Educação FinanceiraSinopse: 

Capítulo I – Finanças Pessoais, apresentamos conceitos básicos e diversos exemplos práticos enfatizando a importância da educação financeira. Ensinamos a elaborar um orçamento e um fluxo de caixa (receitas e despesas), utilizando o excel. Mostramos como é possível economizar “revendo as despesas”, mantida a qualidade de vida. Falamos das “armadilhas do consumo”, ensinamos a lidar com o crédito em suas diversas modalidades e com os juros nas compras parceladas. Mostramos a importância do investimento na capacitação profissional. No Capítulo II – Introdução ao Sistema Financeiro, apresentamos uma visão da circulação da moeda na economia, retratamos a importância dos bancos e demais agentes financeiros, mostramos como as crises financeiras internacionais vêm afetando a nossa economia. Esses conceitos facilitarão aos leitores, não economistas, o entendimento das matérias econômicas veiculadas diariamente nos jornais, na internet e em programas de televisão.
Capítulo III – Alternativas de Investimento, apresentamos os principais investimentos em renda fixa e renda variável oferecidos pelo mercado, as perspectivas de rendimento e os riscos envolvidos em cada um deles.

Compre aqui:

Sobre o autor:  Morei nos EUA de 1988 a 1990. Minha filha iniciou a cursar o “high school” em Washington DC e, no primeiro mês de aula, fui surpreendido. Compunha a grade curricular uma disciplina “Financial Education”, até então estranha aos meus ouvidos. Passei a acompanhar, passei a gostar.
De volta ao Brasil, outras atividades, outras prioridades. Em 2010, após a realização de diversos cursos sobre o assunto, elaborei o Projeto Educação Financeira e passei a realizar palestras e cursos.
Em 2013 o livro digital, sonho finalmente realizado. Sou Oficial da Reserva Remunerada da Marinha do Brasil (MB). Por mais de trinta anos, no Brasil e no exterior, exerci na Marinha diversos cargos de gerência e direção, nas áreas de logística e finanças. Com formação e pós em Administração de Empresas fui, durante oito anos, Diretor Administrativo-Financeiro de empresa estatal (NUCLEBRAS SA), além de ter dirigido, por períodos menores, duas empresas privadas (MULTIIMAGEM LTDA e LBT SINALIZAÇÕES LTDA). Atualmente, , sou Gerente de Projetos Especiais da Secretaria Geral da Marinha (SGM); Palestrante em Cursos de Educação Financeira em empresas, entidades de ensino e na MB (Escola Naval, Colégio Naval, demais Cursos de Formação de Oficiais e Praças) e Diretor Financeiro da SOMA-Associação de Profissionais e Consultores de Direito Ambiental. LUIZ PAULO GUIMARÃES, email: lamgcris@gmail.com ouguimaraes@sgm.mar.mil.br

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos
Marcos
11 anos atrás

Rei Sol (agora conhecido também como Wolly – onde está Wollly?) discorda: o negócio é gastar e depois a gente vê o que faz.