Fonteles quer revisão da ditadura em livro didático

6

Integrante da Comissão da Verdade defende ação não só em publicações de escolas militares, mas também nas civis

 

AgenciaBrasil160512ANT_0153 claudio fonteles

Tânia Monteiro

vinheta-clipping-forte1O ex-procurador Geral da República Cláudio Fonteles, um dos integrantes da Comissão Nacional da Verdade, quer que seja feita revisão da história do Brasil durante o governo militar, iniciado em 1964, nos livros didáticos usados em todas as escolas militares, assim como nas publicações usadas em escolas civis.

“Se você tem a lei que diz que o que aconteceu neste País foi um Estado que violou gravemente os direitos da pessoa humana, como é que isso se concilia com você ensinar aos jovens, aos escolares e mesmo àqueles jovens que devem fazer a carreira militar, que o papel deles é de interferir no processo político violentamente, torturar e matar? Não pode. É uma afronta ao quadro normativo”, disse Fonteles, no programa É Notícia, da Rede TV, gravado na sexta-feira e previsto para ir ao ar às 23 horas de ontem.

Por isso, prosseguiu o ex-chefe do Ministério Público Federal, “há que haver uma reformulação e dizer que o que aconteceu foi um golpe, foi uma ruptura do processo democrático”. “Temos uma Constituição para ser vivida e cumprida”, disse Fonteles, que já coordenou a comissão.

As declarações de Fonteles incomodaram militares. O presidente do Clube Naval, almirante Veiga Cabral, disse que, assim, a comissão levará “distorções em relação à história do Brasil aos colégios”. Cabral queixou-se de que o grupo está “trabalhando de forma parcial” porque “não está ouvindo os militares”. “Quando se quer reconstituir, de fato, a verdade, é preciso ouvir os dois lados”, afirmou. Para o almirante, “os trabalhos só focam nos fatos relativos a 64”, embora a lei preveja análise do período entre 1946 e 1988.

Rubens Paiva. No programa, Fonteles reiterou o que disse ao Estado e afirmou que todos os militares “convocados” a comparecer à comissão são obrigados a dar depoimento. Falando no caso da morte de Rubens Paiva, ele foi mais incisivo: “Se ela (a pessoa) não quiser depor, ela responde ao crime de desobediência. E se ela não quiser ir depor, ela pode ser conduzida coercitivamente. Não com violência, mas alguém a pegar pelo braço e a levar lá”.

Para o almirante, “esta é uma forma brutal de agir porque estamos em um estado democrático de direito e, neste caso, estão tratando de um assunto já julgado pelo Supremo Tribunal Federal”. “Você não pode arrastar o cara pelo braço para obrigá-lo a depor sobre um tema vencido. Não é assim que se reconstitui a história.”

FONTE: estadao.com

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
aldoghisolfi
aldoghisolfi
11 anos atrás

Inversão na ordem dos acontecimentos! O 31 de março foi CONTRA-GOLPE que fez cessar o golpe em andamento perpetrado pelo Jango e o Brizola. OU NÃO FOI ASSIM? Até quando vamos ser ofendidos com a verdade deles? Onde estão os nossos? Os milicos murcharam os ‘documentos’ -evitar a edição-? Viraram comunistas? Porque não vem ao público o depoimento do Cel. Jarbas Passarinho, que é o melhor, mais lúcido e honesto relato do período? A mentira assacada repetitivamente acaba virando verdade e, diaga-se de passagem, uma podre e asquerosa verdade contada por quem não viveu os fatos e nem a época.… Read more »

Giordani
Giordani
11 anos atrás

Não há interesse nenhum em reescrever a história. Pensem. É um negócio de centenas de milhões de reais! Imaginem reescrever todos os livros didáticps para as escolas públicas! Essa gente não está nem aí para comunismo ou outra porqueira qualquer! O negócio é botar a gráfica dos cumpañero na jogada e pegar o seu quinhão!!!

MAD DOG
MAD DOG
11 anos atrás

Parabéns aldoghisolfi. A “Comessão da inverdade”… Para os colegas que quiserem saber mais sobre a ditadura de 64, vai a dica: http://www.brasilacimadetudo.com/ A “comessão da inverdade”, poderia incluir este documentário: BRASIL, GUERRILHA E TERROR – A verdade escondida – youtube: http://youtu.be/-ow8bwE3fhw Me desculpem mas não consegui criar o link. Assistam, vale muito a pena e resume tudo! Poderiam também falar sobre “A MARCHA DA FAMÍLIA COM DEUS CONTRA O COMUNISMO”, que reuniu milhões na rua em defesa e aprovação do Governo Militar, contrapondo a meia duzia de caras pintadas, que até hoje nos é colocada de forma mentirosa como sendo… Read more »

Giordani
Giordani
11 anos atrás

E para complementar, a dona marina silva, resolve criar mais um partido político…pra quê? Pra ter din-din! Fundo partidario e todas as mamatas!!! Não existe essa de Esquerda ou Direita, é tudo um jogo por GRANA! Vejam o que esses terroristas fizeram! Ao tomarem o Poder, se locupletaram e locupletam no Erário Público!

Comi$$ão da INverdade!

aldoghisolfi
aldoghisolfi
11 anos atrás

Vivemos na maior desfaçates política e com a maior corrupção destes últimos 50 anos! E o pior de tudo é que enquanto existir o mendigo-bolsista nada vai mudar.

Vader
11 anos atrás

Lixo. Pfui, pfui, pfui.