‘Aliança do Pacífico’: Mercosul bolivariano ficando pra trás

6

vinheta-clipping-forte1Os Chefes dos Poderes Legislativos de Chile, México e Colômbia reuniram-se em Lima para encontro com o Presidente do Congresso peruano, com a finalidade de promover o engajamento dos Parlamentos dos quatro países no processo de institucionalização da “Aliança do Pacífico”. Segundo agência oficial de notícias peruana, os congressistas teriam acordado favorecer a aprovação, pelas respectivas Casas, do Acordo-Marco que cria a associação, bem como envidar esforços para reduzir a zero as tarifas para a circulação de produtos entre os quatro países e eliminar as barreiras que dificultam o comércio intrabloco.

FONTE: Ex-Blog do Cesar Maia

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos
Marcos
11 anos atrás

De um lado: Chile, México, Perú e Colômbia;

De outro: Brasil, Argentina, Bolívia, Venezuela e apaniguados;

Ó, dúvida cruel! Quem será que se sairá melhor?

Vader
11 anos atrás

Kkkkkk, é o fim do Mercosul como bloco hegemônico na AS.

Parabéns PT. Com a injusta e ilegal expulsão do Paraguai do Mercosul e a atabalhoada e igualmente ilegal entrada da Venefavela no bloco, à revelia do SÓCIO-FUNDADOR Paraguai, vocês conseguiram espantar todos os outros países do continente e ARREBENTAR com a idéia de união continental, com o Brasil dando as cartas.

Que bom que chilenos, peruanos, colombianos e mexicanos se unam comercialmente. Só falta agora convidar o Paraguai para meter um enclave bem no centro do Mercosul.

De novo: parabéns PeTralhas!

aldoghisolfi
aldoghisolfi
11 anos atrás

Nem analiso as questões estratégicas, geo-políticas, econômicas… porque o abandono dos bolivarianos é mera questão de bom gosto. Just good taste!

Luis
Luis
11 anos atrás
aldoghisolfi
aldoghisolfi
11 anos atrás

Dias atrás comentei aqui, referindo ao colorido escuro do rosto, ao brilho das bochechas e nariz e ao sorriso, típico de caadáver. Lembrei-me de Rodrigo Diaz de Vivar, El Cid… sem querer avacalhar com o Campeador.

colombelli
colombelli
11 anos atrás

Resultado da política bolivariana de Chaves, Kirchner, lula e Dilma (leia-se MAG): Mercosul é um fracasso econômico e politico. Um bloco de mentirinha que vai ser engolido. Uma aliança que nem seus membros levam, a sério o que dirá países sérios.Tivessem feito um acordo de livre comercio decente com a América do Norte, não estariamos ao lado destes falidos que nos arrastam pro buraco negro ideológico.