Ahmadinejad diz em visita ao Egito que Irã já é Estado nuclear

8

Presidente iraniano afirma que propósito do projeto é defensivo, que não pretende atacar Israel e pede cooperação

 

Membros da Guarda Revolucionária iraniana celebram lançamento de míssil em exercícios militares no Irã

vinheta-clipping-forte1O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, disse ontem em entrevista à edição impressa do diário egípcio Al-Ahram que seu país já é um Estado nuclear, mas não tem intenções de atacar Israel. O líder persa está no Cairo, onde ontem cumpriu seu segundo dia de agenda oficial. Na esfera diplomática, no entanto, as negociações sobre o programa nuclear iraniano devem ser retomadas no fim do mês.

Na entrevista, Ahmadinejad diz que o mundo precisa lidar com o fato de que o Irã é uma potência nuclear. “Eles querem que o Irã retorne ao que era no passado, mas não terão sucesso. Eles acham que cederemos à pressão, mas essa interpretação é equivocada”, declarou. “Já somos um Estado nuclear e industrial.”

Ao afirmar que não pretende atacar Israel, o presidente iraniano ressaltou que os propósitos do programa são “defensivos”. Segundo Ahmadinejad, a melhor maneira de lidar com um Irã nuclear é a cooperação. Ainda de acordo com o líder persa, caso Israel opte por um ataque aéreo com caças para destruir o projeto atômico iraniano, o país tem um sistema de defesa capaz de responder à altura. “Eles querem atacar o Irã, mas nós não estamos preparando nenhum ataque contra eles, porque o propósito do nosso programa é a defesa”, disse o presidente.

Negociações. Na terça-feira, diplomatas ocidentais disseram ao jornal New York Times que as negociações sobre o programa nuclear iraniano serão retomadas até o fim deste mês. O grupo 5 + 1 (países com assento permanente no Conselho de Segurança e a Alemanha) e representantes do Irã se reunirão em Alma Ata, no Casaquistão .

O chanceler britânico, William Hague, disse que a necessidade de haver progresso nas negociações é “urgente”. “O Irã continua a enriquecer urânio, o que infringe as resoluções do Conselho de Segurança da ONU, numa escala que não pode ser destinada para fins civis”, criticou Hague.

O acordo sobre a reunião no Casaquistão ocorre meses após a discussão sobre o local e a data da negociação. No ano passado, os EUA propuseram sediar um encontro na Turquia. Em resposta, o governo do Irã sugeriu uma reunião no Cairo. / NYT

FONTE: estadao.com.br

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Giordani
Giordani
11 anos atrás

O maluco beleza defende a destruição do Estado de Israel e diz que não pretende atacá-lo????

Bibi…tio Bibi…tá esperando o quê???? O Ano começar no brazil????

Diegolatm
Diegolatm
11 anos atrás

Não tenho dúvidas de que Israel vá atacar o Irã, o problema é: Quando!

Depois desse pronunciamento espero que o Brasil atraves de seus ”Diplimatas de Brasilia” não se metam a defender continuamente esse anão louco.

Requena
Requena
11 anos atrás

Blefou bonito. Se fosse no poker ia #sifuuuu

andersonrodrigues1979
andersonrodrigues1979
11 anos atrás

O cara não vai atacar Israel com armas nucleares não, calma ai ne…..
Primeiro se ele fazer isso o país dele sera destruído.

Blind Man's Bluff
Blind Man's Bluff
11 anos atrás

Todo mundo fala do Ahmadinejad aqui, Ahmadinejad ali, mas quem manda no Iran é o alto clerigo. Estes ja estão a mundo tempo no mercado negro a procura de componentes e até mesmo artefatos prontos. Não duvido que o tenham, porém sei que ainda não o explodiram, senão todos nós saberiamos via Ha’Aretz ou qualquer midia israelense.

A grande duvida na verdade é 1) o que esse clerigo radical fará desses artefatos, 2) como o psicopata radical do Bibi reagirá.

eduardo.pereira1
eduardo.pereira1
11 anos atrás

Fato é que ao mexer com Israel, o titio Sam (junto a Israel)destroi,aniquila,engole o Iran.
Obs. no fim dos tempos vai rolar uma destruiçao braba em Israel(biblicamente),sendo que após sera erguido um novo templo la onde um certo alguem vai querer assentar-se na cadeira principal.

andersonrodrigues1979
andersonrodrigues1979
11 anos atrás

Aquela explosão a alguns dias atrás não pode ter sido o teste de um artefato nuclear de pequenas dimensões ?

Blind Man's Bluff
Blind Man's Bluff
11 anos atrás

Esse é problema, quanto menor o artefato, mais enriquecido este tem que ser e consequentemente, maior nivel tecnologico. Se hoje o Iran tem um artefato, duvido que este seja pequeno o suficiente para caber dentro da cabeça de um SCUD. Nem a Coreia do Norte, que ja realizou diversos testes nucleares, (acredita-se) que possui ogivas pequenas o suficiente para seus lançadores. Na pior das hipoteses (para o mundo), o Iran ja consegue realizar uma “fissão suja”, o que poderia explicar aquela explosão. Porém os especialistas acreditam que, se o Iran possui hoje uma ogiva nuclear, esta veio em partes desde… Read more »