundo esta versão, eles deixaram ontem à noite o local após atear fogo a algumas casas e agredir seus moradores.

A tomada de Timbuktu ocorre apenas 24 horas depois da recuperação total pela coalizão franco-malinesa da cidade de Gao, o maior do norte do Mali.

O contingente militar da Comunidade Econômica de Estados do África Ocidental (Cedeao) deve tomar aqui o comando das tropas francesas.

Para hoje está prevista uma reunião entre representantes do Ministério da Defesa do Mali e de departamentos de segurança interior para elaborar o plano de envio de 400 policiais a Gao e Timbuktu.

FONTE: Portal Terra

Previous article24 horas – Haiti
Next articleDemocracia debilitada
- Advertisement -
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias

Colin Powell, líder militar e primeiro secretário de Estado negro dos EUA, morre após complicações da Covid-19

(CNN) – Colin Powell, o primeiro secretário de estado negro dos EUA cuja liderança em várias administrações republicanas ajudou...
- Advertisement -
- Advertisement -